Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Os paradoxos do amor 1


Os paradoxos do amor.

O que nos é diverso só o é porque somos socialmente educados para excluir e diferenciar. Acreditamos que isso seja uma postura mais segura para construir nossa realidade. Entretanto, o esforço de exclusão, diferenciação e definição de limites muito bem demarcados entre seres humanos acaba por criar os preconceitos e gera discrepâncias sociais muito graves. Além disso, essa definição de limites em na historia do homem gerou um outro fator gravíssimo e horroroso que causou muitas mortes, guerras e sofrimento. Isso se deu através perseguição incitada pelo orgulho, egoísmo e preconceito, tanto racial, quanto religioso.

Para melhor entender a profundidade da astrologia na compreensão dos relacionamentos humanos deve-se investir nas inter-relações entre os símbolos que compõem um mapa astrológico. No entanto todos nós temos uma visão bastante parcial do Amor e, por ser parcial, talvez esteja equivocada. Grande parte dos astrólogos ocidentais costuma, em função de nossa cultura, identificar o Amor com os signos de Libra, e de Peixes, respectivamente, uma das regências e a exaltação de Vênus, a deusa greco-romana do amor.

O Signo de Peixes, inclusive, guarda analogia com o Amor incondicional, o amor cristico, indiferenciado da auto-doação, entrega total e sofrimento com paciência. Pode-se também incluir nessa interpretação simbólica dos signos, com muita propriedade, o signo anterior do Aguadeiro (Aquário) como símbolo do amor impessoal à humanidade e também como símbolo da busca de integração de grupos com renovação constante dos sentimentos o que não percebemos em Peixes.

As pessoas mais observadoras perceberão que Leão é o signo do amor pessoal agindo na interpolação desse eixo com Aquário. Leão também é símbolo do desejo de ser amado, de exprimir-se em busca de uma unidade ao ver-se refletido no mundo ao redor, pois, Leão e o Sol, seu regente, estão intimamente associados ao chacra cardíaco, centro espiritual de doação de amor.

O tão propalado "amor materno", para pessoas versadas na Astrologia, logicamente deve ser atribuído ao signo de Câncer e a Lua. Mas numa visão mais abrangente podemos encontrar essa manifestação no signo de Touro, não só porque a Lua se exalta lá, mas por que esse signo é regido pelo Planeta do amor (Vênus). Sendo aqui também uma manifestação num prisma lunar a “a manifestação do Amor Materno”.

Possivelmente sem esse sentimento a raça humana não teria se perpetuado até os dias de hoje. Imagine se as mulheres não pudessem mais sentir esse amor! Às depressão pós-parto seriam brutais e incontroláveis. Certamente todas as mães estrangulariam suas crias imediatamente. Além do mais uma grande porcentagem de pessoas que buscam o sexo tem como principal objetivo a procriação aliada ao prazer. Aqui também a manifestação do amor.

No entanto é muito fácil identificar tudo o que é contrário aos signos supracitados como o inverso do Amor. Mas, se dermos um mínimo de atenção ao potencial de inclusividade que o próprio mapa astrológico exprime, perceberemos que o zodíaco é um círculo e um círculo não tem começo nem fim. Isso quer dizer que todos aqueles processos aparentemente dissociados fazem parte de um único processo todo-inclusivo. Que se agindo em harmonia gera manifestações criativas e influencias criadoras, mas em desarmonia, as quais podem ser manifestadas através da ação dos astros dentro desse circulo, vai gerar destrutividade e degeneração.

A aplicação e conhecimento da Astrologia pode servir de ferramenta para mostrar, por meio de seu próprio diagrama, o quanto somos hipócritas ao tentarmos nos diferenciar dos outros julgando-nos melhores. Esquecemos que em algum momento agiremos sob o mesmo elemento motivador das pessoas que criticamos e segregamos. Isso é claramente provado nas técnicas de progressões, trânsitos e revoluções solares. Elas mostram que, de certa forma, vivenciamos todos aqueles símbolos. Apesar disso não percebemos de todo o quanto estamos condenando a nós mesmos quando apontamos o dedo e pensamos: "Você é assim, mas eu não".

Na verdade todos nós temos as forças astrológicas em sua totalidade dentro de nosso ser. O que nós diferencia dos demais é a posição que cada símbolo tem em nós e de que forma ele nos influencia. Para uma pessoa peixes pode estar regendo sua mente, mas para outro Ele pode reger seu coração. Tudo depende da posição da Roda do Zodíaco quando nós nascemos.

Em seus primórdios, a Antropologia Física usou características fenotípicas de cada tipo humano para justificar preconceitos e a subjugação do homem pelo homem. Hoje, nós usamos hipocritamente a Astrologia como instrumento para justificar nossos preconceitos, legitimar nossa atitude segregacionista e nosso sentimento ilusório de superioridade ou ainda para tentar justificar nossos erros e fraquezas colocando no cosmos a culpa que é nossa. Temos que tomarmos consciência de que tal propensão existe. Se não percebemos isso tornaremos a prática da Astrologia inviável para a construção de uma qualidade de vida maior para todos evoluirmos em conhecimento.

Os outros signos fazem parte da circunferência zodiacal, não há como negar. Se observarmos sob a ótica do Amor, todos eles refletem os propósitos desta força coesiva, cada um a seu modo particular. Com toda certeza, em meio a astrólogos bem treinados, tal afirmação parece controversa, até porque temos os planetas Mercúrio, Marte, Plutão e Saturno, além dos signos por eles regidos (Áries, Gêmeos, Virgem, Escorpião, Capricórnio) que podem operar em diversos níveis de consciências e energias. Tais símbolos representam, para a visão dualista, justamente o oposto do que pode ser visto como a venusiana expressão amorosa ou o altruísmo de Aquário e Peixes. Isso se dá porque nos é mais confortável não retirarmos os entraves que impedem uma visão unificadora como deveria ser sempre. Nenhum extremo leva à totalidade.

Isso se torna claro até mesmo para iniciantes. Pois um único lado não consegue jamais gerar equilíbrio. Se é assim, então os signos venusianos e altruístas não são a última palavra e nem a expressão perfeita do Amor, pois representam extremos de manifestação. O símbolo de Vênus, como parcela que é, pode, sim, ser definido. Consciência inclusiva, amor e preconceito. Alem de isso, a força do amor também se manifesta nos opostos. Não é a toa que libra como Descente representa sempre a oposição ao primeiro signo que surge no horizonte ou que da inicio ao Ano Astrológico a cada ano. Também tenho por certo que o amor pode sim se manifestar sob o foco de Virgem e Áries, com novos conceitos, robustez e perfeccionismo.

Representado a energia de coesão na matéria, Vênus, que agrega átomos e moléculas formando as substâncias. Vênus também passa a agregar outros seres humanos num nível mais humano e pessoal. Ou agregar os opostos complementares num nível das artes. Mas mesmo assim o fazendo dentro de um elemento de atração e repulsão. Vemos um bom exemplo disso nas pessoas que têm características venusianas predominantemente em seus mapas. Também que costumam preocupar-se com roupas que combinam ou não; com cores que combinam ou não num design etc. Apesar de estarem agregando opostos, estes opostos está dentro de um conjunto que não admite quaisquer outros elementos, a não ser algo que se harmonize muito bem.

Este conjunto segrega. Atrai-se, mas também repele então Vênus não é a expressão máxima do Amor, isto é, do Absoluto. Então percebemos que o amor se manifesta de varias formas, talvez até ilimitadamente e em vários níveis. O excesso de atributos venusianos leva à total estagnação, ao amortecimento da dinâmica tão necessária à vida e não significa que a pessoa ira transbordar em amor. Ao contrario poderá sentir um enorme desequilíbrio e sentir o amor em sua forma negativa. Ora, o sangue depende de energia para ser impulsionado pelas artérias. As hemáceas e a própria energia impulsora são análogas a Marte. Se Marte não é um dos agentes da energia Amor, então deveríamos pensar que o fluxo sanguíneo é prejudicial. No entanto é indispensável à vida. Assim uma Vênus agindo através de Marte é mais positiva do que agindo sozinho.

Por trás de muitas atitudes relacionadas a signos e planetas de símbolos opostos a Vênus ou a princípios amorosos está uma verdadeira doação de Amor, mesmo quando ela vem do Inconsciente. Algumas ações egóticas e desprovidas de consciência podem esconder um processo maior que a própria humanidade daquele indivíduo que nos incomoda. Ele pode estar, sem o saber, agindo em conformidade com uma necessidade que nosso ser possui de auto-correção. Uma necessidade cósmica, provavelmente.

O importante é entendermos que Vênus opera de forma diferente em cada signo que passa ou quando age com cada um dos astros que regem os signos do Zodíaco. No entanto em qualquer nível em que ele venha a agir vai sempre apresentar ao homem alguns dos mais fascinantes mistérios do nosso sistema solar que, durante milhares de anos, deram o que pensar a astrólogos, astrônomos e filósofos.

Cada planeta, ao completar sua jornada pelos céus, segue uma trajetória, percorre uma órbita e estabelece um campo de energia. Esse campo resulta de dois tipos de movimento. Cada planeta segue uma trajetória em torno do Sol em sentido anti-horário, ao mesmo tempo em que gira em torno do próprio eixo. No caso de oito dos nove planetas, essa rotação axial também se dá no sentido anti-horário. Dessa forma, parece que o feitio do universo é o movimento anti-horário. Entretanto, há um planeta que desafia essa regra: Vênus, cuja rotação se dá sempre no sentido horário.

O possível efeito dessa rotação peculiar sobre nós, na Terra, mostra que em sua consciência o homem segue o exemplo dos padrões maiores de energia do universo em que vivemos. Quando um planeta gira num sentido que se volta para o Sol, tende a criar ondas de energia envolventes. Assim, quando o homem recebe a consciência desse planeta, sente a energia movendo-se em direção ao Sol.

Essa rotação anti-horária dos planetas estabelece uma “força centrípeta”, cujo efeito é fazer com que o foco da energia se volte para dentro, em direção a um centro. O que acontece no nível humano na verdade, é que o individuo sente a involução de energia vinda desses planetas como um movimento espiralado voltado para um centro interior. Como conseqüência, existe uma tendência para dentro, em direção ao Sol (simbolicamente, o Si - mesmo). Por isso os fatores opostos são primordiais para que o ser humano possa compreender e equilibrar essa força interior centrípeta.

A rotação horária de Vênus, contudo, representa o único caso, em nosso sistema solar, de energia voltada para fora. Dessa forma cria-se uma força “centrifuga” e não centrípeta. O efeito desse fato, conforme percebido pelo homem, é irradiar para o exterior, em direção aos outros, propondo-se conscientemente a dar em vez de esperar. Isto leva à evolução, no lugar de involução, e é um primeiro indicio de que o desenvolvimento espiritual da humanidade só é possível pela via da compreensão e da vivencia da vibração de amor de Vênus.

Com pólos magneticamente opostos, os planetas expressam diferentes qualidades em seus hemisférios superior e inferior. A consciência da própria vida adapta-se às diferenças que os separam, aos fluxos de energia oposta, e o homem aprende a posicionar-se com relação a temas atitudes, opiniões; aprende a ter uma perspectiva polarizada da vida.

Entretanto, Vênus, não tem pólos magnéticos norte e sul. Em vez de criar uma separação dicotômica de energias, o planeta exala uma noção de identidade e unidade que ajuda a misturar, abrandar e suavizar as energias opostas que sentimos aqui na Terra. A ausência de pólos magnéticos faz de Vênus a unificadora do sistema solar, enquanto sua peculiar rotação horária confere ao homem o propósito de sair de um centro para dar, irradiar e partilhar com os outros o amor e a cordialidade que sente. Assim, a vida tem uma harmonia simples, que Vênus nos ensina; é a simplicidade do amor o que o homem alcança ao aprender a valorizar a união consigo mesmo, com seus semelhantes e com o cosmos.

É a Constancia que da ao homem o atributo do amor o ajuda a crer na “eternidade”. Com essa crença, o homem aprende a confiar em si mesmo e nos outros, premissa básica de sua capacidade de amar.

No principio e no fim de todas as coisas está a verdadeira essência de seu significado. Assim, no principio de uma planta encontramos suas raízes, enquanto no fim estão as sementes da flor. Os pés do homem estão em contato com o chão, e o alto de sua cabeça esta em contato com o céu. Encontramos igualmente um significado especial no principio e no fim do zodíaco natural.

Ao vislumbrar esse conceito de principio e fim, notamos que existe uma complementação em cada formação da energia que cria o cenário da vida. Pois ao buscarmos a regência da raiz da planta percebemos que ela não é a mesma que rege as sementes. Assim temos varias linhas de influencias e regências que se completam. Então temos como regente do principio o planta Marte e do fim de seu eixo o planeta Vênus. E assim percebemos que nem sempre é Vênus que inicia um ato de amor, mas é quem solidifica dando-lhe forma e uma linha a seguir.

Então percebemos que as frases agressivas, também são um são um ato de Amor e não só as frases de afeto e carinho. Todos nós temos a necessidade de cura e de renovação de atitude. De nada adiantaria, também, alguém apenas apontar problemas sem encontrá-los em si. Ser cordial e afetuoso é muito bom, mas se ninguém corrige um problema, todo aquele afeto passa a ser hipocrisia e auto-ilusão. É preciso estar amorosamente preparado para receber de volta uma reação violenta ou debochada pela demonstração destes pontos de vista. Devemos lembrar que, o hemisfério inferior começa com Vênus em detrimento (Áries Primeira Casa), quando o homem luta por encontrar a si mesmo na sombra inconsciente de seu eu, e progride até Vênus em queda (Virgem-Sexta Casa) onde a necessidade de servir ao ser interrompe o fluxo externo da essência natural do amor.

Essa progressão da Primeira para Sexta Casa (quando Vênus caminha do detrimento para queda) manifesta-se frequentemente como involução ou direcionamento do amor para dentro do ser, o que vai contra a harmonia da rotação de Vênus no céu, em sentido horário ou voltado para fora. Contudo, essa regência no hemisfério inferior mostra-nos a necessidade de o homem sentir o amor em seu ser inferior inconsciente antes de poder experimentá-lo na vida consciente de seu ser cósmico superior. Notem que Vênus precisa da ação complementar de Mercúrio e Marte par poder se expressar por completo de forma evolutiva.

No entanto os signos são apenas representações arquetípicas e não pessoas. Arquétipos são absolutos em sua representação. Pessoas não são absolutas. Pessoas são sínteses e, como sínteses, são mesclas de todos aqueles significados que compõem suas realidades. Mas é muito comum que se torne a cair no engano de rotular todas as pessoas do mundo que tenham o signo solar de alguém que se conheça e detesta. Esquecem-se de que quando se fala em signos não se está falando deles como pessoas e sim de valores absolutos que só podem ser reconhecidos em termos gerais. Estes termos gerais são facilmente visíveis na forma de descrições caricaturais do comportamento.

Carlinhos Lima

Nenhum comentário:

Você vai gostar de ler

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha lista de blogs

Seguidores

Livro de Umbanda Astrológica

Livro de Umbanda Astrológica
Compre seu livro

Marcadores

astrologia (147) magia (138) comportamento (135) sexo (119) mulher (109) conceito (93) sexualidade (82) conceitos (77) espiritualidade (74) amor (67) orixás (59) carlinhos pesquisas (53) pesquisas umbanda astrologica (51) (48) pesquisas (48) signos (48) umbanda (47) religião (44) umbanda astrológica (41) prazer (39) carlinhos pesquisas do taro (37) tarô (36) Agressividade (35) de olho no movimento dos astros (35) esoterismo (34) umbanda astrologica (34) fotos (33) orgasmo (31) estudos (30) saúde (30) A astrologia (29) bem estar (29) pesquisa (29) magia sexual (28) astrologia sexual e relacionamentos (27) desejo (25) estudo (24) arcanos (23) a umbanda-astrologica (22) anjos (22) astros e a politica (22) Orixá (21) Feminina (20) mulheres (20) carma (19) Pombagira (18) influenciadas (18) Masculina (17) climazzen (17) espaço (17) gostosa (17) poder (17) marte (16) rituais (16) novos conceitos astrologicos (15) Horóscopo (14) astrologia sexual (14) CONQUISTA (13) Ranascimento (13) exu (13) homem (13) lua (13) Sexualidade Feminina (12) astral (12) astrofisica (12) astrologia e cabala (12) astronomia (12) biblia (12) magos (12) previsões (12) descoberta (11) destino (11) egito (11) espiritualidade fé (11) mediunidade (11) nasa (11) signo (11) Conceitos astrologicos (10) baralho (10) cabala (10) deusa (10) Agressividade e Sexo (9) Deus (9) Influencias (9) VIDA (9) atriz (9) candomblé (9) ciência (9) homens (9) pode (9) sexualidade Masculina (9) virgindade (9) vênus (9) arcanjos (8) livro (8) mostra (8) nua (8) o que fala sobre espiritismo e astrologia. (8) sensualidade (8) simbolismo (8) sol (8) ancestrais (7) anjo (7) magia negra (7) mago (7) misterios (7) oxum (7) pombagiras (7) reencarnação (7) riqueza (7) sexy (7) AMOR. comportamento (6) MORTE (6) arcano (6) astrofísica (6) captar energias (6) cartas (6) casamento (6) conhecimentos (6) conheça (6) cosmos (6) elementos (6) estrela (6) mapa astral (6) obsessão (6) paixão (6) proteção (6) sensual (6) tantrismo (6) Harry Potter (5) baralho cigano (5) busca (5) carma sexual (5) desejos (5) fim do mundo (5) hierarquia (5) maior (5) mistérios (5) moda (5) orixas (5) parteas do horoscopo (5) planeta (5) planetas (5) poder dos astros (5) psicologia (5) relações (5) segredos (5) ser (5) sinais (5) sorte (5) tarologia (5) Jesus (4) Jovem (4) Topless (4) Vesta (4) anjo da guarda (4) arte (4) artista (4) atração (4) beleza (4) buda (4) budismo (4) castidade (4) corpo (4) deuses (4) espiritismo (4) exus (4) faz (4) feitiço (4) feminino (4) galáxia (4) leitura (4) magia sagrada (4) medo (4) mito (4) natureza (4) oração (4) pecado (4) pedras (4) pelada (4) protetor (4) protetores (4) religiões (4) sentimento (4) taro (4) traição (4) vibrações (4) 2012 (3) ESCOLHAS (3) Loira (3) PROFECIA (3) Saúde Sexual (3) Touro (3) adultério (3) alfabeto (3) alfabeto magico (3) alma (3) ancestral (3) antigos mestres (3) astrologia signos (3) bahia (3) bruxaria (3) bumbum (3) ciganos (3) ciúme (3) demônio (3) dieta (3) doença (3) dor (3) drogas (3) especialistas (3) filme (3) gozo (3) guia (3) guias (3) harmonia (3) horoscopo (3) iemanjá (3) kama sutra (3) lilith (3) lingerie (3) maçonaria (3) mensageiros (3) misticismo (3) ogum (3) oráculos (3) poder do amor (3) previsão (3) quimbanda (3) regente do ano (3) sagrado (3) salmo (3) segredo (3) sexo tântrico (3) simbolos (3) solsticios (3) ultima ceia (3) universo (3) virgem (3) 12 casas (2) 2010 (2) Arca da Aliança (2) As caracteristicas de seu signo (2) Busca de Harmonia (2) Búzios (2) ESPIRITUAL (2) Fenômenos (2) Transitos. (2) Vanessa Hudgens (2) alegria (2) alfabeto sagrado (2) alimentos (2) alma gemea (2) arcano 6 (2) arqueômetro (2) ascendente (2) astrologia e riqueza (2) biquíni (2) carnaval (2) casais (2) ciume (2) combinando (2) conhecimento (2) criança (2) cristal (2) códigos sagrados (2) dom (2) dons (2) enamorados (2) ensaio (2) ensinamentos (2) era de aquário (2) erotismo (2) escorpião (2) estrelas (2) fim dos tempos (2) futuro (2) golias (2) incensos (2) libra (2) manter (2) mantras (2) mecanismos (2) mitologia (2) municipio (2) nodulos lunares (2) nova era (2) numerologia (2) o jogo de búzios (2) olho (2) origem do taro (2) origem do universo (2) oráculo (2) oxalá (2) panicat (2) pedofilia (2) pequisas (2) perfumes (2) pesuisas (2) planetas retrogrados (2) poder feminino (2) preconceito (2) quiromancia (2) raiz (2) relação (2) religiao (2) ritos (2) santa sara (2) seios (2) sinastria (2) sofrimento (2) tatuagem (2) valor (2) vodu (2) wica (2) Alimentação (1) Análises (1) Astrologia Cármica (1) CARNAVAL DE VIRGENS (1) Ego (1) Islã (1) Magnetismo Pessoal (1) Malibu (1) PARA AFASTAR (1) Problemas na cama (1) Rio de Janeiro (1) Tamires Pereira Santiago (1) Victorias Secret (1) agradece (1) alinhamento (1) anuncie (1) anuncio (1) buscadores (1) calendário maia (1) casas de umbanda (1) ciência sagrada (1) céu vermelho (1) código da vinci (1) dons naturais (1) duvidas (1) e-mails (1) efeito (1) fe´ (1) grande tremor (1) jessica gomes (1) juno (1) linhas ciganas (1) linhas de ciganos (1) liquidificador (1) lista (1) lojas esotericas (1) macumba (1) mae de santo (1) magia divina (1) mais (1) mandala astrológica (1) marketin (1) matéria (1) meditação (1) medium (1) metodos (1) o sol astrologico (1) peitinhos (1) perguntas (1) pilares (1) pintor (1) poder dos alimentos (1) prevenir (1) previu (1) publicidade (1) pupila (1) registra (1) rei davi (1) rei do pano branco (1) reich (1) relgião (1) segredos femininos (1) sentimentos (1) tatuagens (1)