Do mesmo jeito que seu corpo ganha uma fragrância especial em dia de festa, sua casa merece ficar cheirosa para receber família e amigos.
Para isso, você pode fazer um pout-pourri – uma mistura de ervas secas aromatizadas com óleos essenciais.
Primeiro escolha as ervas. As indicadas são: laranja seca e alecrim para a festa do Natal. Se quiser intensificar a fragrância, pingue 20 gotas de óleos essenciais na mistura de ervas. Os óleos podem ser de bergamota, jasmim, sândalo e lavanda, fragrâncias que estimulam sensações ligadas ao espírito de Natal.
O pout-pourri pode ficar solto, em um pote ou tigela, ou fechado, em um saquinho de tule ou organza amarrado com uma fita.
O Feng Shui
A tradição literal do termo Feng Shui é Vento-Água. Mas segundo os chineses estas palavras querem dizer muito mais do que isto, dizem que esta arte é como o vento que não se pode entender, e como a água, que não se pode agarrar. E também é o vento que traz a água das chuvas para nutrir tudo o que está embaixo.
O Feng Shui é explicado como a antiga arte chinesa de criar ambientes harmônicos. Originou-se há cerca de 5.000 anos nas planícies da china antiga, e, desenvolveu-se até os dias atuais como uma disciplina capaz de oferecer um sistema completo, ligando o homem à natureza e ao cósmico.
Seus diagnósticos e resoluções são capazes de resolver quase todos os problemas, envolvendo uma casa e as pessoas que moram nela.
Vale ressaltar que o Feng Shui não oferece cura para todos os problemas da humanidade. Ele deve ser entendido como um dos vários sistemas existentes da filosofia chinesa, e não uma panacéia para todos os males. Ele não traz sucesso da noite para o dia, nem é uma mágica milagrosa. Porem, se aplicar seus conceitos cuidadosamente, ele fará sua vida mudar de rumo. Também seria correto dizer que ele é a antiga ciência chinesa que visa à localização de diferentes tipos de energia em um local.
As teorias desta arte milenar são baseadas no pensamento chinês, o I Ching, juntamente com as leis do Yin Yang e cinco elementos, vitais em toda a cultura chinesa. Deve-se ter em mente que um estudo aprimorado e profundo dos 64 Hexagramas do I Ching se faz necessário, também as leis do Yin Yang, os opostos e complementares, e os cinco elementos e seus relacionamentos. Os grandes mestres de Feng Shui praticavam, juntamente com essa arte, a Medicina Tradicional Chinesa e também o Chi Kun o Tai Chi e o Nai Kun. Tais práticas sempre estiveram juntas, pois um médico chinês entende que se uma pessoa tem algum problema, isso foi gerado por alguma razão.
O conceito dos cinco elementos, também chamado cinco energias ou cinco movimentos são utilizados em todas as filosofias chinesas, na Medicina Tradicional Chinesa, na poesia, na pintura, na guerra e no Feng Shui, para citar apenas algumas.
A doutrina dos cinco elementos é popularmente suposta a ter sido primeiramente exposta por Tsou Yen entre 350 e 270 a.C., entretanto, recentes estudos indicam que esse fato não é verdadeiro, pois esse sistema é evidente nas mais primitivas formas da adivinhação chinesa. Seja como for, existem dois principais: o ciclo construtivo e o destrutivo. Embora algumas pessoas pensem que existam apenas dois ciclos, não devemos esquecer de que no relacionamento dos cinco elementos, existem 36 ciclos.
No ciclo destrutivo, cada elemento “Destrói” um outro: a água apaga o fogo, que funde o metal, e metal corta a madeira, que esgota a terra, e terra absorve água. Significa que madeira controla a terra, terra controla água, água controla fogo, fogo controla metal, metal controla madeira.
No ciclo construtivo temos a seguinte geração de elementos: madeira queima, produzindo fogo, de cujas cinzas se formam a terra, e dentro dela se condensa o metal que expulsa de si a água, da qual brota a madeira. Ou seja: madeira nutre fogo, que gera terra, que engendra metal, que gera água, que nutre madeira.
Em 2008 seremos regidos pelo ciclo construtivo da madeira. E levando a filosofia umbandista Ogum terá muita madeira pra queimar pra fazer muito fogo que punira os culpados que agem como ratos. Assim os mestres irão condensar muito metal pra fazer cumprir a justiça e purificar as águas do planeta. Águas da espiritualidade.
Os seres humanos sentirão as energias dos elementos sobre o chacra sagrado (Svadhistana) localizado acima dos órgãos genitais, quatro dedos abaixo do umbigo, esta ligado à reprodução, fonte de energia e do prazer sexual. É onde estão os medos, os fantasmas e fantasias negativas ligadas à sexualidade. Permite-nos amar a vida. Está relacionado com as glândulas sexuais, os órgãos reprodutores e o nervo ciático. Sua cor é Laranja e o som sagrado é Vam.
Antes de penetrar uma mulher especialmente as inesperientes é bom acariciar essa região entoando esse mantra e o mantra de ogum assim não penetraro energias ruins. Devemos tratar as mulheres que são as delicias da vida com muito amor, respeito e proteção. Axé pra todos e boas energias.
Carlinhos Lima – Astrólogo, Tarólogo e Pesquisador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário