Aries
ÁRIES
21 mar à 21 abr
Elemento: Fogo - Cardinal = Vibração Original Ogum
É o império da força contida em tudo o que principia. O impulso puro. O fogo sagrado dos Templos. A espada de um herói brilhando ao sol como um grito de guerra. A infância. A primavera perseguindo a si mesma pelas pradarias da vida. O Velocino de Ouro. O cenho franzido e a decisão inquebrantável. O soldado que não sabe dar um passo atrás nem sequer por estratégia. A sinceridade rude e inocente. O cordeiro do sacrifício, a abnegação e a imolação desinteressada. O cordeiro indômito guiando seu rebanho. O cordeiro inaugurando os anos sem preocupar-se em aproveita-los. É o vermelho púrpura. A violência que a tudo toma como se lhe pertencesse, sem pedir permissão a ninguém.
A cegueira que jamais se introspecciona. Necessita de preocupações metafísicas e de delicadezas: o mundo é um desafio criado especialmente para pôr a prova sua força e coragem. É o amor ao trabalho, mas não aos seus frutos: Krishna e Arjuna ao mesmo tempo. O universo está dividido em duas partes: Ele e... o resto.
Enamorada das formas porque recém começa a vê-las, não chegou à diferenciação e nem a individuação. Errante em seu carro condecorado de vitórias e derrotas, sempre está onde outros não se atreveriam. Sempre promovendo provas, não diferenciando o êxito do fracasso. Não conhece os atalhos, nem os caminhos em zigue-zague, nem a diplomacia; para ele o caminho mais curto é sempre o reto, a qualquer preço.
Não tem tempo para cuidar do que conquista, nem mesmo para fazer uma tenda ou um acampamento em seu trajeto: sempre há caminhos que ninguém percorreu. A sua cabeça jamais conhecerá a coroa de um rei, pois sua cabeça é sua fiel arma. Conquistador por natureza, não tem tempo para ser rei. Precipitado, não raras vezes desperta ao amanhecer apagando incêndios com tochas acesas. Como nasceu antes que a razão aparecesse sobre o mundo, tudo lhe atrai e tudo é um novo desafio. Independente até à arbitrariedade, considera que nada é mais importante que fazer aquilo que se deseja no momento que se queira.
Touro
TOURO
21 abr à 21 mai
Elemento: Terra - Fixo Vibração Original Oxossi
É o império da vontade dirigida por uma força invencível, para um objetivo preciso. A tenacidade pura. A coluna principal dos Templos. O semeador que lança suas sementes no deserto e jamais se afasta até ver o trigo convertido em pão, o qual é degustado sobre sua mesa, enquanto seus grandes olhos se refrescam no verdor que devorou o deserto.
Sua sabedoria vem do trabalho, da honradez e da paciência. Desconhece a pressa, enquanto as sementes germinam, se entrega à contemplação da natureza para fazer brotar da sua alma a música. Sempre sério e solene, sem mais movimentos que os indispensáveis para não evidenciar a sua torpeza. É o trabalhador solitário que não busca mandar nem obedecer, senão administrar sua própria vida. É a natureza fecunda e florescida, em repouso criador, dando sua música ao vento para colorir o mundo.
Para sua vontade, nada é impossível, alcança tudo aquilo a que se propõe. É o sustentador do mundo e das tradições. Pacífico e quieto como uma montanha vigiando e protegendo o vale. Adormecido nos seus sentimentos mais profundos, pode romper em cóleras tempestuosas, cegas e assassinas, plenas em brutalidades e muito difíceis de serem controladas. Sempre procura acrescentar algo a sua obra, nada desperdiça, guarda inclusive aquilo que jamais utilizará, mas que em algum tempo lhe foi útil. Não gosta de tecidos sintéticos, sente muito prazer no paladar.
Sua alma tem o encanto da natureza bruta. Sua obstinação o leva a estupidez. Adormecido em seu mundo de sentimentos, espera que os outros sintam tanto quanto ele, assim constrói castelos de desconfiança, escondendo sua desilusão atrás das muralhas, não perdoando jamais as traições. Obstinado e determinado nas suas decisões, raramente muda seu rumo, pois mudanças são atos que ele desconhece, que contrariam seus sentimentos. Empenhado até o fanatismo em seu próprio objetivo, considera que nenhuma outra força é tão onipotente como a sua vontade dirigida a um objetivo específico.
Gemêos
GÊMEOS
21 mai à 22 jun
Elemento: Ar - Mutável = Vibração Original Yori
É o reino do movimento, da agilidade, da finesse, da diplomacia, da facilidade de expressão e da curiosidade. É o vento que percorre o mundo ávido por tocar em todos os hemisférios. Não lhe atrai a profundidade do erudito, foge da profundidade que aprisiona e rompe sua liberdade mental, preferindo a variedade e amenidades. Não consegue concentrar sua energia em um único objetivo, pois não gosta de perder tempo com experiências que podem ser passageiras, assim consegue ser dispersivo. É Chapeuzinho Vermelho que deveria ir à casa da Vovozinha e termina conversando com o Lobo Mau, perseguindo borboletas e colhendo flores.
Sempre munido dos mais mirabolantes argumentos, raramente alguém consegue critica-lo, tendo sempre a razão proveniente da primorosa arte das boas maneiras para demonstrar que nunca se engana. Intelectual, conversador incansável, inventor das artes e das especialidades da ciência. Literato, desenhista e músico, ao mesmo tempo viajante incorrigível e hábil comerciante. Nunca percebe o quanto é instável visto que seu mundo é a mudança incessante.
Busca sempre a colaboração, por isso valoriza sobretudo a amizade. Não sabe o que é ser profundo, mas valoriza a amizade. Ágil nas suas observações onde descobre detalhes que outros não percebem de imediato. Percebe a contradição nas pessoas, assim a vida é um mundo de representações, onde sua ansiedade para desbancar personagens encontra grande satisfação.
Inquieto e sempre entusiasmado com tudo e todos, sempre saberá disfarçar seus problemas e tristezas. É classificado como superficial, mas para ele a vida é um drama bem escrito e aspira ser em todos os atos, laureado ator. Acaba perdendo sua identidade, e quando se dá conta, encontra boas razões para considerar esta perda como uma coroação dos seus sonhos.
É o mundo mental, mesmo que a mente não tenha encontrado o caminho da paz e tranqüilidade. Nenhum pacote fechado sobrevive a sua curiosidade, deseja saber tudo, tocar tudo, e por isso faz do pensamento o instrumento ideal para saber e tocar aquilo que de nenhum outro modo poderia ser alcançado.
Cancêr
CÂNCER
22 jun à 23 jul
Elemento: Água - Cardinal = Vibração Original Yemanja
É o reino da poesia. Até ele não chegam os raios solares que impelem a atividade, estando ausente o dinamismo, não há colorido senão sonhos. Estão ausentes as formas definidas, não havendo luz tão pouco há sombra, daí restam as formas gelatinosas e mutáveis como as nuvens e a névoa. É a introversão, a imagem ao espelho que toma consciência da sua existência e fica assombrada de si mesma, não podendo fazer outra coisa se não olhar e fantasiar-se, porque os conceitos são da luz e ainda não foram elaborados.
É o poeta do absoluto, que recém começa a renomear as coisas, mas não com nomes frios e distantes, mas sim com toda a força que a sua poesia possa definir: é o poeta recém nascido que se move dentro de sua torpes para não tropeçar nas suas fantasias. É a submersão do eu até aquela região onde a consciência é apenas vegetal e o contato com o exterior é unicamente a sensibilidade e os reflexos.
É muito difícil que os outros participem do seu mundo, não vive no mar da inconsciência absoluta e tão pouco está na terra, somente na rocha onde está fixo temendo que seu mundo se desfaça como um sonho. Tudo é feito com delicadeza, pois não sabe diferenciar a flor do sonho da flor real. Tem receios de tomar iniciativas no mundo material pois não habita esta realidade, e quando alguém sugere alguma iniciativa ele prontamente poderá acatar e assim irá manter esse vínculo como fraternal, como um irmão mais velho.
Leão
LEÃO
23 jul à 23 ago
Elemento: Fogo - Fixo = Vibração Original Oxalá
É o mundo com uma coroa de ouro ao centro, ele sabe que esta coroa lhe pertence. Sabe que o mundo necessita ser organizado e que a atividade imediata é o caminho para alcançar este objetivo. Entusiasta por excelência, não necessita dar ordens para ser obedecido porque a autoridade emana de sua presença. Tem centrado na sua vida a dignidade, sendo o ridículo o pior que pode suceder. Incapaz de retornar onde tenha sofrido qualquer tipo de humilhação ou desvalorização, a não ser que seja para resgatar o brilho e a glória.
Por buscar a distinção, considera em demasia o julgamento dos demais. Defende-se dos olhares do mundo com toda classe de jóias. Foi ele quem inventou as pedras preciosas e os metais nobres como atributos de hierarquia. Quando é derrubado, trata de manter intocado seu orgulho.
Para ele Deus é luz, movimento e criação. Aspira cegar aos demais com seu próprio esplendor. Tem sede de vassalos, festas, orgias esplêndidas e desfiles ensurdecedores, construindo palácios para atingir tais feitos.
É César vitorioso passando sob o Arco do Triunfo. Sua meta é a glória para sentir-se como um imortal. Enseja que com sua presença tudo a sua volta seja dignificado, assim como uma semente, mesmo inerte sob a terra, irá sentir a sua presença e brotar. É seguro, otimista e auto-suficiente.
Organizador inato, principalmente de eventos que tenham nele o centro das atenções. Sabe que as pessoas se rendem ante o elogio e a tudo ele pode esquecer ante a adulação. Afetuoso e delicado, galante ao extremo. Quem não se subordinar a sua lei deve migrar ou sofrer sua tirania.
Imobiliza o sol no zênite para que contemplem o poder que alcançou ou para que ilumine sua incessante busca do poder. Generoso ao extremo, é demasiado digno para dar aquilo que pode, mas ai daquele que desprezar um presente seu. Considera que existem homens que nasceram para mandar e outros para obedecer, ele está entre os primeiros, é claro. Vive para ser admirado e obedecido.
Virgem
VIRGEM
23 ago à 23 set
Elemento: Terra - Mutável = Vibração Original Yori
É o mundo da meticulosidade, do especialismo, da análise, dos pequenos detalhes que acabam sendo imprescindíveis. É a aplicação da inteligência mais refinada, atenta para descobrir os detalhes que faltam as grandes obras mentais ou materiais. A atenção dirigida não à concepção global, mas às numerosas partes que formam a realidade, uma a uma. É a faculdade de descobrir, no primeiro golpe de vista, o que está imperfeito, o que está faltando ou sobrando.
Têm facilidade para relacionar as situações mais diversas até nos mínimos detalhes, aparentemente insignificantes. O arqueólogo construindo um desenho antigo a partir de esboços encontrados em ruínas abandonadas. O mundo dos detalhes é para ele como um mundo de lendas, cada detalhe contém a totalidade de alguma maneira, o que ele sabe bem explicar e relacionar. Sua memória é excelente, ainda que não dinâmica. Inteligência pura, seus sentimentos são subordinados e permanecem como flores sob a neve.
Nervoso, fala para não se revelar; atrás de uma cortina de palavras afetuosas esconde sua indiferença. Tudo cai sobre sua capacidade de análise e aguda capacidade de observação, dando-lhe a facilidade de ridicularizar as situações em uma só frase. Conserva a lucidez quando todos já perderam.
Independente, unicamente admira a inteligência e sente nostalgia pela fantasia que não lhe é acessível. Fala de suas doenças em excesso, e o pensamento em dedicar sua vida ao serviço dos demais brilha em seu céu durante toda sua vida. É interessado e com facilidade pode retroceder um caminho que não lhe convém. Em qualquer lugar que esteja, sempre saberá o que deve e o que não deve fazer. É devocional, mesmo que sua análise não permita que ele se eleve até a fé, mas por ser autêntico com seus sentimentos pode consagrar sua vida à investigação ou ao monastério.
Laborioso e meticuloso passa pelo mundo fazendo um fichário completo do que vê, ouve, sente e deseja e sempre tem o privilégio de perceber o que os outros não percebem.
Libra
LIBRA
23 set à 23 out
Elemento: Ar - Cardinal = Vibração Original Oxossi
É o mundo da beleza, da harmonia, da justiça e do equilíbrio. Evita os extremos, busca o meio mais justo, não simpatiza com nenhuma revolução, ama a paz e a tranqüilidade, mas jamais usa de violência para salvaguarda-las ou defende-las. Buscador da harmonia em tudo, em tudo encontra a música, suas maneiras são delicadas, amáveis e amorosas. Capaz de sentir afeto intenso indiscriminadamente por distintos objetivos que tenham como única condição e atributo: a beleza.
Não busca a inteligência ou a atividade, busca o encanto e a magia da forma dentro do mundo objetivo, e trata de expressar seu sentimento frente ao inefável, por isso resulta como artista. Ante os olhos das pessoas é fácil que pareça infiel, mas na realidade permanece fiel a seu único ideal: submergir-se e fundir-se nas formas. Gosta da arte sutil, da arte sem estridências, que seja suave como uma serpentina brincando ao vento. É outonal, constantemente preocupado em não ter sido suficientemente suave e doce.
Para evitar os extremos, invoca a justiça. E como não combate é apontado não raras vezes como um covarde; sendo esta uma das suas preocupações. Procura desfrutar das realidades das formas mais delicadas, sem tocá-las, vivendo esteticamente em um mundo hedonístico onde os sexos se confundem, inclinando-se para a graça feminina e sentindo um encanto em nomear todas as coisas, como se estivesse batizando-as novamente.
Dedica-se em realizar exposições, desfiles de modas, concertos e outras atividades artísticas. Subordina-se ante os temperamentos violentos resultando em um paradoxo aos demais, mas sucede unicamente que tem necessidade de compensar sua nostalgia do ancestral e primitivo: da pura calma busca refúgio na tempestade. Olha a vida como se contempla o mar. Se mundo não é a noite e nem o dia, então é o desaparecimento do tempo e espaço, é a comunhão. É o eterno feminino.
Esteta por vocação ele consegue aprisionar na forma a luz que de outro modo unicamente resplandeceria nas regiões dos imortais.
Escorpião
ESCORPIÃO
23 out à 22 nov
Elemento: Água - Fixo = Vibração Original Ogum
É o mundo das forças de transmutação e do renascimento. Seu olhar desperta a essência de tudo. Seu silencio é a soberana prudência em função dos seus fins supranormais. É o único que desce para buscar apoio e logo se eleva sem se confundir. Faz do amor o centro da sua vida, do amor que move o sol e as estrelas. É kundalini ascendendo, a águia no mais intenso do seu vôo, a árvore semeada no inferno cuja copa chega aos céus. Buscador incansável do oculto, ele vigia enquanto todos dormem. Heroísmo não lhe basta, porque heroísmo é deste mundo. Muito além do mistério, ele busca sua pátria. Seus cataclismas são psicológicos, sua vida psíquica é intensa. Para ele Deus é a virilidade, a força primordial, e as galáxias unicamente são a semente geradora desse Deus.
Seu meio-ambiente é a paixão. A intensidade com que ama aquilo que idealiza o leva a utilizar qualquer recurso para atingir seu objetivo. Isento de responsabilidades sentimentais, a traição e a falsidade são recursos que podem ser facilmente utilizados, desde que o objetivo almejado resultar mais próximo. Zeloso, sucumbe ante o imaculado.
Não sabe muito bem o que quer, mas sabe com certeza que não está neste mundo visível e rotineiro. Por essência é transformador, o mundo lhe serve como laboratório. Sabe que no chumbo dorme o ouro e no carvão o diamante. Somente sabe viver nos extremos e sonha em abranger todos. A moral social não tem o mínimo valor para ele porque penetra na consciência dos homens. Psicólogo inato, num relâmpago cataloga as demais pessoas e as situações.
Sagitario
SAGITÁRIO
22 nov à 21 dez
É o mundo da aspiração, do desejo de transcender, da alegria de viver tendo em mãos um empreendimento nobre e inalcançável. O universo apresenta-se como um convite pessoal à aventura, ele aceita o convite e os momentos de descanso são utilizados para filosofar. Para ele não existem mundos distantes, tudo está à mão, unicamente não se deve entrar em detalhes e muito menos perder tempo em lamentações. Vê a vida demasiadamente colorida e assim é feliz. É-lhe suficiente viver, pois se está vivendo, o que mais falta? Tudo está para frente, nada para trás, a cada passo uma comemoração. Seu ambiente é o ruído, os fogos de artifício, a exaltação em um simples estar feliz. A tristeza é apenas uma parte da sua alegria, que vem a ser uma poderosa forma de desafio momentâneo.
Considera a vida como um jogo, uma olimpíada onde poderá se destacar e brilhar sem fazer trapaças. Tem muita confiança em si mesmo e faz questão de comunicar a quem se aproximar. É o filósofo do entusiasmo. O homem pode tudo e tem Deus como seu aliado. Deus é toda a existência e é necessário percorrer seu corpo.
Ama a distância das montanhas, não pelas montanhas senão pelos azuis. Sua personalidade é o reflexo da sua alma, e estando sua alma serena, a personalidade irradiada é o poder. Põe de lado os débeis, sentindo-os como intrusos. Caminha sobre as nebulosas lançando suas flechas na direção do inalcançável. A dúvida não pode penetrar nele, nem o ceticismo nem debilidade alguma. Sabe orar, desde que esteja cavalgando.
Sua solidão final não é porque se tenha separado, mas pelo fato dos demais permanecerem no mesmo lugar. A comodidade para ele é uma limitação. Prefere estar sempre às intempéries, é a única maneira de sentir-se cômodo: nada melhor que repousar em meio a uma viagem, vigiando e sendo vigiado por Deus.
Ele não busca os mistérios, vive a vida de forma intensa sem esperar nenhuma recompensa, nem aspirar a nenhum objetivo mais que o de ultrapassar todos os objetivos possíveis e impossíveis: é verdadeiro, o autêntico errante.
Capricornio
CAPRICÓRNIO
21 dez à 21 jan
Elemento: Terra - Cardinal = Vibração Original: Yorima
É o mundo da solidão onde o Unicórnio com seu único corno, perfura o céu e faz descer o Cristo. Teve todos os domínios, entretanto renunciou a todos eles. Não conta com a ajuda de ninguém, porque todos faltaram, e não espera receber ajuda nos seus empreendimentos maiores. Jamais revela a ninguém a meta da sua vida e raras vezes repete a si mesmo com receio de que alguém possa decifra-la. Vive suas experiências com intensidade, e fica difícil decidir em qual delas foi mais autêntico, confundindo-se nas suas facetas.
Sua maior busca é conhecer-se. Busca o absoluto. Não olha a parte alguma. Não pergunta nada a ninguém. Sempre se sente completamente só, longe da proteção humana e divina. Não crê e nem nega, joga em qualquer lado e sempre ganha o lado em que apostou, mas o ganhar não é para ele o triunfo. Sabe que o pior jamais sucede, que a morte não existe, quer estar cara a cara com Deus. Nega os sentimentos expressos por aquilo que ama, com receio de que outros usem contra ele mesmo. Usa a ironia como uma arma de defesa.
Tem a capacidade de mudar de expressão quando necessita, mas não como uma experiência teatral e sim como uma vivência a saciar sua curiosidade. Move-se entre as sombras, porque sabe distingui-las da luz; conhece a luz, mas raramente sabe dar o devido valor a ela. Sabe que todos os caminhos têm atalhos. Nunca diz SIM ou NÃO, por receio de que outros usem a sua afirmação, pois estas afirmações nem sempre têm o verdadeiro sentido. Leal até o fanatismo, mas quando inimigo é incapaz de perdoar. Raros conseguem adivinhar seus desígnios.
Tem um único propósito que a ninguém revela, esse propósito é mais resistente que um diamante, mas aos demais faz parecer frágil como uma esponja. Tudo o que o conduz a cumprir seu propósito é bom, tudo o que o afasta é mau, mas qualquer situação pode transformar conforme seu desejo. Usa as pessoas sem dar-se conta do que está fazendo de fato, pois desconhece o seu grau de profundidade. Manifesta um sangue frio que espanta aos demais. É como uma estátua sendo talhada em finíssimo mármore que mesmo inacabada sonha com a perfeita realização.
Aquario
AQUÁRIO
21 jan à 19 fev
Elemento: Ar - Fixo = Vibração Original Yorima
É o império da Luz, ali onde não há sombra. Não havendo sombra, é a alegria luminosa. É o plano angélico, a sabedoria completa, o mais alto nível da mente. A Luz não pode ter nome, por isso a impessoalidade. Sua compreensão envolve tudo, passa pelo mundo como um visionário. De tudo, faz imediatamente uma imagem de conjunto, tem a capacidade da síntese imediata.
Percebendo tudo em conjunto, não se preocupa dos detalhes e aparenta ser desordenado. Seus sentimentos estão completa e definitivamente serenos. Ama tudo porque a tudo compreende. De todos é quem sem ter a maior energia é capaz de manifestar o maior rendimento físico e psíquico. Seu ambiente é a paz criadora, seu princípio a tolerância e sua moral, universal. Inovador de todo estadismo, revolucionário permanente, incansável, sempre descobrindo algo novo naquilo que conhecemos como cotidiano.
É o homem arquetípico. O Filho do Homem. O Adão Eterno. Clarividente e amante de todas as ciências e de todas as artes. O tempo para ele é uma fita de filme, onde pode vislumbrar o passado e o futuro com igual facilidade. Nenhuma tarefa pode ser considerada impossível de realizar, é o incansável insatisfeito que sempre quer mais.
Ele tem a ciência de quem era o homem antes da queda, do homem que não havia perdido sua vestimenta de Luz. Exatidão, intuição, cibernética, ele já habitou todos os planetas e todos os sistemas solares. Completamente estranho entre seus semelhantes, sempre resultará imprevisível. É sempre condescendente cuidando para ocultar seu resplendor, assim ninguém ficará deslumbrado.
Peixes
PEIXES
19 fev à 21 mar
Elemento: Água - Mutável = Vibração Oriiginal Xangô
Ele, nos oceanos celestiais tem seu castelo submarino, seu castelo interior. A música que dali se ouve emana de sua própria alma e sabe que as vastidões da alma são mais imensas que as vastidões do universo. Sua profundidade de sentimento místico o leva a convicção de que as palavras são inúteis, e que unicamente a comunhão psíquica é a comunhão verdadeira.
Sabe que a fantasia não somente é mais verdadeira que a realidade, mas sabe que também a contém. Não nomeia a Deus porque sabe que suas mãos unidas não podem tocar seu coração. Seus sentimentos são como as catedrais góticas cujas agulhas se dissolvem ao céu. Sua bondade provém da sua fé, sua fé da sua simplicidade de alma e esta de sua humildade, pois jamais se considera excepcional ou importante se não igual ao pó dos caminhos ou à espuma das ondas dos mares.
Ele sabe que têm as mãos para orar, não ora jamais com os olhos, senão com o coração. Antes de condenar uma falta, já a perdoou, e seu perdão o estende até a falta que todavia não fora cometido. Devido a isto os demais o menosprezam, mesmo sabendo e sentindo este menosprezo ele permanece fiel a seu Deus.
Sabe que não veio a Terra para ser sábio, senão para ser bom, e que a voz lhe foi dada para exaltar a seu Criador. Vive as estações sem que ninguém o saiba, elege o caminho de martírio como meio de ressurreição. Seu olhar parece apagado pois não olha para fora e sim para dentro. Expressa-se com maior clareza com os gestos de suas mãos e o brilho repentino de seu semblante e de seus olhos.
Carlinhos Lima - Astrologo, Tarologo e Pesquisador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário