Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Em momentos de Grande Provação devemos crer em continuar


No Budismo, usam-se a palavra karma. Karma significa ação, ação enquanto causa, ação enquanto efeito/fruto. Quando a ação é uma causa, nós a chamamos karmahetu. A palavra chinesa para karmahetu contém dois caracteres, um significando karma e outro significando “semente”. Quando produzimos um pensamento, esta produção é karmahetu, karma-causa. Esse pensamento terá um efeito sobre a nossa saúde física e mental e sobre a saúde do mundo. E esse estado de saúde, bom ou ruim, é fruto deste karma, fruto deste pensamento. Karmaphala é o karma-fruto. Assim, pois, karma é ação, ação na causa e também no fruto.

Quando produzimos um pensamento, temos de nos assegurar que seja bom, um pensamento correto, por que, se assim for, ele nos trará saúde física e mental e ajudará o mundo a se curar. Nossa prática é tentar viver de um modo tal que, todo dia, só produzamos bons pensamentos, pensamentos em direção ao pensar correto. Temos que nos treinar para que seja assim. Um mau pensamento pode destruir a saúde física e moral de nós todos e do mundo inteiro. Dessa maneira, temos que ser cuidadosos para produzir apenas bons pensamentos.

O pensar correto é recomendado a todos nós por Buda. Trata-se da ação em forma de pensamento. Cada vez que produzimos um pensamento, esse pensamento carregará nossa assinatura. Você não poderá dizer “Não, eu não produzi esse pensamento”. Isso chama-se karma. Karma-causa, karma-fruto. Se existe uma causa, haverá um fruto – e esse fruto pode ser amargo ou doce, vai depender da natureza do karma.

Jean-Paul Sartre era um filósofo da tradição existencialista. Ele disse que o homem era a soma de suas ações. Quando uma criança nasce, ela ainda não agiu ainda, então ela não pode ser definida desse jeito. Mas assim que o homem começa a agir, podemos observar suas ações e ver o homem. O homem é definido pelos seus atos.

Mas a declaração de Sartre, não é detalhada o suficiente, por que temos demos de incluir aí os pensamentos. Nossa fala advém do que nós pensamos; o pensamento é a base de toda a fala e de toda a ação. O que nós podemos dizer é que o homem é a soma de seus pensamentos, palavras e atos. Acho que Jean-Paul Sartre concordaria, porque usando a palavra 'atos' ele quisesse incluir pensamento e fala. Pensamento como ação e fala como ação.Os pensamentos, a fala e a ação criam karma e nós produzimos essa energia em cada momento da nossa vida diária. Você continua a dizer coisas, a fazer coisas, e cada pensamento, cada palavra, cada ato carregará a sua assinatura. Isto é sua continuação. Nada é perdido.

O cientista Lavoisier disse, “Nada se perde”. Ele é um budista, essencialmente. Nada é criado, nada se perde. Tudo o que você produziu de, pensamentos, atos e fala continua a influenciar o mundo – e isto é a sua continuação. Sua continuação é o seu renascimento e sua reencarnação. Nada é perdido. Então você tem que garantir um bom futuro, uma boa continuação.Queremos continuar belos / na beleza (em estado de graça). Mas nós sabemos que para isso acontecer devemos garantir que nos pensamentos sejam corretos, nossa fala seja a fala correta e nossos atos, ações corretas.

Buda falou sobre a impermanência das coisas e dos fenômenos e outros homens sábios assim também o fizeram. Heráclito disse que você jamais se banhará num rio duas vezes, porque o rio está mudando constantemente. A visão correta e o insight da impermanência andam sempre juntos. Uma visão que que não está baseada no entendimento da impermanência é uma visão incorreta. Quando possuímos uma visão correta, não sofremos e podemos criar felicidade.

Isto não é somente filosofia, é vida. Quando você tem problemas com sua companheira e vocês estão prestes a discutir, Buda diria a vocês: “Queridos amigos, fechem seus olhos e imaginem sua amada ou seu amado daqui a trezentos anos. Em que ela ou ele terá se transformado?” Quando você conseguir ver o que vai acontecer daqui a trezentos anos, verá que não vale a pena discutir, por que a vida é impermanente. Se vocês puderem tocar na impermanência, quando abrirem seus olhos, vocês nãos sentirão mais raiva. Estarão a salvo, por causa do insight sobre a impermanência. Olhando uma flor, você vê que ela é impermanente.

Olhando para alguma pessoa, você vê que ele ou ela é impermanente. Desse modo, o insight sobre a impermanência estará conosco o tempo todo e é assim por que isto não é uma teoria, mas uma concentração. É a concentração na impermanência que irá porá você a salvo, não a idéia da impermanência.Imaginemos que cada pessoa tenha uma alma separada que permanece sempre a mesma, mesmo que o corpo envelheça e se decomponha.

Esta é uma visão incorreta, pois vais de encontro à verdade da impermanência. Nada permanece o mesmo por dois momentos consecutivos. Então, se aceitarmos a realidade da impermanência, teremos de aceitar a verdade do não-eu. Quando observamos profundamente um flor, vemos os elementos que se juntaram para permitir que ela se manifestasse. Podemos ver as nuvens, manifestando-se como chuva. Sem chuva nada pode crescer. Assim, quando eu toco a flor, estou tocando as nuvens, tocando a chuva. Isto não é poesia, é realidade. S

e retirarmos as nuvens e a chuva da flor, a flor não estará lá. Com os olhos de Buda, vemos as nuvens e a chuva na flor. Podemos, ainda tocar o sol, sem queimarmos os dedos. Sem o sol nada pode crescer, portanto, não podemos retirar o sol da flor. A flor não pode existir separadamente; ela tem de inter-ser com a luz, com as nuvens, com a chuva. A palavra “interser” está mais próxima da realidade que a palavra “ser”. Ser, na verdade, significa interser.

Se estivermos fechados na prisão da permanência, do eu, não obteremos a visão correta. Para cultivarmos a visão correta, temos de ter concentração. Somos cheios de inteligência para entender as noções de impermanência e não-eu, mas as noções não irão nos ajudar. Por isso, temos de treinar para ver as coisas em sua verdadeira natureza. Temos de manter este insight vivo a todo instante. Por isso é que a concentração é tão importante.

A palavra sânscrita para concentração correta é samadhi. As noções de impermanência e não-eu são úteis, mas não são suficientes para libertá-lo, para dar a você uma visão correta. Assim a concentração é necessária. Samadhi prajna é a visão correta, o insight que está na base de todo pensamento correto, fala correta e ação correta. Mas para cultivar o prajna temos de praticar a concentração. Temos de viver em concentração para tocar profundamente as coisas em todos os momentos. Nós viveremos profundamente quando pudermos ver a natureza da impermanência, do não-eu e do interser na flor, e podemos fazer isso graças à prática da concentração. Sem samadhi, não há prajna, não há insight.

A concentração é a porta que se abre para a realidade última. Ela nos dá a visão correta.Mas antes da concentração, temos de cultivar a plena consciência. Plena consciência é smrti.A plena consciência é a energia que pode nos ajudar a trazer a mente de volta ao corpo para que assim possamos nos estabelecer no momento presente. Desse modo, poderemos observar o céu azul. Poderemos observar as nuvens. Poderemos observar a criança que está sentada diante de nós. Tocaremos profundamente as maravilhas da vida. Isto é plena consciência. Plena consciência é a capacidade de reconhecer o que está acontecendo no momento presente.

Quando a dor se manifestar, seremos capazes de abraçá-la e, assim fazendo, transformá-la. Com uma forte plena consciência, podemos perceber que o Reino de Deus está disponível e que a alegria de viver é possível. Quando você está plenamente consciente de algo, você está concentrado. A energia da concentração está na plena consciência. Na medida em que você prossegue com a prática, essa concentração se torna cada vez mais forte.

Com uma concentração vigorosa você poderá penetrar profundamente na realidade e, assim, tocar a impermanência como realidade. Você poderá tocar o interser, o não-eu.Bons pensamentos sempre andam juntos com a compreensão e com o amor. Uma ocupação que leve você a produzir pensamentos de raiva e discriminação não é bom nem para a sua saúde e nem para a saúde do mundo. Talvez você tenha de aceitar um outro trabalho, com um salário mais baixo, mas que lhe dará a chance de gerar bons pensamentos e boa fala.

É possível viver de um modo mas saudável e alegre. Se você possui uma visão correta, você terá coragem o bastante para parar a corrente de violência e apego. Portanto, o meio de vida correto é muito importante e podemos definir sua importância a partir do pensamento, fala e ação corretos.A primeira prática é não alimentar as sementes ruins. Você sabe que existem sementes negativas em você e que se você manifestá-las irá sofrer.

Assim deixe-as dormindo em paz. Quando você vê um filme, quando você lê um jornal, ouve uma música, existe a possibilidade de estar alimentando alguma semente e esta se manifeste. Nós temos que consumir em estado de plena cosnciência para que as sementes ruins não sejam regadas. Quando nos amamos uns aos outros temos de assinar um tratado de paz. “Querido(a), prometo nunca regar as sementes ruins que existem em você ou em mim, e você deve fazer o mesmo. Você também tem essas sementes. Você não deve regá-las em você e nem em mim”. A maioria das pessoas pensa em reencarnação em termos de uma alma permanente. Este é o Budismo popular. Mas nós temos de nos elevar à altura da visão correta.

Continuação é uma necessidade, é uma verdade. Mas esta continuação deve ser vista à luz do não-eu e da impermanência.Sabemos que na pratica agir corretamente é dificil e complicado. Na verdade quando sofremos e passamos momentos dificies, só o que nos vem a cabeça é que tudo é passageiro. Nesse pensamento que é manifestado pela fé de que um dia tudo se resolverá a nosso contento, pensamos que mesmo se morrermos iremos para céu, ou que um dia viveremos de novo. Esse pensamento entra em plena harmonia com o que disse Jesus: "a carne é fraca, mas o espirito é forte", ou "podem matar o corpo, mas não a alma". E assim cremos que mesmo que não supertemos as provações e cheguemos ao nosso fim, acreditamos que sempre havera um recomeço, e é assim que temos que pensar. Desespero nunca! Cremos em Deus sempre! Nunca podemos deixar de acreditar nele.

Carlinhos Lima - Astrologo, Tarologo e Pesquisador.

Nenhum comentário:

Você vai gostar de ler

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha lista de blogs

Seguidores

Livro de Umbanda Astrológica

Livro de Umbanda Astrológica
Compre seu livro

Marcadores

astrologia (147) magia (138) comportamento (135) sexo (119) mulher (109) conceito (93) sexualidade (82) conceitos (77) espiritualidade (74) amor (67) orixás (59) carlinhos pesquisas (53) pesquisas umbanda astrologica (51) (48) pesquisas (48) signos (48) umbanda (47) religião (44) umbanda astrológica (41) prazer (39) carlinhos pesquisas do taro (37) tarô (36) Agressividade (35) de olho no movimento dos astros (35) esoterismo (34) umbanda astrologica (34) fotos (33) orgasmo (31) estudos (30) saúde (30) A astrologia (29) bem estar (29) pesquisa (29) magia sexual (28) astrologia sexual e relacionamentos (27) desejo (25) estudo (24) arcanos (23) a umbanda-astrologica (22) anjos (22) astros e a politica (22) Orixá (21) Feminina (20) mulheres (20) carma (19) Pombagira (18) influenciadas (18) Masculina (17) climazzen (17) espaço (17) gostosa (17) poder (17) marte (16) rituais (16) novos conceitos astrologicos (15) Horóscopo (14) astrologia sexual (14) CONQUISTA (13) Ranascimento (13) exu (13) homem (13) lua (13) Sexualidade Feminina (12) astral (12) astrofisica (12) astrologia e cabala (12) astronomia (12) biblia (12) magos (12) previsões (12) descoberta (11) destino (11) egito (11) espiritualidade fé (11) mediunidade (11) nasa (11) signo (11) Conceitos astrologicos (10) baralho (10) cabala (10) deusa (10) Agressividade e Sexo (9) Deus (9) Influencias (9) VIDA (9) atriz (9) candomblé (9) ciência (9) homens (9) pode (9) sexualidade Masculina (9) virgindade (9) vênus (9) arcanjos (8) livro (8) mostra (8) nua (8) o que fala sobre espiritismo e astrologia. (8) sensualidade (8) simbolismo (8) sol (8) ancestrais (7) anjo (7) magia negra (7) mago (7) misterios (7) oxum (7) pombagiras (7) reencarnação (7) riqueza (7) sexy (7) AMOR. comportamento (6) MORTE (6) arcano (6) astrofísica (6) captar energias (6) cartas (6) casamento (6) conhecimentos (6) conheça (6) cosmos (6) elementos (6) estrela (6) mapa astral (6) obsessão (6) paixão (6) proteção (6) sensual (6) tantrismo (6) Harry Potter (5) baralho cigano (5) busca (5) carma sexual (5) desejos (5) fim do mundo (5) hierarquia (5) maior (5) mistérios (5) moda (5) orixas (5) parteas do horoscopo (5) planeta (5) planetas (5) poder dos astros (5) psicologia (5) relações (5) segredos (5) ser (5) sinais (5) sorte (5) tarologia (5) Jesus (4) Jovem (4) Topless (4) Vesta (4) anjo da guarda (4) arte (4) artista (4) atração (4) beleza (4) buda (4) budismo (4) castidade (4) corpo (4) deuses (4) espiritismo (4) exus (4) faz (4) feitiço (4) feminino (4) galáxia (4) leitura (4) magia sagrada (4) medo (4) mito (4) natureza (4) oração (4) pecado (4) pedras (4) pelada (4) protetor (4) protetores (4) religiões (4) sentimento (4) taro (4) traição (4) vibrações (4) 2012 (3) ESCOLHAS (3) Loira (3) PROFECIA (3) Saúde Sexual (3) Touro (3) adultério (3) alfabeto (3) alfabeto magico (3) alma (3) ancestral (3) antigos mestres (3) astrologia signos (3) bahia (3) bruxaria (3) bumbum (3) ciganos (3) ciúme (3) demônio (3) dieta (3) doença (3) dor (3) drogas (3) especialistas (3) filme (3) gozo (3) guia (3) guias (3) harmonia (3) horoscopo (3) iemanjá (3) kama sutra (3) lilith (3) lingerie (3) maçonaria (3) mensageiros (3) misticismo (3) ogum (3) oráculos (3) poder do amor (3) previsão (3) quimbanda (3) regente do ano (3) sagrado (3) salmo (3) segredo (3) sexo tântrico (3) simbolos (3) solsticios (3) ultima ceia (3) universo (3) virgem (3) 12 casas (2) 2010 (2) Arca da Aliança (2) As caracteristicas de seu signo (2) Busca de Harmonia (2) Búzios (2) ESPIRITUAL (2) Fenômenos (2) Transitos. (2) Vanessa Hudgens (2) alegria (2) alfabeto sagrado (2) alimentos (2) alma gemea (2) arcano 6 (2) arqueômetro (2) ascendente (2) astrologia e riqueza (2) biquíni (2) carnaval (2) casais (2) ciume (2) combinando (2) conhecimento (2) criança (2) cristal (2) códigos sagrados (2) dom (2) dons (2) enamorados (2) ensaio (2) ensinamentos (2) era de aquário (2) erotismo (2) escorpião (2) estrelas (2) fim dos tempos (2) futuro (2) golias (2) incensos (2) libra (2) manter (2) mantras (2) mecanismos (2) mitologia (2) municipio (2) nodulos lunares (2) nova era (2) numerologia (2) o jogo de búzios (2) olho (2) origem do taro (2) origem do universo (2) oráculo (2) oxalá (2) panicat (2) pedofilia (2) pequisas (2) perfumes (2) pesuisas (2) planetas retrogrados (2) poder feminino (2) preconceito (2) quiromancia (2) raiz (2) relação (2) religiao (2) ritos (2) santa sara (2) seios (2) sinastria (2) sofrimento (2) tatuagem (2) valor (2) vodu (2) wica (2) Alimentação (1) Análises (1) Astrologia Cármica (1) CARNAVAL DE VIRGENS (1) Ego (1) Islã (1) Magnetismo Pessoal (1) Malibu (1) PARA AFASTAR (1) Problemas na cama (1) Rio de Janeiro (1) Tamires Pereira Santiago (1) Victorias Secret (1) agradece (1) alinhamento (1) anuncie (1) anuncio (1) buscadores (1) calendário maia (1) casas de umbanda (1) ciência sagrada (1) céu vermelho (1) código da vinci (1) dons naturais (1) duvidas (1) e-mails (1) efeito (1) fe´ (1) grande tremor (1) jessica gomes (1) juno (1) linhas ciganas (1) linhas de ciganos (1) liquidificador (1) lista (1) lojas esotericas (1) macumba (1) mae de santo (1) magia divina (1) mais (1) mandala astrológica (1) marketin (1) matéria (1) meditação (1) medium (1) metodos (1) o sol astrologico (1) peitinhos (1) perguntas (1) pilares (1) pintor (1) poder dos alimentos (1) prevenir (1) previu (1) publicidade (1) pupila (1) registra (1) rei davi (1) rei do pano branco (1) reich (1) relgião (1) segredos femininos (1) sentimentos (1) tatuagens (1)