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sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Conheça a Umbanda-Astrologica


Luz na Mente e Paz no Espírito através dá Umbanda-Astrológica.
Portas abertas e olhos fechados nas novas perspectivas de entendimento do Orixá. Com algum tempo de leituras e pesquisas incessantes sobre o assunto, a Umbanda me aparece com o curioso aspecto de religião em formação e transformação de conceitos. Muitas são suas faces. Teses são apresentadas sobre seus múltiplos aspectos, almejando sempre a expressão completa, a totalidade das Leis que a regem, ou seja, sua Codificação. Do muito e do pouco já dito, aparecem alguns pontos comuns, a presença das manifestações espirituais de antepassados culturais brasileiros como o preto-velho, o caboclo, o boiadeiro e tantos outros que se "manifestam" nos inumeráveis terreiros espalhados por este Brasil afora.
Do uso da magia para fins diversos e cânticos sagrados (as curimbas), não há terreiro ou tenda que não possua. Estamos então diante de um caldeirão fervendo, chamado Umbanda. Seus mistérios vão desde o seu nome correto uns dizem possuir origem sânscrita! Passando por sua origem - histórica ou mítica - e pelos Orixás - quais seus nomes corretos, quais deles devem ser cultuados e de que forma. Uma dentre as várias correntes existentes no movimento umbandista, vem crescendo em aceitação, seja em sua prática ritualística, seja em sua parte teórica e mesmo no esboço para uma filosofia dá Umbanda dita esoterica, cujo divulgador mais conhecido foi W.W. da Matta e Silva (1917 -1988) escritor de nove livros sendo que, o primeiro é também o mais importante deles, "Umbanda de Todos Nós", primeira edição em 1956.
As dificuldades de entendimento desta raiz estão - assim como toda a Umbanda - imersos ainda em alguns véus, principalmente aos novos umbandistas, ou melhor, aos umbandistas que não tiveram a oportunidade de conviver com os primeiros praticantes desta religião.
Infelizmente eu também não tive esta oportunidade, não obstante meu espírito intrigado e sedento por conhecimento. Das coisas às quais me interesso não me deixa desistir da pesquisa, da investigação, da procura pelos primórdios desta religião. bem como suas diversas correntes que quem sabe num futuro próximo ou distante venham a se unir em nome de um conhecimento único ou constituir escolas de entendimento que apesar de distintas em suas práticas apenas fazem engrandecer a Umbanda.
A origem histórica desta Umbanda voltada ao esoterismo e agora numa visão Astrológica e a mudança paradigmática operada por esta corrente no entendimento do Orixá, influenciando drasticamente em suas formas de culto, bem como o ponto arquimediano que vem permitindo esta operação foi muito importante para facilitar ao pesquisador ou buscador um caminho para os conhecimentos dos Anciãos, e isso pode ser ainda mais abrilhantado e engrandecido com o novo Conceito mais atualizado da Umbanda Astrológica e a fusão dela com o candomblé, pois ambos são originários da mesma fonte e servem de pilares para que o homem não caia nos vícios da deturpação. Dois motivos principais me impulsionam a pensar assim: a busca por novas informações que possam engrandecer meus conhecimentos e a discussão por parte de todo o meio umbandista, principalmente os seguidores desta corrente, sobre as trilhas abertas nas Matas da Jurema por este diferente pensamento instaurado e nem sempre, creio eu, tão bem analisado ou discutido em seus alicerces. A sua adoção depende de modificações profundas no consciêncial umbandista e que dificilmente estão sendo percebidas. E se o canto do Sabiá dentro das Matas da Jurema é sedutor, a picada da cobra Coral é certeira, venenosa e quase sempre mortal. Afirmo que nenhuma das palavras que escrevo neste momento em nada afeta a importância dos personagens envolvidos, seja pelas idéias, seja pela influência que vem exercendo no espírito de tantos. Meu objetivo único é conhecimento.
Respeitada é a religião cujos integrantes tem conhecimento de suas origens e de sua doutrina. As mudanças operadas pela Umbanda mais esoterica no culto aos Orixás e o ponto arquimediano desta mudança exige paciência dos leitores e atenção redobrada, pois talvez o texto se torne algo mais denso para compreensão. Nada mais claro nos é hoje que, com a vinda dos africanos para o Brasil, vieram com eles também a suas religiões. Estas, com o passar dos tempos e outras causas que não cabe a mim discutir se uniram e se amalgamaram constituindo então aquilo que hoje chamamos de Candomblé.
O Candomblé possui como cerne de sua adoração os Orixás, chamados por uns de Inkices e por outros Voduns. Estes de modo geral foram antepassados dos povos que para cá vieram, como por exemplo, Xangô era rei da cidade de Oyó e Ogum da cidade de Irê. Com uma série de contos sagrados os Itán-ifá, que hoje simplesmente identificamos por "lendas" do candomblé, constituem toda a base deste sério sistema religioso possuindo inclusive uma profunda filosofia nos conceitos para entendimento do Homem e a profunda integração com a Natureza. Estes mesmos Orixás eram lembrados por seus feitos quando humanos, e pelos motivos de suas transformações em Orixás.
As transformações destes homens importantes em Orixás por vezes remetem a uma guerra ou a uma grande paixão, podendo passar por grande ódio ou desilusão, ou por possuírem poderes de cura. Eram lembrados também por suas principais características na Terra (Aye), como ser justo, ou brigão, vaidoso, charmoso ou mesmo vingativo. A lembrança destes Orixás, portanto seus cultos consistem em oferendas destas ou daquelas comidas, panos de diversas cores, ou bebidas que mais os agradam e isto também relacionado a todo um sistema de práticas de magias e curandeirismos daquele povo, ou melhor, daqueles povos.
Geralmente estes importantes homens ao se transformarem em Orixás tornavam-se elementos da Natureza como um rio, uma árvore, o mar, ou do Orum poderiam ter domínio de uma força natural como os trovões, as chuvas, as matas. Então podemos ressaltar que para os povos africanos e também em seus cultos no Brasil, a ligação dos Orixás é com a Natureza sendo eles próprios os elementos da Natureza ou Forças Divinizadas dela e não com os astros, cuja presença em todo o sistema de culto aos Orixás é inexpressiva ou mesmo inexistente.
"Os iorubás como povos da floresta, pouco se interessam pelos astros, para eles, florestas e rios são mais importantes que a Lua ou as estrelas." "A morada dos deuses iorubás, emblematicamente, não fica no céu, mas sob a superfície da terra." (Prandi, R. 2002).
A noção da "morada dos Orixás sobre a superfície da terra" é um conceito importantíssimo para este culto, pois representa, a meu ver, um profundo enraizamento do homem na Natureza. Tudo está aqui e aos nossos olhos e mãos. Isto é o Orixá, os rios, o mar, as matas, as folhas e o vento e tudo isto que é a Natureza é o Orixá.
Guardemos claramente isto em nossa mente e espírito. No entanto eu acho que isso torna o Candomblé mais humano e menos divino, sob o ponto de vista de que os orixás foram homens cometeram erros e fracassos na terra durante suas encarnações, e influenciaram assim todos os cultos as divindades quando seus adeptos incluíram nos seus rituais gostos e costumes dos mesmos enquanto encarnados em nosso planeta. Então olhar a o Candomblé como uma religião onde as divindades são espíritos elevados e pertencentes ao reino Virginal que nunca encarnaram ou pecaram torna essa crença mais valorosa e encantada. Portanto, o conceito da influencia dos astros soa mais belo aos meus ouvidos, por serem eles mais elevados e eternos que os homens.

O meu livro sobre Umbanda Astrológica traz a tona uma nova forma de pensar sobre os Orixás e suas atuações sobre nós.

Carlinhos Lima: Astrólogo, Tarólogo e Pesquisador.

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