PRESSÁGIOS 2008 – Pelas PREVISÕES ASTROLÓGICAS.
Datas críticas de 2008 - Através das profecções.
As Profecções é um método simbólico de previsões, ainda em estágio de testes. Dentre as técnicas de astrologia antiga que mereceriam ser resgatadas para integrar o "kit" do praticante contemporâneo, sem dúvida merece lugar de destaque a Projeção, por sua simplicidade e eficácia. A Projeção (do latim Profectio) consiste em partir de um ponto da carta astrológica e projetá-lo ou fazê-lo avançar no sentido zodiacal à ordem de 30 graus por vez, de acordo com uma medida de tempo estipulada, seja um ano, mês, dia, ou hora.
Esta técnica é descrita em detalhes na obra de Paulus Alexandrinus (séc. IV), e posteriores como os astrólogos medievais Albumasar e Bonatti, chegando até William Lilly (séc.XVII), provavelmente um dos últimos notáveis a mencioná-la, antes que caísse no esquecimento.
Morin (1583-1656), considerado um precursor dos modernos por ter descartado diversos procedimentos antigos, chegou a mencioná-la em sua Astrologia Gallica como uma invencionice ou nonsense dos árabes. Por causa da tentativa de aproximar a astrologia das ciências naturais e já antecipando o espírito racionalista do século seguinte. Morin fez este julgamento levando em conta que a base da Profectio, como de outras técnicas legadas pelos antigos, não repousa nos movimentos celestes propriamente ditos, mas tão somente em procedimentos puramente matemáticos, os quais ele não considerou estarem de acordo com os fenômenos naturais; conseqüentemente os denominou de meras construções da imaginação.
Os principais pontos no mapa a serem projetados são os chamados Hylegíacos (pontos vitais da natividade): Ascendente, Meio do Céu, Sol, Lua, Parte da Fortuna e Lua pré-natal (nova ou cheia anterior ao nascimento).
Segundo Paulus, o Ascendente ao ser projetado incidirá em um signo cujo planeta regente domiciliar será tomado como o regente do ano em questão. Ao Ascendente é dada então prioridade na Projeção, uma vez que mostrará o "Estado de Ser" da pessoa ao longo do ano.
Ao Ascendente, tal como aos outros significadores, atribuímos o primeiro ano de vida (0-1) e vamos somando, retornando ao signo natal, por projeção, aos 12 anos, e sucessivamente aos 24, 36, 48, etc... Assim prosseguindo até o fim da vida. Outro astrólogo antigo, Vetius Valens (séc.II), nos adverte em seus escritos que certos anos pressagiam crises, e que podemos antecipá-los averiguando na natividade quando o Ascendente por projeção atinge o ponto da Lua pré-natal ou dos signos em quadratura ou oposição ao signo da Lua pré-natal.
Se ao mesmo tempo o Ascendente por projeção atingir o signo dos Nodos Lunares ou sua quadratura, o perigo torna-se ampliado. Estes anos de risco foram denominados "Anos Climatéricos”.
Os astrólogos helenísticos não mencionavam o grau da Projeção, apenas o signo. O uso do grau exato tornou-se corrente a partir dos árabes, na Idade Média.Paulus menciona a importância de olhar se o planeta regente do signo do Ascendente Projetado encontra-se ou não situado em aversão (aspectos que modernamente corresponderiam ao semi-sextil e quincúncio) a ele (2); ele quando isto ocorre o ano em questão não é "próspero", ou seja, não é favorável para boas consecuções. Outra recomendação de Paulus é olhar se há benéficos (Vênus, Júpiter, Sol, Mercúrio) situados no Mapa Natal ou na Revolução Solar no signo do Ascendente Projetado.
Aqui algumas possibilidades de momentos críticos para 2008.
Preliminares: Estas 'previsões' devem ser consideradas mais como um teste de validade de método de profecções.
· Nesse método, Marte e Saturno são particularmente importantes, Marte como 'executor' e Saturno como 'concretizador' de eventos.
· Em 2008, no Brasil, por esse método, Marte está particularmente ligado à casa 9, da política, do estrangeiro, da religião e dos conhecimentos superiores; e Saturno a significados da casa 2, dos ganhos e da economia.
· Nessas profecções sabe-se se Marte atua, ou não, com certo componente uraniano, repentino, que concorda com a exaltação de Urano em Escorpião.
· Como é compreensível, é mais fácil determinar a natureza do evento, que o evento.
Previsões: Talvez seja mais significativo da validade desse método de profecção se nas datas adiante apresentadas ocorrerem fatos que mereçam destaque pela importância.
1º de agosto de 2008 - Problemas associados à violência. Também turbulência na área política e diplomática do Brasil.
9 de agosto de 2008 - Continuam as possibilidades de violência; fatos importantes no exterior. Alguns muito desagradáveis.
24 de agosto de 2008 - Problemas ligados a significados da casa 2 e a finanças públicas.
16 de outubro de 2008 - Transformações, violência; algo repentino. Certo descontrole na área de segurança que leva a grande insatisfação da população civil.
11 de novembro de 2008 - Transformações, fato associado à casa 12.
5 de dezembro de 2008 - Problemas que envolvem significados das casas 2 e 8.
Carlinhos Lima – Astrólogo, Tarólogo e Pesquisador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário