E é assim que aparece a função do Ara Orun Imole Irunmole Oju Kotun Orixa Funfun Orunmila ["Ser do Além de Orígem Divina Masculino do Lado Direito Orixá do Branco Orunmilá Ifá"] dentre todas as outras dos Awon Orisa: ele é o Arauto dos Desígnios Absolutos do Ala Iwa Aba L'Ase OLORUN ["Deus"], não só para todas as Individualidades Terrestres, mas também para todos os Seres Sobrenaturais do Além, pois o Orisa Orunmila é um dos 3 (três) únicos Seres Sobrenaturais que podem livremente apresentar-se à presença de OLORUN e suportar-Lhe o Esplendor!
Um outro é Imole Eshu, em sua função de Mensageiro e Executor Divino, e que, por isso mesmo, também está indissoluvelmente ligado à Divinação Sagrada de Orisa Orunmila Ifa.
Sim, é verdade que existe um terceiro Ser Sobrenatural que também pôde estar presente, mas apenas por uma vez, perante OLORUN e que está completamente esquecido dos fiéis no Brasil: o Imole Osetuwa, o filho da Ebora Osum concebido de Oso ["Senhor do Poder Mágico"]! Por essa prerrogativa do Orisa Orunmila é que os Awon Babal'awo ancestrais de Ile Ife, a Cidade Santa dos Iorubás, diziam que o nominativo Orunmila é derivado de um nome mais antigo, qual seja, Ela - e que derivaria do verbo La = "Abrir". Assim, é-nos lícito dizer que o nominativo "Orunmila" significa "latu sensu": [Orun = "Além" + Emi = "Eu" + Ela = "Abrir"], ou seja, "Aquele que pode abrir o Além"!
Este significado condiz com as suas funções e, também, com outras lendas que explicam o nome "Orunmila" como sendo uma contração do título Olorun Mo Ela, sendo OLORUN = [Deus + Mo = Reconhecer + Ela = Abrir], ou seja, "O Senhor reconhece aquele que pode abrir o Além".
E o Orisa Orunmila abre o Além e comunica aos mortais os desígnios de OLORUN e dos outros Imole e Onile, através de intuições, premonições, sonhos, sortes, benefícios, mas também por inquietações, infortúnios, pesadelos e doenças que acabam por levar fiel ao Babal'awo em busca da palavra final do Orisa Orunmila : a Profecia!
E é então que o Orisa Orunmila, o Arauto Divino, assume a sua forma de Patrono dos Meios de Divinação, a sua forma Ifa.
Mas, tudo isso, sem se esquecer de recomendar-lhe Pa Esu ["Acalmar Eshu"], porque ele é o Osije ["Mensageiro Divino"] e o L'Onan ["Senhor dos Caminhos"], quer dos Ona Rere ["Bons Caminhos"], quer dos Ona Buruku ["Maus Caminhos"], que ele abre ou fecha às Individualidades Terrestres, conforme o comportamento moral e ritualístico de cada um.
Como Imole Esu recebeu a delegação dos outros Seres Sobrenaturais e dos Ancestrais para falar por eles perante OLORUN, também os Awon Orisa, através da Divinação Sagrada de Ifá, podem solicitar aos fiéis para que lhes ofereçam alguma Oferenda especial, para assim evitar que se agrave um mau destino ou, ao contrário, para garantir a correta consumação do mesmo, porque também pode prejudicar ao Destino de um mortal o fato de se desrespeitar um Ewo ["Tabu"] de seu Orisa ou Ebora de "Cabeça" ou, então, sofrer-se a ação de terceiros que, contra nós, pratiquem Aje ["Feitiço"].
Note-se, entretanto, que o Imole Esu obedece irrestritamente ao Orisa Orunmila, de quem respeita a Espada Divina que um dia o picou em mil pedaços, submetendo-o desta forma à função de Restituidor e Dinamizador do Ase, tornando-o também em Fiscal e Executor Divino de OLORUN, tendo como uma de suas funções primordiais diligenciar para que aqueles que realizam as Oferendas prescritas alcancem os seus objetivos e para aqueles que assim não o fazem, depois de alertados por infortúnios leves, sejam mais severamente incomodados ou até mesmo punidos, se culpados.
É, pois, a Divinação Sagrada Ifá do Orisa Orunmila que, baseando-se no que está registrado nas respectivas Individualidades Espirituais de cada um, oferece individualmente ao Ser Humano todo um roteiro de comportamento místico-religioso, sem se descurar do social e cultural baseado em precedentes míticos e históricos dos Ancestrais, mas baseado nos modelos sociais atuais, desta forma lidando com a Medicina Natural e a Psicossomática, com o Sobrenatural e o Psíquico-drama das Danças e Cantos, usando exemplos históricos e atuais de comportamento pessoal apropriados para enfrentar as situações penosas ou difíceis que se pode encontrar dentro do contexto sócio e religioso de hoje em dia, os quais são surpreendentemente universais, pois universais são também as ações e reações básicas da Humanidade, ditadas que são pelas necessidades vitais do Homem.
Seja como for, não importando os instrumentos usados, o importante é que o culto ao Orisa Orunmila possui algo mais que os cultos de outros Awon Orisa: uma rígida tradição milenar de capacidade e honestidade de seus Sacerdotes em obediência às regras sagradas de Orisa Orunmila Ifa no trato com os fiéis e seus anseios.
- ..
- YORIMÁ é o Orixá primaz do elemental TERRA, cuja corrente cósmica vem pelo cardeal NORTE. Manipula os éteres, e dentre eles ÉTER QUÍMI...
- Horários vibracionais Considerando que, os planetas são regidos por estas Vibrações, naturalmente em determinados períodos, as energias af...
- Talento, Carisma e sucesso - a linda filha de Iansã Eliana Michaelichen Bezerra sempre foi uma artista de sucesso. É uma apres...
Nenhum comentário:
Postar um comentário