Tubarões estão se reunindo de forma um tanto estranha perto de uma usina elétrica, localizada na costa mediterrânea de Israel e isso é um mistério.
Pesquisadores iniciaram sua quinta temporada de estudos de um fenômeno estranho – a concentração de tubarões em um ponto na costa mediterrânea de Israel.
A equipe de pesquisadores da Estação de Pesquisa Marinha Morris Kahn, da Universidade de Haifa, está realizando uma operação de rastreamento de tubarões que voltam anualmente para perto da Usina Elétrica Orot Rabin, localizada na cidade de Hadera, relata The Jerusalem Post.
"Podemos identificar uma repetição no comportamento dos tubarões, porque regressam anualmente à costa de Hedera. Nós vamos tratar de entender este fenômeno com ajuda de vários meios tecnológicos", explicou Aviad Sheinin, responsável pela pesquisa de superpredadores do centro de pesquisa.
A concentração de tubarões perto da usina israelense pode ser tida como fenômeno único, visto que nada parecido acontece no mundo.
Aumentando ainda mais o mistério, os pesquisadores identificaram que os primeiros tubarões que se aproximam da região correspondem a fêmeas de tubarões-negros, sendo esta espécie pouco conhecida na zona leste do mar Mediterrâneo.
Posteriormente, se unem a elas machos de tubarões-corre-costa, que é uma espécie considerada em perigo de extinção neste mar.
"O número de tubarões no Mediterrâneo está diminuindo devido ao excesso de pesca de presas que constituem a base de alimentos deles ou porque estão pescando tubarões. Parte da pesquisa procura achar um modo de baixar seu agrupamento não intencional para ajudar a sua conservação", explicou Sheinin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário