Aproximadamente 427 mil pessoas sofrem com depressão na Bahia, se não for tratada a doença pode levar a morte. A informação é do último estudo sobre o assunto feito em 2013, pelo Institudo Brasileiro de Geografia e Estatisticas.
Na atualidade, a depressão é considerada a quarta principal causa de incapacitação, segundo a Organização Mundial da Saúde. Muitas pessoas confundem uma simples tristeza com depressão, por isso é preciso saber da gravidade e complexidade da doença, que pode causa até disturbios no sono e na alimentação.
Vale lembrar que a depressão é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz alteração do humor caracterizada por tristeza profunda e forte sentimento de desesperança.
Na maioria das vezes, o tratamento é feito em conjunto pelo psiquiatra e o psicólogo. Existem diversos medicamentos antidepressivos, que ajudam a regular a química cerebral, e o médico escolherá segundo o perfil do paciente. O acompanhamento psicológico, que buscará levantar as causas do problema e como ele poderá ser desmontado, é crucial inclusive porque os remédios podem demorar um tempo para fazer efeito.
Na Bahia alguns locais ofercem tratamentos gratuitos: UFBA, Centro de Valorização da Vida (CVV) e Unijorge.
Nenhum comentário:
Postar um comentário