Obaluayê (King possuía a terra) ou Omolú (filho do Sr.) são os nomes, que são conhecidos Xapana, deus da varíola e doenças contagiosas.
A lenda de Ifá diz:
Grave Obaluayê EMPE da região (acima) e levou seus guerreiros em uma expedição para os quatro pontos cardeais, uma ferida feita por suas flechas, ficou cego, surdo ou aleijado pessoas.
Então, eu venho a Xapana território Mahi ao norte do Daomé anterior (agora Togo), matando e espalhando seus inimigos e destruindo tudo em seu caminho. O Mahi, tendo consultado um babalaô, aprenderam a acalmar com as ofertas de pipoca. Assim tranquilizado pelo atendimento, controle para construir um palácio, onde vivia antes de retornar ao EMPE país.
O Mahi, prosperou e tudo voltou ao normal. Apesar deste episódio lamentável, ainda é saudada como Xapana: Olútápà Kábíyèsí Lempa (King of país Nupe EMPE)
Tem uma das lendas era um caçador Molusí passar um antílope na floresta e tentou matar, além de o animal levantou uma das pernas da frente e estava escuro em pleno dia, logo depois a luz voltou eo caçador viu a presença de um que declarou a intenção de dar um talismã poderoso para coloca-lo em um monte de terra que deve ser na frente de sua casa, e poderia chamar em caso de necessidade.
Sete dias depois, uma epidemia de varíola começou a atacar a região, em seguida, o sacerdote disse que era o poder de Xapana e que para combater esta praga que eu deveria pedir a um templo e que todos devem obedecer-lhe, de modo que estas pragas não retornam .
Orixas
Iorubá de Deus no Novo Mundo e África
Jornalista Ricardo Antunes é agredido e sofre afundamento da face
-
Ataque brutal, ocorrido no Recife, foi filmado por um comparsa do agressor.
O comunicador passa por uma cirurgia de reconstrução do rosto no Real
Hosp...
Há uma semana
Nenhum comentário:
Postar um comentário