Oxum, a orixá do rio do mesmo nome que corre na Nigéria, e Ibeju território ijexá. É a segunda mulher de Xangô, tendo vivido anteriormente com Oguma e Orumila Oxossi.
Mulheres que querem ter filhos são dirigidas a ele, pois é ela quem controla a fertilidade através da manutenção de laços com Ìyámí-Aje (minha mãe feiticeira).
Quanto a este ponto uma legenda lê-se:
Quando todos chegaram à terra organizaram reuniões orixás onde as mulheres não eram admitidas. Oxum estava furioso por ter sido deixado de fora e incapaz de participar nas deliberações.
Em vingança, tornou-se mulheres inférteis e impediu as atividades orixás são favoráveis. Recorreram a deuses desesperados Olodumaré, disse-lhe que as coisas não vir a ser concretizadas apesar das boas intenções.
Olodumaré saber se reuniões Oxum envolvidos, espantado, respondeu que não, então disse que, sem esse Oxum nem a empresa poderia ser bem sucedido.
De volta à terra, Oxum convidado para suas reuniões, esta foi recusada, mas finalmente aceitou depois de implorar muito. Assim, as mulheres se tornam férteis novamente e projetos chegaram a ser concretizadas.
OSUM é chamado Iyàlóòde (ialode), título dado às pessoas que ocupam um lugar importante entre as mulheres da cidade. Além disso, ela possuía água doce, sem o qual a vida na Terra não seria possível. Seus eixos, que são pedras do fundo do rio, jóias de cobre e carapaça de tartaruga pentes.
Gosto Oxum para cobre (do país iorubá mais precioso metal na época) é mencionado em louvor dirigido a ele
Mulheres elegantes de jóias é o cobre sólido.
É um cliente dos comerciantes de cobre.
Oxum limpa suas jóias de cobre antes de limpar seus filhos
A saudação a Oxum: Pray Ye Ye O! ! ! (Chamada a benevolência da mãe)
Jornalista Ricardo Antunes é agredido e sofre afundamento da face
-
Ataque brutal, ocorrido no Recife, foi filmado por um comparsa do agressor.
O comunicador passa por uma cirurgia de reconstrução do rosto no Real
Hosp...
Há uma semana
Nenhum comentário:
Postar um comentário