Durante um mergulho próximo a Malta, este homem, apaixonado pelo mundo marinho há 40 anos, filmou uma criatura transparente que parecia tanto uma medusa quando um peixe.
O mundo submarino é cheio de mistérios e surpresas, mesmo para aqueles que exploram os oceanos durante toda uma vida. Também é o caso deste mergulhador de 61 anos.
Durante um recente mergulho, ele observou uma estranha criatura de aproximadamente 30 centímetros, transparente como uma medusa, mas com uma coluna vertebral como um peixe.
"Eu estava muito curioso. Nunca vi nada parecido durante os meus 40 anos de mergulho", revelou o mergulhador ao jornal Daily Mail.
O vídeo publicado no Facebook mostra sua mão, que é claramente visível através do corpo deste animal. A criatura possui os contornos da boca bem visíveis e um órgão em forma de tubo no interior.
Intrigado, o homem consultou o Instituto Oceanográfico Internacional de Malta, que indiciou que se trata de uma espécie de salpa.
As salpas são frequentemente confundidas com medusas, mas são mais próximas dos vertebrados. Estes animais, que geralmente vivem na superfície da água, crescem rapidamente: eles alcançam a maturidade em 48 horas e podem aumentar o tamanho de seus corpos em até 10% por hora.
Eles se movem na água se contraindo, bombeando água pelo corpo gelatinoso e filtrando assim o fitoplâncton, seu alimento principal.
As salpas vivem normalmente entre duas semanas e três meses, se antes não se tornarem presas de animais maiores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário