As quatro verdades de sofrimentos
O sofrimento existe neste mundo
É devido ao apego aos desejos mundanos
O sofrimento pode ser removida por descolamento de desejos
Liberdade de todo o sofrimento é seguido pelo caminho Oito vezes.
Budismo originou na Índia antiga em torno de alguns séculos 6 aC O budismo é sobre seguir a pregação de Buda. Budismo se espalhou por todo o sub-continente indiano e propagadas em Central, Sudeste e Leste Asia.Buddhism é seguida em países como Butão, Birmânia, China, Coréia, Japão, Índia, Malásia, Tailândia. O budismo tem dado ao mundo a tradição do Mosteiro e monges.
Oito vezes o caminho
1 Mindfulness direito
2 Fala direito
3 Pensamento Correto
4 Right Livelihood
5 Ação Correta
6 Contemplação direito 7
Direito Ver
8 Esforço Correto
O Nobre Caminho Óctuplo
1. Vista direita | Sabedoria | |
2. Intenção direito | ||
3. Fala Correta | Conduta Ética | |
4. Ação Correta | ||
5. Right Livelihood | ||
6. Esforço Correto | Desenvolvimento Mental | |
7. Mindfulness direito | ||
8. Concentração Correta |
O Nobre Caminho Óctuplo descreve o caminho para o fim do sofrimento, como foi colocado para fora por Siddhartha Gautama.
É uma orientação prática para o desenvolvimento ético e mental com o
objetivo de libertar o indivíduo de apegos e ilusões, e que finalmente
leva à compreensão da verdade sobre todas as coisas. Juntamente com os Quatro Nobres Verdades que constitui a essência do budismo.
Grande ênfase é colocada no aspecto prático, porque é só através da
prática que se pode atingir um nível superior de existência e,
finalmente, atingir o Nirvana.
Os oito aspectos do caminho não devem ser entendidas como uma seqüência
de passos simples, ao invés disso eles são altamente interdependentes
princípios que têm de ser vistos em relação uns com os outros.
Entendimento correto é o início eo fim do caminho, ela simplesmente
significa ver e compreender as coisas como elas realmente são e para
perceber a Verdade Quatro Nobres. Como ponto de vista, tal direito é o aspecto cognitivo da sabedoria.
Que significa ver as coisas através, de compreender a natureza
impermanente e imperfeita de objetos mundanos e idéias, e para entender a
lei do karma e condicionamento kármico.
Entendimento correto não é necessariamente uma capacidade intelectual,
assim como a sabedoria não é apenas uma questão de inteligência. Em vez disso, o entendimento correto é alcançada, sustentada e reforçada através de todas as capacidades da mente.
Ela começa com o insight intuitivo que todos os seres estão sujeitos ao
sofrimento e termina com compreensão completa da verdadeira natureza de
todas as coisas.
Desde a nossa visão do mundo formas nossos pensamentos e nossas ações, o
entendimento correto produz pensamentos e ações corretas direita.
Enquanto visão correta refere-se ao aspecto cognitivo da sabedoria,
intenção correta refere-se ao aspecto volitivo, isto é, o tipo de
energia mental que controla nossas ações. Intenção direito pode ser mais bem descritos como compromisso com a ética e mental auto-aperfeiçoamento. Buda distingue três tipos de intenções direita: 1. a intenção de renúncia, o que significa a resistência à tração do desejo, 2. a intenção de boa vontade, o que significa resistência a sentimentos de raiva e aversão, e 3.
a intenção de inocência, ou seja, não pensar ou agir com crueldade,
violência, ou de forma agressiva, e para desenvolver a compaixão.
Linguagem correta é o primeiro princípio de conduta ética no caminho óctuplo. Conduta ética é vista como uma diretriz para a disciplina moral, que suporta os outros princípios do caminho.
Este aspecto não é auto-suficiente, no entanto, essencial, porque
purificação mental só pode ser alcançado através do cultivo de conduta
ética. A
importância da fala no contexto de ética budista é óbvia: as palavras
podem quebrar ou salvar vidas, fazer inimigos ou amigos, começar a
guerra ou a paz. Buda explicou a linguagem correta como segue: 1. abster-se da linguagem mentirosa, especialmente não dizer mentiras deliberadas e não falar enganosamente, 2. abster-se de discurso caluniosas e não usar palavras de forma maliciosa contra os outros, 3. abster-se de palavras duras que ofender ou magoar os outros, e 4. abster-se de conversa fiada que não tem propósito ou profundidade.
Redigidas de forma positiva, isto significa dizer a verdade, falar
acolhedor, caloroso, e suavemente e falar apenas quando necessário.
O segundo princípio ético, ação correta, envolve o corpo como meio
natural de expressão, como se refere a ações que envolvem ações
corporais. Ações prejudiciais levar a estados de espírito doentio, enquanto as ações saudável levar a som estados de espírito. Mais uma vez, o princípio é explicado em termos de abstinência: ação correta significa 1.
abster-se de prejudicar os seres sencientes, especialmente a abster-se
de tirar a vida (incluindo suicídio) e fazer o mal intencionalmente ou
deliquentemente, 2. a se abster de tomar o que não é dado, que inclui roubo, roubo, fraude, engano, desonestidade e, e 3. abster-se de má conduta sexual.
Positivamente formulados, ação correta significa agir com bondade e
compaixão, para ser honesto, respeitar os pertences dos outros, e para
manter relações sexuais inofensivos para outros. Mais detalhes sobre o significado concreto da ação correta pode ser encontrada na Preceitos .
Modo de vida correto significa que se deve ganhar a vida de uma forma
justa e que a riqueza deve ser adquirida de forma legal e pacífica. O Buda menciona quatro atividades específicas que prejudicam os outros seres e que deve-se evitar, por essa razão: 1. negociação de armas, 2. que tratam de seres vivos (incluindo a criação de animais para abate, bem como tráfico de escravos e prostituição), 3. trabalhando na produção de carne e açougue, e 4. venda de tóxicos e venenos, como o álcool e drogas. Além disso, qualquer outra ocupação que violaria os princípios da linguagem correta e ação correta deve ser evitado.
Esforço correto pode ser visto como um pré-requisito para os outros princípios do caminho.
Sem esforço, que é em si um ato de vontade, nada pode ser alcançado,
enquanto que esforço mal orientado distrai a mente de sua tarefa, ea
confusão será a conseqüência. Energia mental é a força por trás esforço correto, que pode ocorrer em qualquer estados benéficos ou prejudiciais.
O mesmo tipo de energia que alimenta o desejo, a inveja, agressividade e
violência pode sobre o combustível do outro lado a auto-disciplina,
honestidade, benevolência, bondade e. Esforço correto é detalhado em quatro tipos de empreendimentos que se classificam em ordem crescente de perfeição: 1. para evitar o surgimento de unarisen estados prejudiciais, 2. a abandonar os estados prejudiciais que já surgiram, três. para despertar estados benéficos que ainda não surgiram, e 4. para manter e perfeito estados benéficos que já surgiram.
Atenção plena correta é a faculdade controlada e aperfeiçoada da cognição. É a capacidade mental de ver as coisas como elas são, com a consciência clara.
Normalmente, o processo cognitivo começa com uma impressão induzida
pela percepção, ou por um pensamento, mas depois não ficar com a
impressão simples. Em vez disso, quase sempre conceituar impressões sensoriais e pensamentos imediatamente.
Nós interpretá-los e colocá-las em relação a outros pensamentos e
experiências, o que naturalmente vão além da facticidade da impressão
original. A mente então postula conceitos, une conceitos em construções, e tece as construções em complexos esquemas interpretativos. Tudo isto acontece apenas metade conscientemente, e como resultado, muitas vezes, ver as coisas obscuras. Atenção plena correta está ancorada na percepção clara e penetra impressões sem se deixar levar.
Atenção plena correta nos permite estar ciente do processo de
conceptualização de uma forma que nós ativamente observar e controlar a
forma como os nossos pensamentos vão. Buddha responsáveis por este como os quatro fundamentos da atenção plena: 1. contemplação do corpo, 2. contemplação das sensações (repulsivo, atraente, ou neutro), 3. contemplação do estado de espírito, e 4. contemplação dos fenômenos.
O oitavo princípio do caminho, concentração correta, refere-se ao
desenvolvimento de uma força mental que ocorre na consciência natural,
embora a um nível relativamente baixo de intensidade, ou seja,
concentração.
Concentração neste contexto é descrito como unidirecionalidade da
mente, ou seja, um estado onde todas as faculdades mentais são
unificados e direcionada para um objeto particular. Concentração correta para o propósito do caminho óctuplo significa concentração saudável, ou seja, a concentração em pensamentos saudáveis e ações. O método budista de escolha para desenvolver a concentração correta é através da prática da meditação. A mente meditando se concentra em um objeto selecionado. Primeiro dirige-se para ele, então sustenta concentração e, finalmente, intensifica a concentração passo a passo. Através desta prática torna-se natural para aplicar níveis elevados de concentração também em situações cotidianas.
Os Fatores da Iluminação:
Equanimidade
Concentração
Êxtase
Investigação
Tranqüilidade
Energia
Atenção
Equanimidade
Concentração
Êxtase
Investigação
Tranqüilidade
Energia
Atenção
Nenhum comentário:
Postar um comentário