Marte e agressividade
Influencias do Planeta Marte no Mapa.
O trânsito de Marte ressalta a agressividade (condição inerentemente humana, que existe independentemente da posição de um ou outro planeta - Marte, no mapa, indica onde, como e em que medida a agressividade é sentida e se manifesta individual e coletivamente). Outros pontos do mapa, quando ativados pelo trânsito desse planeta, podem indicar períodos em que esses contatos sejam concomitantes com as funções e circunstâncias marciais.
Igualmente, podemos estar vivendo situações em que nos irritamos, agredimos e somos agredidos numa área da vida, enquanto em outra área somos menos pressionados e atravessamos momentos de relativa tranqüilidade. Essas coisas podem estar acontecendo num mesmo mês, às vezes num mesmo dia, quando saímos de uma discussão acirrada no trabalho e, em seguida, somos bastante cordiais com um cliente; depois, entregamo-nos à paixão numa torcida de futebol ou no ato sexual, para á seguir lermos um livro deitados numa rede.
Como resolver isso? Não é tão difícil: aquela área da vida representada pelo ponto tocado pelo trânsito de Marte no mapa radical dificilmente não estará reproduzindo com maior freqüência as características modelares descritas para a simbólica daquele planeta. Aquele ponto denuncia a relação entre o que o trânsito representa para o discurso astrológico e a condição vivida.
Usando um trânsito relativamente rápido como o do planeta Marte (rápido se o compararmos com os ciclos dos planetas de Júpiter a Plutão) é mais simples identificar alterações comportamentais e circunstanciais em curto espaço de tempo. Igualmente, a escolha de Marte e não de Mercúrio, Vênus ou qualquer outro fator que visto da Terra teria maior velocidade, reside em três motivos principais:
1. Ele não é nem muito longo, nem tão efêmero quanto os de Mercúrio e Vênus, o que o torna suficientemente marcante sem que seja necessário aguardar um longo tempo para elaborarmos um parecer;
2. A manifestação das características marciais num período costuma ser facilmente observável devido à forma direta e intensa com que a área da vida por ele tocada é afetada;
Há anos venho fazendo um estudo concentrado na questão da agressividade, da violência e outras formas de expressão catártica, manifestações que em grande parte podem ser associadas ao simbolismo de Marte.
Plutão "aflito" pelo trânsito de Marte não raro coincide com períodos em que um bom número de pessoas realiza algo que faz com que elas vertam sangue ou passem por algum tipo de crise interna que represente, em nível psicológico, uma ruptura com a linearidade ou com noções de "normalidade". Podem ser verificados casos de cirurgias voluntárias ou não.
O trânsito de Marte também é tradicionalmente associado a cortes e queimaduras, dependendo das circunstâncias. Mas, Há quem passe por um trânsito de Marte sem sofrer incisão em parte alguma do corpo e há quem sofra algo mais violento. No entanto, as experiências marcadas por sinais como o deste trânsito de Marte giram em torno de um feixe de possibilidades compatíveis com aquilo que o planeta representa.
Assim, pode-se demonstrar que a especificidade do trânsito do planeta e suas circunstâncias análogas independem de crença ou de estado psicológico sugestionável. Outra alegação contrária a esta proposta seria a de que a explicação de eventos pela posição de Marte possa se produzir posteriormente ao transito do planeta e que não constituiria um prognóstico verdadeiro.
Se por um lado é válido dizer que a observação feita a posteriori apenas confirma o que já se sabe, por outro, é inválido dizer que ela não se justifica. Ela serve como demonstração de situações possíveis na época em que o mesmo aspecto ocorrer novamente. O que se quer aqui não é apresentar uma descrição exata, mas sim o leque restrito de possibilidades que um contato entre fatores de um mapa pode ter. Ademais, esta é como vem sendo dito apenas uma proposta de aplicação do método em estudos futuros para averiguação estatística.
Marte não afeta as pessoas só por trânsitos diretos em seu movimentos em torno de Sol, mas também por seu movimento imaginário no mapa através das progressões. Podemos constatar isso observando mapas de pessoas que passaram por tragédias ou morreram vitima dessa influencia. Um exemplo é a analise do mapa de Elís Regina, astrodiagnose, onde podemos constatar o planeta Marte como, O causador da morte, ou areneta, seria então Marte, planeta que se encontra na Casa VIII zodiacal em sua progressão direta em cima do Sol, mas de forma indireta.
Os trânsitos de Marte não afetam só as pessoas, mas qualquer horóscopo de nascimento seja de uma empresa nação ou evento. O Brasil, por exemplo, nasceu com uma oposição entre Marte e Saturno. E nos anos em que há trânsitos que "repetem" certos aspectos natais - sejam eles fluidos ou anunciadores de problemas - costuma-se dizer que será um ano em que aquela promessa representada por um aspecto será atualizada. Em outras palavras: no ano em que se repetem aspectos do mapa natal, será vivida de modo expressivo essa condição natal.
Olhemos mais de perto a natureza da oposição entre Marte e Saturno.
O Brasil independente nasce sob a indisciplina contra a autoridade constituída. Marte representa literalmente a espada de D. Pedro I contra o arcaísmo tacanho dos portugueses apegados à terra - Saturno em Touro representando a elite oligárquica que até agora não "largou o osso", por assim dizer. Não por acaso, D Pedro I nasceu com a Lua em Escorpião, em grau muito próximo ao Meio-Céu do nascente país.
O ponto médio do Sol com Marte em mau aspecto com Júpiter, isso pode trazer um aumente de catástrofes e muitos prejuízos. Nota-se ainda uma oposição de Vênus com a parte arábica, correspondente ao assassínio e isso pode ocasionar muita violência domestica no próximo ano, onde as mulheres podem ser as principais vitimas. Esse aspecto é reforçado pela oposição de Marte a parte arábica referente ao casamento. Vemos ainda um terceiro fator confirmando os dois primeiros citados acima, a oposição de Vênus a parte arábica correspondente à discórdia.
Analises de: Carlinhos Lima – Astrólogo e Pesquisador
Nenhum comentário:
Postar um comentário