HISTÓRIAS DOS INCENSOS A base natural consiste em resina ou goma extraídas de certas plantas e árvore, principalmente da família das burseráceas. O olíbano, a goma elemi, a goma de tragacanto são as mais utilizadas. Os povos antigos também usavam como incenso cascas de madeira, ervas aromáticas, especiarias, flores e sementes.
O incenso só foi incorporado ao ritual judaico por volta do séc. VII, pois os hebreus nutriam reservas quanto ao seu uso associando ao paganismo. O mesmo preconceito surgiu no cristianismo por volta do séc. IV. O incenso e seus domínios se estenderam até a África passando pela Grécia. Os gregos usavam como incenso madeiras aromáticas - cedro e murta- que queimavam em honra aos deuses. Também era costume oferecer a pessoas.
Com expansão do comércio árabe, os gregos começaram a importar resinas e gomas com o que passaram a elaborar os seus próprios incensos. A Índia foi conhecida pelo desenvolvimento das fragrâncias. O Islamismo adotou este costume do hinduismo. Assim como o Budismo se incumbiu de difundir o incenso no China e no Japão onde é oferecido com flores, frutas, além de integrar as cerimônias de iniciação dos monges e rituais diários dos mosteiros. Os egípcios profundos conhecedores da arte de fazer incensos ao terminarem de confeccioná-lo mostravam ao Deus do Sol Rá, quando o sol surgia no horizonte, meio-dia e por fim da tarde.
FAÇA SEU PRÓPRIO INCENSO: Goma arábica, carvão em pó ativo ou esterco bovino peneirado, enxofre, sândalo em pó, essência de qualquer fragrância, álcool de cereais e vareta de bambu fininha de 15 cm de comprimento.
Modo de preparar: misture todos os pós, acrescente água; depois, leve ao fogo brando e mexa com a colher de pau até formar uma pasta lisa. Mergulhe as varetas uma a uma nessa solução. Se a pasta grudar bem, leve ao sol para secar. Uma vez completamente secas, mergulhe as varetas na essência diluída (uma parte de essência para duas de álcool). Leve ao sol novamente; depois de secas as varetas, o incenso já poderá ser queimado.
A UTILIDADE DE CADA INCENSO E CADA VELA ALECRIM: Bom para dores musculares, artrite, reumatismo, enxaquecas e cólicas. Ativa a memória, dá mais disposição e melhora o astral.
ALFAZEMA: Usado para o tratamento de acne e bronquite. Atua sobre o sistema nervoso, deixando a pessoa mais tranqüila.
CRAVO: Ajuda na digestão. Essa essência estimula a vitalidade e funciona também como afrodisíaco.
CÂNFORA: Ótimo para os momentos de meditação e relaxamento, pois facilita a concentração. Traz a inspiração e a harmonia espiritual. Limpa também o ambiente.
OBS.: Se estiver com pedras de cânfora em casa poderá também colocá - las nos cantos da casa ou usa-las somente no defumador ( afasta as energias negativas ).
JASMIM: É relaxante, confere mais disposição e jovialidade, pois combate a apatia e o desânimo. Pode ser usado nos momentos de amor e sexo.
LAVANDA: Tem efeito sobre o sistema nervoso, atua contra os problemas dos pulmões, eliminando as toxinas, e também contra os problemas sexuais.
MIRRA: Ideal para purificar o ambiente, eliminando as energias negativas. Favorece o equilíbrio e também ajuda no tratamento de inflamações.
ROSAS: Indicado para quem tem problemas de insônia, pressão baixa, dores de cabeça e de circulação. Confere mais inspiração para o amor.
SÂNDALO: Além de estimulante, tanto atua nos momentos de amor, como traz paz a meditação.
COR DA VELAS DE ACORDO COM O SEU PEDIDO
AMARELA: Exerce grande influência nas áreas sentimental e profissional. Dá grande poder de raciocínio para analisar às próprias emoções e sensações. Serve para atingir o sucesso no trabalho e também nos estudos. Essa cor estimula a criatividade dos que nela depositam a fé.
Protege a criatividade, a imaginação e a inteligência. Representa a figura feminina e a criação.
LARANJA: É a cor da fertilidade e também une a família. Acenda esta vela para ter mais proteção nesse setor.
AZUL -CELESTE OU ROSA: Essas cores simbolizam o justo, o perfeito, com predisposição à cortesia, à ética e a amizade. Servem para solucionar questões de amor e paixão.
VERMELHA: Ajuda a reconstruir as situações que desmoronadas e intensifica ainda mais o seu poder contra todas as energias negativas. Pode ser usada nos pedidos de força para o espírito e para dar mais coragem e determinação para viver. Resolve problemas de saúde.
PÚRPURA (VERMELHO ESCURO): Estimula a capacidade de agir, de trabalhar e de ir à luta por causa da força que dá a mente e ao espírito. É a cor certa para os idealistas e para quem quer resgatar a dignidade perdida.
VERDE: Essa cor está relacionada com as ambições dignas. É boa para Ter mais perseverança e sorte. Pode pedir também fartura, abundância e ainda serve para agradecer as forças que teve durante o período de dificuldade.
VERDE-OLIVA: Esse tom de verde exalta a qualidade humana, dá maior inspiração para o lado intelectual, acentua muito os dons artísticos, como a literatura, musicas e invenções.
DOURADA OU PRATEADA: É uma cor poderosa para afastar quaisquer influências negativas e para atrair as influências positivas superiores. Deverá ser muito usada nas mesas do Natal e do Ano - Novo.
PRETA: Só deverá ser usada por pessoas experientes que saibam a força contida em sua energia. Dependendo de como essa energia e quais entidades serão ativadas podemos bloquear ou ativar forças. Em muitos lugares é usados como peças decorativas, mesmo assim cuidado com seus pensamentos ao acendê-las.
Lembre-se: a quem pensar o mal a ti irá chegar em dobro! DETALHES IMPORTANTES SOBRE VELAS *Desmagnetize a vela comprada na rua, limpando com um pano molhado e depois doando energia a esta mesma vela. *Nunca acenda velas em frente de espelho, pois poderá ver imagens do que já aconteceu com você em tempos passados ou o que está ocorrendo em algum lugar, mesmo para que já está acostumado a fazer isso por muitas vezes já se assustou ou entrou em freqüência com outras energias de outras dimensões. *Nunca acenda velas numa altura abaixo do pescoço, e sim acima do pescoço, pois a vela e para ser acesa para o Alto e não para a terra. Coloque seu nome completo na vela da base para cima (ponta da vela onde acende) use um copo com água do lado esquerdo.
*Nunca use do recurso de derreter o começo da vela para prendê-la na superfície, acenda pingue gotas e então comece a prender a vela na superfície. *O modo invertido é muito usado para acender vela para falecidos. *Ter muito cuidado ao acender velas vermelhas para que a cor da mesma não chame outras energias. Só acenda as velas vermelhas quando realmente tiver o objetivo acima citado. Acenda com muita concentração. *Evite acenda-las em horas abertas (6:00, 12:00, 18:00, 24:00) são horas em que o cosmos está geralmente em evidência no que se diz em proteger aqueles que estão nas ruas a mercê daqueles espíritos impuros que descem para receber oferendas dos tipos até de velas.
*Se souber acenda-as nos horários do seu anjo guardião não se esquecendo de acender uma branca para ele ao lado da vela que deseja acender. *Nunca acenda dentro da sua casa para falecidos. Para isso existem templos, igrejas e terras santas (cemitérios) usem a vela sempre branca e coloque o nome do falecido na vela da ponta (haste que acende) para base, porque que falece foi enterrado e a vela assim fará o mesmo. O ascenderá (levantará) para o alto (firmamento) de modo que seu espírito se eleve da terra para o Céu.
Carlinhos Lima - Astrologo
Um comentário:
Muito interessante...adorei jasmim e rosas...não entendi o porquê?kkkkkkk
Parabêns pela matéria...
Postar um comentário