Quero a aqui render minhas homenagens ao grande astrólogo JUAN ALFREDO CÉSAR MÜLLER pelo seu trabalho em prol da astrologia.
Psicólogo, homeopata e astrólogo foi idealizador, fundador e presidente da gestão inaugural da primeira associação de astrólogos surgida em nosso país. Em 1978, criou e presidiu o I Colóquio Brasileiro de Astrologia em São Paulo, evento que deu início a realização de congressos brasileiros unindo profissionais, estudantes e pesquisadores de vários estados da federação.
Lá estiveram presentes alguns dos mais renomados astrólogos do país, tais como Emma Costet de Mascheville, Waldyr Bonadei Fücher, Rodrigo Araês, Olavo de Carvalho, etc., Secretariou o evento o professor Willy Wirz, pesquisador e professor de Astrologia.
Nascido em Buenos Aires, Argentina, em 29/06/1927 às 14h30m, originário de família suíça é tetraneto de Johann Müller de Königsberg - o célebre astrólogo, prelado e matemático alemão Regiomontanus, nascido a 6 de junho de 1436. Regiomontanus dirigiu seu próprio observatório astronômico, editou efemérides de 30 anos e criou um dos doze sistemas de cálculos de casas astrológicas, que leva seu nome. Criou um dos fundamentos da trigonometria e escreveu comentários sobre o Almagesto.
Müller estudou na Suíça, onde se formou psicólogo na Universidade de Zurique. Foi aluno de Jung, que o obrigou a cursar a cadeira livre de Astrologia para que pudesse receber seu diploma. Segundo contava Müller, Jung lhe obrigou a estudar Astrologia para que aprendesse a não criticar algo que não tivesse estudado. Talvez Jung conhecesse a ascendência de Müller e tenha por isso percebido o papel importante que a Astrologia teria em sua trajetória. Vejam a comparação entre os mapas de Regiomontanus e Müller. São notáveis os contatos quase exatos existentes entre Netuno, em ambos os mapas quase no mesmo grau de Leão, bem como a conjunção de Plutão de Regiomontanus com conjunção de Lua e Plutão do nascimento de Müller.
Assim, através de Müller, a Astrologia nacional compartilha raízes profundas com a tradição européia, tanto através de Regiomontanus quanto de Karl Gustav Jung, responsável pela reabertura da cátedra de Astrologia na Universidade de Zurique. No mapa astral de Müller, Aquário na casa IV, assinalando suas raízes astrológicas, com Urano recebendo conjunção de Júpiter e o trígono de Mercúrio e o trígono exato do Ascendente. Urano encontra-se em quadratura à conjunção de Urano e Netuno em Capricórnio na casa XI do mapa do Grito do Ipiranga, o que é consistente com sua atuação pioneira e impulsionadora à Astrologia Nacional.
Fixou-se em São Paulo em 1952. Foi membro do Conselho Holos Brasil, filiado à Universidade Holística de Paris. Fundou e presidiu a Sociedade Brasileira de Szondi. Ministrou juntamente com o Prof. Raul Varella e com a colaboração de Olavo de Carvalho e Antonio Carlos Harres, o primeiro curso de extensão em Astrologia para formandos em Psicologia na PUC de São Paulo, em 1979. Participou como palestrante de vários eventos promovidos pela Escola Júpiter em São Paulo e SARJ no Rio de Janeiro.
Faleceu por volta das 18h do dia 01/07/1990 em SP, quando o Ascendente entrava em conjunção com Saturno em Capricórnio, repetindo aspecto semelhante ao seu nascimento, com o Ascendente em conjunção a Saturno em Sagitário.
Psicólogo Clínico altamente conceituado, o Dr. Müller utilizava princípios astrológicos no diagnóstico e tratamento de pacientes. Falava fluentemente o português, o espanhol, o alemão, o francês e o inglês. Além disso, conhecia profundamente os tratamentos homeopáticos, assim como alguns princípios alquímicos. Por sua coragem profissional, por seu caráter e por seus conhecimentos, o Dr. Müller é um marco na história da Astrologia nacional.
Com a força de sua autoridade científica, conhecimento profundo do assunto e elegância natural, soube fazer-se ouvir na defesa de nossa causa. Continuamos precisando de muitos "Dr. Müller" para esclarecer o público, afastar os preconceituosos e dar a devida respeitabilidade ao nosso movimento. Espero que a CNA consiga coroar esse trabalho.
Juan Alfredo César Müller merece sim ser indicado como patrono da CNA. (artigo do site da CNA)
Carlinhos Lima – Astrólogo, Tarólogo e Pesquisador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário