Culto aos Deuses
O período neolítico não conhecia Deuses - vigorava o matriarcado, com a Deusa-Mãe. O conceito de paterno inexistia e a moral, a ciência e a religião ocupavam a mesma esfera. Com a instituição do patriarcado, através do mau entendimento de alguns, o cálice foi derramado através da espada, relegando o elemento feminino. Com o fim da era de Peixes, tipicamente masculina, o reinado feminino retorna em Aquário para resgatar Sofia, o arquétipo da Sabedoria. Mas com certeza não banira mais o patriarcado, pois esse é um conceito maravilhoso o qual só tem que se aliar ao matriarcado da Criação Universal.
Assim como o Taoísmo primitivo, todas as religiões ancestrais visualizavam o Universo como uma generosa Mãe. Nada mais natural: pois é do ventre delas que saímos. De acordo com o mito universal da Criação, tudo teria saído dela. Entre os egípcios, era chamada de Nuit, a Noite. "Eu sou o que é o que será e o que foi." Para os gregos era Gaia - Mãe de tudo, inclusive de Urano, o Céu. Entretanto, ela não era apenas fonte de vida, como também senhora da morte.
O culto a Grande- Mãe era a religião mais difundida nas sociedades primitivas. Descobertas arqueológicas realizadas em sítios neolíticos testificam a existência de uma sociedade agrícola pré-histórica bastante avançada, na região da Europa e Oriente Médio, onde homens e mulheres viviam em harmonia e o culto à Deusa era a religião. No entanto incompleta assim como a do Patriarcado, pois o universo existe numa perfeita harmonia dual. Não que existam um Deus e uma Deusa, mas que o Criador tem as duas essências e energias Criadoras compostas em si.
Porem sabe-se (segundo relatos) que o Criador quando se apresentou aos homens em forma humana e conversou com eles sempre usou uma personificação masculina. Não estou aqui querendo desqualificar a grande força feminina do cosmos nem tampouco querendo dizer que esta possa ser submissa, mas que ele reina em harmonia e equilíbrio sem discórdia.
Não há evidências de armas ou estruturas defensivas, onde se conclui aquela era uma sociedade pacífica. Também não há representações, em sua arte, de guerreiros matando-se uns aos outros, mas pinturas representando a natureza e uma grande quantidade de esculturas representando o corpo feminino. Essas esculturas também foram encontradas em Creta, datadas de 2.000 a .C.
Na sociedade cretense as mulheres exerciam as mais diversas profissões, sendo desde sacerdotisas até chefes de navio. Platão conta que nesta sociedade, a última matrifocal de que se tem notícia, toda a vida era permeada por uma ardente fé na natureza, fonte de toda a criação e harmonia.
Segundo historiadores, a passagem para o patriarcado deu-se em várias esferas. Na velha Europa, a sociedade que cultuava a Deusa foi vítima do ataque de poderosos guerreiros orientais - os kurgans. O Cálice foi derrubado pelo poder da Espada. Outro fator decisivo para tal transformação foi o crescimento da população, que levou as sociedades arcaicas à "domesticação da terra".
Os homens tinham que dominar a natureza, para obrigá-la a produzir o que queriam. Com a descoberta de que o sêmen do homem é que fecunda a mulher(acreditava-se que esta gerasse filhos sozinha), estabeleceu-se o culto ao falo, sendo este difundido pela Europa, Egito, Grécia e Ásia, atingindo o seu ápice na Índia. Com o advento do monoteísmo, e patriarcado - e a conseqüente dominação da mulher - o culto ao falo estabeleceu-se em definitivo.
O monoteísmo não é apenas uma religião, é uma relação de poder. A crença numa única divindade cria uma hierarquia - de um Deus acima dos outros, do mais forte sobre o mais fraco, do crente sobre o não-crente. - Na verdade essa parece ser não só a forma mais sabia de um grande Governo Cósmico como nos meios místicos espiritualistas é a forma mais aceitável pelos Grandes Mestres.
É hora de nós pensarmos em quanto somos nulos e pequenos diante de certas coisas... O quanto nós esquecemos que o RESPEITO deve prevalecer sobre tudo... O quanto sabemos muito bem devolver a agressão recebida às vezes até de forma mais agressiva que o necessário..... E os quantos somos incapazes de perguntar... De falar um Como vai você?... Ferir o próximo quando se foi ferido é fácil... Difícil é dar amor a quem nos fere...
O que me fez pensar nisso é o desejo de compreender o segredo da magia que cria e não que destrói. Falo isso pois tenho por certo que a magia nunca será criadora sem a presença de conceitos éticos e sem a presença do sentimento mais poderoso, o qual corresponde ao primeiro ato do Criador: o amor! O sentimento mais poderoso e mais belo que existe. Ele pode vencer e dissipar até mesmo a morte.
Carlinhos Lima – Astrólogo, Tarólogo e Pesquisador.
- ...
- Umbanda Maria Rosa é uma pomba-gira que trabalha na linha das almas, mas, sob a Vibração de Oxum. Trabalha para o amor e tudo que esti...
- Cientistas examinaram o colapso estelar de uma estrela localizada a 624 milhões de anos-luz de distância, chegando à conclusão de qu...
- Após longos debates, os astrônomos propuseram uma teoria que explica o excedente de radiação gama conhecido como o Excesso GeV do Ce...
- QUÍRON RETRÓGRADO: poderes de cura, iniciáticos e alquímicos O caminho da percepção Os planetas retrógrados são mai...
- Uma paleta de pintura de 5.000 anos, supostamente utilizada para pintar pratos, foi desenterrada durante os trabalhos de escavação n...
Nenhum comentário:
Postar um comentário