Total de visualizações de página

domingo, 16 de fevereiro de 2020

EVOLUÇÃO CARMICA



Na verdade o Karma não é o sofrimento. É a situação que não nos sentimos aptos a encarar. Será por despreparo ou irresponsabilidade? Sim, pois o contexto é que toda a situação difícil de nossa vida exige de nós paciência, prudência e perseverança, ou seja, uma postura de responsabilidade. Toda situação dita “karma” exige o uso de nosso arbítrio, nossa capacidade de fazer escolhas sábias diante do nosso destino.

Saturno na astrologia é considerado o Senhor do Karma. Representado como um velho sobre um véu com uma foice, lembra o Eremita, a carta 9 do Tarô.

[anjodanoite.jpg]

Simboliza o tempo de plantar e colher, o tempo que devora as suas criações.

Onde está Saturno no mapa existe tempo e experiência, por isso o dever de darmos continuidade a uma tarefa já iniciada no nosso processo evolutivo.

A culpa surge pela frustração em não conseguirmos cumprir nossos compromissos. E quanto mais se adia o dever por impotência ou auto-exigência, mais culpa se sente e mais se emaranha na teia do karma, onde os deveres se transformam em dívidas.

Saturno mostra onde a evolução só se dará pelo trabalho, luta, esforço e disciplina, ou muitas vezes pelo dor. A dor precisa ser desmistificada, pois o sofrimento gera consciência. Pela dor nos conscientizamos dos aspectos em nós que precisam de atenção e desenvolvimento. E a própria dor na sua releitura, é a dificuldade de aceitar as provações, os limites impostos pelo destino. Afinal, sofrer é saber suportar.

Vale lembrar que Saturno na sua constituição física é um planeta coberto de gelo, os anéis são de gelo cristalizado e de baixíssima densidade, logo se fosse colocado na água, boiaria!

Conclusão: quando assumimos nossas escolhas e responsabilidades, os problemas que parecem tão pesados, se tornam leves. Porque simplesmente os aceitamos independente do tempo que nos exige para resolvê-los

Saturno na mitologia greco-romana foi o segundo a “reinar no universo”. Como castrou seu pai e o destronou, foi destronado por um filho. E assim foi inaugurado o karma, pois “aqui se planta, aqui se colhe”.

Com o intuito de controlar essa sina, ele engolia os seus filhos. Nossos filhos são nossas obras, criações, pedaços de vida que saem de nós. Por isso a idéia de que a área onde está o planeta saturno no nosso mapa é onde há um velho tirano promovendo restrições e dificuldades, porque ali engolimos nossos filhos, nos castramos e nos cobramos uma perfeição. E nunca estamos prontos.

Depois que Saturno foi destronado por Júpiter, ele perdeu sua imortalidade e vagou pelo mundo ensinando seu conhecimento. Foi a idade do outro, quando todos os homens eram reconhecidos nas suas individualidades e por seus próprios valores. É por isso que também onde temos saturno há um velho sábio, capaz de construir naquela área grande prosperidade. É o máximo da realização na matéria, é a teoria na prática, a evolução espiritual, a conquista da dignidade humana.

Saturno rege o signo de capricórnio, o mês da entrada do ano novo. A mensagem dos céus é portanto, comecemos o ano com responsabilidade. Não é hora de sonhar, o momento requer “manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranqüilo”. Os castelos no ar precisam de cimento se desejamos realizá-los. É isso que confere saturno: a realidade é concreta. Para chegarmos ao alto da montanha os passos têm que ser cautelosos e firmes. É preciso saber onde se pisa para não atrasar a empreitada. Isso é responsabilidade! Isso é sabedoria!

E essa é a lição do senhor do karma: posso escolher entre viver como um velho tirano, engolindo meus filhos, minha auto-confiança, me cobrando, me exigindo e tornando as experiências difíceis e dolorosas, ou viver como um velho sábio, que sabe ter paciência e perseverança aceitando e assumindo responsavelmente os desafios.

Na trilha do auto-conhecimento, já se sabe que para chegarmos ao entendimento de nossas questões mais íntimas, para compreendermos o que nos transtorna interiormente, temos de investigar o inconsciente, nosso universo interno carregado de valores, desejos, frustrações e medos. É exatamente no fundo desse universo, dessa grande memória, que podemos encontrar as razões da alma, os motivos que nos trazem à vida, para que possamos elaborar e realizar nossa evolução espiritual.

Considerando esse processo evolutivo como um reciclar dinâmico na matéria, quando a alma, através da transmigração em várias vidas, tem oportunidade de lapidar seus dons e suas dores, conhecer o karma é acessar a memória mais profunda, é entender a quantidade de informação que se traz, que precisa ser compensada, reciclada e re-elaborada, para que se possa fluir na trilha evolutiva. O karma é tanto a dor quanto o dom. O dom é para ser doado e a dor é para ser conscientizada, pois é consequência dos valores que precisamos reformular, dos modelos cristalizados e enrijecidos pelo medo da mudança. Por isso, muitas vezes semeamos nossos próprios sofrimentos, quando não sabemos reagir diferente às situações que se repetem em nossa vida. Para reformular essas reações é preciso uma releitura dos fatos. Um processo que antecede às conclusões. Como conseguir ver o mundo sob outra ótica?

Na astrologia, o signo de aquário, do aguadeiro que rega com a água da consciência a humanidade, simboliza a igualdade, fraternidade e liberdade. Como tudo na vida só existe na sua polaridade, o signo de aquário só se manifesta na sua magnitude com a energia do signo oposto, leão. Ou seja, só depois que a individualidade, potencial máximo do ser organizado na sua tri-membração mental, emocional e física for estabelecida, que em aquário ele estará pronto para dar, regar, ajudar e afinar-se no coletivo em um só tom. Somente ao afirmar seu "Eu Sou" integro, característica fundamental de leão, que o homem será capaz de conviver aquarianamente, sem posses, sem apegos, sem divisões. Este é o ideal da nova era. Se será ideologia ou utopia depende de nós, dos atos semeados e dos fatos colhidos. Por isso a astrologia é, e será sempre, a grande bússola a orientar a viagem humana. De onde eu vim, e para onde eu vou, ontem, agora e sempre.

Como aquário é portanto o símbolo da liberdade, é a era de aquário a era da libertação do karma. Como realizá-la? Com a era de peixes, Cristo instaurou o livre-arbítrio. Foi a era da religião, do sentimento e da maturação psicológica, consequentemente, da maturação da alma coletiva. Na era de aquário, o "Cristo Interno" será inaugurado nas individualidades. Por isso urge descobrirmos nossos condicionamentos, tirarmos os véus dos modelos kármicos para entrarmos em sintonia com a nova era.

Urano, regente de aquário, é o planeta que representa como se manifesta o desejo de liberdade e individualidade de uma pessoa, mostra como ela estabelece sua ligação com o plano mental do universo, como se conecta com as idéias originais e abre sua intuição para compreender a vida e solucionar seus problemas. No mapa astral, urano mostra o trabalho e o propósito da alma na encarnação presente e onde está a libertação dos limites kármicos do passado, para que possamos ir além nos processos evolutivos. Urano é o único planeta que "liberta karma" porque traz mudança dos ventos, quebra estruturas, rompe e libera o ego das percepções superficiais impostas por saturno, o tempo, a razão, os necessários limites sociais. Urano abre as brechas para o inconsciente, altera o estado de consciência, forçando a uma releitura da realidade mais sintonizada com a verdade universal. Atuando através do nível mental da personalidade, rompe condicionamentos, capta novos valores e re-elabora os significados e as experiências da vida. Mas cuidado, acessar os motivos inconscientes e liberá-los na personalidade, é uma elaboração que exige equilíbrio com o tempo e as circunstâncias sociais do presente, mas certamente se evidenciará no movimento dos ciclos da vida.

É bom lembrar das lições da mitologia. Urano é um deus primordial, nascente do caos e representa o espaço. É o céu que cobre Géia, a terra fecunda, e com ela tem filhos ininterruptamente. Ë a criatividade intensa, a inspiração do universo com a velocidade da luz. Representa a criação sem medida e sem diferenciação, que acaba destruindo o que cria por sua própria energia abundante. Pois Urano deu vida a uma prole de monstros que foram todos rejeitados e devolvido ao útero de Géia. Esse processo só foi interrompido com Saturno, filho de Urano, que castrou o pai para dar limites ao sofrimento da mãe. E a grande moral dessa estória, é que das espumas da castração nasceu Vênus, a deusa da beleza. E assim o espaço cede ao tempo um lugar no universo e pelos limites da beleza traçam as formas no movimento contínuo da evolução.

Na teoria da relatividade, em contra-posição, o espaço não é isolado do tempo, estão intimamente vinculados e igualmente afetados pela presença da matéria que flui diferencialmente em partes diversas do universo, ou seja, toda a estrutura espaço-tempo depende da distribuição da matéria, assim o conceito de espaço vazio perde também o seu significado diante da descontinuidade da matéria, e tanto o espaço quanto o tempo tornam-se meros elementos de linguagem para um observador descrever os fenômenos observados. E, o mais importante dessa teoria, é a compreensão de que a massa nada mais é do que uma forma de energia: E = mc2.

A partir de então tentou-se aperfeiçoar a teoria da matéria, afina, como os átomos se combinam para formar os elementos? Para aprofundar este conhecimento era preciso ver como relacionavam-se entre si. Desvendou-se assim a natureza íntima do átomo, sua estrutura nuclear de prótons e nêutrons, cercada de elétrons, movendo-se rapidamente ao redor do núcleo, cuja a quantidade determina a qualidade química da matéria. Ficou assim esclarecida a força eletromagnética como a responsável pela manutenção dos elétrons ao redor do núcleo atômico, o que permite a estabilidade dos átomos. Este fato marcou profundamente a concepção clássica mecanicista, onde as forças se encontravam rigidamente vinculadas aos corpos sobre os quais agiam. A luz visível não passa portanto, de um campo magnético de alternância rápida e, que percorre o espaço em forma de ondas e, é apenas uma fração do espectro eletromagnético.

Mas os paradoxos começaram logo a aparecer. As unidades subatômicas da matéria são entidades extremamente abstratas e dotadas de um aspecto dual, dependendo da forma como as observe, aparecem às vezes como partícula e outras vezes como onda. Em resumo, no nível subatômico, o microcosmo, não se pode dizer que a matéria exista com certeza em lugares definidos, mas que apresentam tendências a existir, e, que os fenômenos não ocorrem com certeza, mas apresentam tendências a ocorrer. Essas tendências são expressas como probabilidades, e são associadas a quantidades matemáticas que tomam a forma de ondas, ondas de probabilidade, ou seja, probabilidade de interconexões. A teoria quântica nos revela então, “que à medida que penetramos na matéria, a natureza não nos mostra blocos de construção isolados, mas sim uma complicada teia de relações entre as diversas partes do todo”(Fritjof Capra).

Idéias e mais idéias começaram a salpicar como pequenos big bangs, que alíás, foi mais uma dessas idéias, uma teoria sobre a origem do universo,uma grande explosão que lançara toda matéria existente no espaço e, que, partir de então, estaria se esfriando e se expandindo. Essa teoria está hoje sendo muito questionada.

Algumas dessas idéias valem ser ressaltadas, como o teorema de Bell, aferido mais tarde por Alain Aspect, que mostra que ao mudar o movimento de rotação interna de uma partícula, pertencente a um sistema de duas partículas idênticas, sua irmã gêmea seria afetada, estivesse onde estivesse. Aparentemente esta teoria confronta a afirmação de Einstein, de que nenhuma comunicação pode viajar mais rápido do que a luz, mas, na verdade David Bohn, grande nome da física quântica, foi mais sensível quando elucidou que este evento expressa a natureza holográfica do universo, em que o todo está em cada parte. É bom lembrar que num holograma (holos-todo/grama-mensagem), além da tridimensionalidade da imagem, ocorre um fenômeno de grande importância. Mesmo que seja dividida em várias partes, cada parte do holograma apresentará a imagem inteira, ou seja, cada parte de um holograma conterá a informação possuída pelo todo. Para Bohn, não é que as partículas que estavam distantes fizessem contato entre si, mas porque a separação é uma ilusão, pois é como se elas fossem extensões da mesma coisa fundamental, ou seja a separação é apenas uma parte da realidade delas.

É realmente complexa e fascinante essa teoria de que a ordem do universo é holográfica, onde tudo interpenetra tudo, as partes não são partes separadas, mas sim facetas, projeções de uma unidade mais profunda e indivisível. Assim tudo no universo está interligado. Passado, presente e futuro existem simultaneamente. Cada coração, está ligado a cada coração que está ligado a cada estrela no céu ...que está ligada...que está ligada....e ligada ao grande holograma,que é a matriz geradora das formas no universo. E mais, pesquisas sobre o cérebro mostraram que a memória não estava em nenhuma parte específica da estrutura cerebral, como uma impressão localizada, mas se distribui igualmente por todo o cérebro, pois a destruição de uma parte do cérebro não destrói as memórias ali presentes. Assim, também nosso cérebro funciona como um holograma, coletando e interpretando informações provenientes de um universo holográfico. Pois se a luz porta informações e o holograma é a luz “congelada”, então o holograma é um grande arquivo de informações sobrepostas.

A observação do micro, aplicada ao macro-cosmo ainda resultou em teorias mais ousadas como os universos paralelos, as incontáveis cópias de si mesmo, os buracos negros, rasgos na estrutura do espaço-tempo, que funcionam como túneis ligando os mundos paralelos, e também as supercordas, que amarrariam todas essas dimensões.

Parece-nos bizarro ou até mesmo esquizofrênico este universo multidimensional que a ciência deflagrou, levando a humanidade a uma saudável crise de identidade. Mas agora não podemos voltar no tempo, embora holograficamente possível, não podemos mais ignorar a rebeldia da natureza com o acaso previsto dos movimentos energéticos. Não podemos mais negar a anarquia absoluta que desintegra a previsibilidade mecânica. Não podemos negar a incerteza das previsões, nem a probabilidade das mutações. E se pudéssemos perguntar a Deus o que fazia antes da criação, mais do que jogar dados, Deus brincava de iô-iô, espirais como passa- tempo, quando certamente num improviso teve a brilhante idéia de criar uma obra com a sua personalidade impressa : um universo holográfico, dinâmico e cheio de possibilidades!

E são essas múltiplas possibilidades que nos forçam a abrir a mente e considerar novos valores, uma nova linguagem. Estamos mergulhados nesta mudança de paradigma, mas ainda precisamos vivenciar essa mudança na própria vida. Por isso as palavras ainda não estão prontas para explicar o novo homem, que nasce sempre do resgate do antigo, do revigorar dos arquétipos coletivos. E dentre esses arquétipos supremos está a visão evolutiva do homem no seu processo cíclico de entradas e saídas da matéria, reciclar de estados vibracionais pela roda das vidas: a reencarnação.

Parece uma antítese colocar um tema tão milenar ao lado de teorias tão recentes.

Mas sabemos, que paralelos já foram delineados entre a física moderna e o misticismo oriental. Então, mais do que continuar a tecê-los, a Astrologia Kármica tem como objetivo aplicar essas visões multifocais neste tema que pode parecer tão determinista: o karma. Afinal, se o karma é o encadeamento de causas e efeitos, e se no mundo holográfico a estrutura é interdependente e relativista, a vida se abre como um eixo de possibilidades de vivenciar o karma, onde, como num holograma, podemos gravar muitas informações sobrepostas pela simples mudança dos ângulos de incisão da luz. O mapa astral mostra a consciência em ação, uma observação trans-temporal da viagem do homem no seu processo de evolução. É como um processo, movimento, é portanto uma bússola, mostra-nos a direção que somos capazes de assumir na nossa trajetória evolutiva.

Evolução e Karma, até onde somos capazes de fazer o nosso destino?

Até onde seremos capazes de exercitar em nós uma experiência quântica e holográfica?

Até onde conseguiremos ampliar nosso universo para conseguirmos enxergar com visão de raio x? Até onde nos permitiremos crescer como árvores do Cosmos, seres mutantes, seres em evolução?
Do Oriente ao Ocidente, o homem percebe, que os mistérios mais, mais do que nossa vã filosofia escreve em nossas palmas das mãos, eles são capazes de serem decifrados. Cabe ao olhar, seus ângulos, e suas razões dar o tom da sinfonia, a música das esferas que nossos corações decifram no rumo da vida.


Astrologia: os astros sobre o Senado




A força dos astros sobre o SENADO DO BRASIL.

O Senado brasileiro vem a alguns anos sofrendo uma grande crise e é como a Câmara dos Deputados um dos poderes que se encontra em descrédito frente à opinião publica. Analisando o mapa dessa instituição, (Senado Federal após a Proclamação da República) - 6.5.1826, horário não conhecido. Carta levantada para o horário-padrão das 12h LMT, Rio de Janeiro. Mostra que a influencia astral agindo sobre o signo deste parlamento desencadeiam fortes influencias sobre os parlamentares em especial seu presidente. 

Vimos nos últimos anos casos envolvendo as acusações de corrupção feitas a seu presidente, Jader Barbalho, e os depoimentos contraditórios de Antonio Carlos Magalhães e José Roberto Arruda no caso da violação do painel eletrônico de votação. Também recentemente o polemico Renam Calheiros que teve que renunciar etc. No entanto não perdi a fé nessa instituição nem tão pouco acho que ela tenha que ser instinto. Pois acho que a política só precisa de bons homens e coragem para mostrar bons frutos a nossa Nação querida.

Muitos dizem não gostar de política e zombam se alguém diz que assiste a TV Senado ou TV Câmara, mas eu digo sem nenhuma vergonha que sempre que posso gosto de acompanhar. E assim chego a afirmar que eu tenho mais fé no Congresso brasileiro do que na Justiça brasileira. Digo isso porque ainda haverá dias em que os políticos acordarão e darão o melhor de si pelo desenvolvimento do Brasil. Já na área da Justiça, não acredito nisso, pois sem uma ampla reforma e sem o aparecimento de novos juizes que ajam com amor à Ética, Justiça e Moral não resolveremos nada.

Para entender o que acontece hoje no Senado Federal, é preciso ir às origens. Como toda instituição, o Senado responde a um mapa de nascimento - que corresponde, no caso, ao de sua primeira sessão. Criara a Constituição de 25 de março de 1824 o Senado, Câmara vitalícia de cinqüenta membros, cada qual de livre escolha da Coroa, dentro de uma lista de três nomes constituída pelos candidatos mais votados nas eleições realizadas para a Câmara dos Deputados. A 22 de janeiro de 1826 foram escolhidos por D. Pedro I os primeiros senadores. Já em 6-5-1826 - Primeira sessão da primeira legislatura, no edifício do Senado, assim inaugurado (edifício da Faculdade Nacional de Direito). Nesta ocasião, foi feita a segunda Fala do Trono. Temos aí os dados suficientes para traçar uma carta solar do Senado Federal e verificar o papel desta instituição na vida brasileira.

No dia 6 de maio de 1826 foi dia de Lua Nova, que se tornou exata apenas às 23h19 LMT, certamente após o término da sessão do Senado. Mas, Sol e Lua já se encontravam em conjunção desde as primeiras horas da manhã, o que valoriza sobremaneira o signo em que eles se encontram o signo de Touro. Marte em Escorpião, em oposição a Sol-Lua. Marte avulta como o dispositor final e planeta mais destacado da carta. Marte controla, direta ou indiretamente, todos os demais planetas.

O mapa apresenta também uma distribuição conhecida como ampulheta, com os planetas distribuídos em dois blocos que, opõem-se um ao outro. A oposição de Marte a Sol-Lua corta exatamente pelo centro estes dois grupos, funcionando ativamente como um eixo organizador de toda a carta. Oposições sempre têm uma conotação libriana e, conseqüentemente, venusiana. E assim como Sol e Lua estão num signo de Vênus, pode-se considerar este planeta como o segundo em importância no mapa do Senado.

Além de fixos, tais signos desse eixo são femininos, tendendo à estabilidade da forma e à permanência. Soma-se a isso o fato de que cinco dos dez planetas estão em signos de Terra - o mais estável dos elementos - e que, considerando-se órbitas bem elásticas, há um Grande Trígono entre Júpiter, Netuno e Sol, sendo o Grande Trígono a mais estável de todas as configurações. O Senado é então uma instituição conservadora, de metabolismo lento, resistente a mudanças e, de certa forma, introvertida devido a este acúmulo de fatores. Sendo assim não podemos esperar do Senado decisões muito impensadas ou um papel de liderança na condução de mudanças radicais, a menos que tenha em sua presidência um homem com muita coragem.

O conservadorismo da instituição não se confunde, porém, com placidez. O planeta Marte em oposição a Sol e Lua é um aspecto de conflito, e de conflitos de longo curso, que não se resolvem com facilidade. Contribuem para isso a rigidez e a teimosia dos signos ocupados, no eixo Touro-Escorpião. Por outro lado, a quadratura Urano-Mercúrio, assim como o próprio fato de Mercúrio estar em Áries, garante discussões agressivas, aquecimento da temperatura dos debates, destemperos e descontroles verbais. Some-se a isso a quadratura de Vênus em Gêmeos a Júpiter em Virgem o que revelam discursos inflamados, conflitos à flor da pele, torneios verbais esmerados, retórica brilhante e pouca disposição real para mudar as coisas de lugar.

Levando-se em conta, porém que tudo está em fase de mutação e transformações constantes, percebemos que não podemos deixar de lado as progressões, pois não é somente os homens que mudam, mas também as instituições.

O transito de Plutão e Saturno, juntos, já ultrapassou a posição de Netuno neste mapa do Senado, sendo que NETUNO se encontra em trígono com o Sol e sextil com MARTE, o que nos dá a entender que o tempo da neblina, omissão e clima amistoso dessa casa legislativa com os outros poderes, pode ter chegado ao fim. Agora, essa conjunção ativa URANO por conjunção e Mercúrio por quadratura, o que significa possíveis mudanças, inclusive no arranjo dos partidos e no trato com o governo e até com o judiciário. 

De outro lado, Netuno por trânsito desafia Saturno da carta do Senado, o que desafia os parlamentares a adotar uma postura mais forte e destemida diante do Governo que vem ao longo de todo seu mandato querendo fazer os brasileiros engolirem uma honestidade que nunca existiu nesse Governo. E quer convencer o povo de que sujeira não vai para debaixo do tapete, quando na verdade a sempre a tentativa de proteger seus apadrinhados. Mas podem ter por certo que de hoje em diante o povo brasileiro estará cada vez mais atento.

O transito de Urano passando por trígono com Júpiter e ativando a Lua, é sinal que senadores e especialmente a mesa diretora do Senado vão prestar mais atenção no que a população pede. A opinião popular vai contar mais nos atos dos parlamentares. E se for preciso afrontar os desmandos e erros do governo federal ou de políticos que afrontem a Constituição, alguma medida será tomada para alinhar as coisas dentro das leis.

Com o trânsito de JÚPITER sobre Sagitário, buscando uma quadratura com Mércurio, significa que as comissões parlamentares de inquérito poderão incomodar mais do que se pensa o poder executivo. O SENADO FEDERAL vai se preocupar mais com sua imagem e com a informação que é passada. Por isso o Presidente do Senado se sentiu a vontade para mostrar sua opinião verdadeira. 

Em março de 2020, quando irá ocorrer a grande conjunção em Capricórnio, envolvendo Marte, Júpiter, Saturno e Plutão, terá ação sobre URANO do Senado e Mercúrio, este por quadratura, significa que terá um impacto astral muito grande sobre os senadores. Muitas surpresas e novidades na política brasileira.

Carlinhos Lima – Astrólogo, Tarólogo e Pesquisador.

Trânsitos astrológicos: Depois que você nasceu, os planetas continuaram a se mover no céu




Leia mais sobre astrologia e orixás em Umbanda Astrológica aqui...

A primeira idéia que se faz da Astrologia é que trata-se de um sistema de adivinhação, como o tarô, os búzios, as runas e outros. Por isso é comum se ouvir a pergunta: o que está reservado para mim? Qual é o meu destino?
Os sistemas de adivinhação empregam basicamente a intuição, variável de acordo com a habilidade de quem os utiliza. 

Eles tratam principalmente da psicologia dos eventos, descrevem fatos e pessoas e costumam servir mais para um momento imediato do que para algo a longo prazo, pois a sua função deles é aconselhar as pessoas e expor o que está em seu interior.


A Astrologia não é um sistema de adivinhação como os outros. Em primeiro lugar, porque há muito emprego da lógica. Em segundo, porque os outros sistemas são imediatos, ou seja, joga-se os búzios e os resultados aparecem. Já a Astrologia se baseia em um mapa, no mapa da pessoa que deseja saber algo a respeito do seu futuro. E, em cima deste mapa da pessoa, são feitos estudos, e depois disso é que se pode falar a respeito de futuro. O astrólogo precisa ter uma 'visão geral' de tudo para conseguir determinar tendências.

Outra diferença é que os eventos da Astrologia não são descritos de forma emocional. Alguém pode tirar as cartas e dizer: 'vejo que você está triste'. Na Astrologia, identifica-se o problema da pessoa, e não o modo como ela está reagindo a ele. Notam-se os setores de vida (amor, saúde, trabalho, etc) que estão envolvidos e qual a tônica existente neles (mudanças, diluição, estagnação, etc).

Abaixo, você irá conhecer os três principais métodos empregados pela Astrologia para observar qual é o seu momento presente e quais são as tendências para o futuro. Aliás, o seu futuro costuma ser previsto para cerca de um, no máximo, dois anos, pois mais do que isso seria antecipar demais coisas que você precisa viver gradualmente.

A Progressão Secundária

A Progressão Secundária é baseada no fato de que 'a cada dia de sua vida, corresponderá um ano'. Ou seja, os eventos que ocorreram no seu décimo dia de vida tenderão a ter alguma semelhança com o seu décimo aniversário. O nome 'progressão' evoca algo que vai lentamente acontecendo, e isso é muito verdadeiro, pois, nesse método, a orbe, ou seja, o grau de aproximação de um planeta, já deve ser bastante próximo para ser 'sentido'.

A Progressão Secundária descreve de forma notável mudanças interiores por que passamos. O principal planeta na Progressão é a Lua, pois a cada dia ela se move treze graus, que é o mesmo que ela se move em um ano de Progressão secundária. E se ela leva 28 dias para voltar ao mesmo grau e signo em que estava quando você nasceu, ela também leva 28 anos progredindo pelo seu mapa até voltar ao seu ponto de partida.

Assim, embora você nem se aperceba, você tem períodos de cerca de 2 anos e meio em que uma determinada atmosfera emocional vigora em sua vida, e em que um determinado tipo de temática se torna mais relevante para você. Quer um exemplo? Se você é um leonino e a sua Lua progride por Leão, você pode sentir que está tendo mais energia do que nunca, que está manifestando-se de uma forma extrovertida e alegre. Mas talvez você esteja, também, mais propenso a ter seu orgulho ferido com grande facilidade. Outro exemplo: se a Lua progride pela sua décima casa natal, da sua profissão, você sente um grande desejo de se realizar nesse campo e essa pode ser uma fase em que você obtém reconhecimento e recompensas profissionais. Ou em que você corre atrás do que deseja, estando psicologicamente muito voltado para fora.

A Lua progredida marca experiências emocionais muito nitidamente. Assim, se ela entra em contato com o imprevisível Urano, talvez a sua vida sofra uma grande mudança e você rompa com coisas que venham atrapalhando!

A Revolução Solar

A Revolução Solar é um mapa levantado para a hora e minutos exatos em que o Sol naquele ano passar pela mesma posição em que esteve quando você nasceu. Esse mapa terá validade a partir do seu aniversário, e durará até o próximo, quando um novo mapa será levantado.

A Revolução Solar é um dos mais fascinantes sistemas que se conhece para prever algo em detalhes. Aquele mapa revela com muita precisão as áreas mais calmas e turbulentas da sua vida, aquilo que flui mais fácil, aquilo que passa por mudanças, onde você encontrará surpresas, armadilhas e facilidades, e qual é o assunto principal do ano, no caso, determinado pela posição do rei Sol.

A Revolução Solar é um método muito prático, pois pode servir para aconselhar alguém. Por exemplo, se nela o planeta Plutão ocupa a quarta casa, você já pode dizer ao seu cliente que aquele pode não ser um ótimo ano para se comprar imóveis e fazer mudanças de casa, pois é provável que venha a ocorrer muita intensidade envolvendo tudo isto. Da mesma forma, se Urano ocupa a décima casa, da profissão, é possível que você deseje fazer uma grande 'virada' nesse setor, de forma a atuar de forma mais criativa e de acordo com os seus talentos. Se você está procurando um amor, e Vênus ocupa a sua terceira casa, das viagens, é possível que você o conheça em outra cidade, ou então passeando ou fazendo um curso. E assim por diante.

Depois que você nasceu, os planetas continuaram a se mover no céu, até que um belo dia um deles fica exatamente no mesmo grau de um planeta seu, e a isso se denomina um trânsito. Um trânsito é um ângulo exato com um planeta seu, e o planeta que está formando o trânsito irá trazer a temática dele para o seu planeta.

Os Trânsitos
O que cada um desses métodos faz?






Os trânsitos acontecem diariamente no nosso mapa, porque os planetas mais rápidos, da Lua a Marte, estão sempre formando um ângulo com um planeta nosso. Por isso, os trânsitos mais importantes são aqueles formados pelos planetas lentos, pois um planeta lento demora até chegar a fazer ângulo com um planeta nosso, e este ângulo também fica formado por muito tempo, propiciando a oportunidade de importantes mudanças em nossa vida.

Quer um exemplo? Júpiter leva doze anos para percorrer o nosso mapa, o que significa que ele fica mais ou menos um ano em cada uma das nossas doze casas. Durante a sua 'estadia' por uma casa, Júpiter irá fazer com que aquele assunto flua melhor, com que tenhamos mais sorte e expansão naquela área.
Já Saturno leva cerca de 28/29 anos para fechar um ciclo, por isso essa idade costuma ser um marco, uma época em que realmente amadurecemos e começamos a cuidar de nós mesmos. Antes disso, ainda temos muita ajuda dos nossos pais (e também somos ainda muito produtos de nosso meio e criação), embora possamos não perceber ou admitir isso.

Os trânsitos que ocasionam profundas mudanças são os de Urano, Netuno e Plutão, que costumam durar mais de um ano. Quando em aspectos fluentes, incorporamos as mudanças mais facilmente. E, quando em aspectos desafiantes', podemos resistir um pouco. Por exemplo, você é apaixonado por uma pessoa que não corresponde aos seus sentimentos. Um dia, aquela pessoa diz que não dá mais para continuar. Você acha isso péssimo, não entende essa mudança. Um ano depois depois você se apaixona por alguém que realmente adora você! Os trânsitos 'difíceis' são 'a escrita certa por linhas tortas' de que tanto ouvimos falar. O desafio é começarmos a entender o que está sendo solicitado de nós. Nossa reação aos trânsitos (fluentes ou difíceis) depende muito do que já percorremos como indivíduos e de nossa visão de mundo.

Os trânsitos costumam descrever com exatidão coisas geralmente externas a nós, mas que nos influenciam grandemente. Por exemplo, os nascidos durante a década de 60 foram influenciados em massa pelo espírito daquele época. E quando você, mais novo, não compreende como é que podia se usar aquelas cores berrantes e calças bocas de sino da década de 70 talvez você não estivesse lá para sentir qual era o espírito que fazia as pessoas quererem algo exuberante.

Um trânsito geralmente está muito ligado a um evento em sua vida (claro que apoiado, de fato, mesmo, é em mudanças dentro de você): uma viagem ao exterior, uma vibrante oportunidade profissional, um relacionamento que já acabou e precisa se romper, etc.

A Progressão Secundária fala de mudanças interiores, despertadas por um 'relógio interno'. A Revolução Solar mostra muito claramente como será o seu ano a partir do seu aniversário. E os trânsitos demarcam fases na sua vida, algo mais visível. Os três métodos empregam a lógica e a exatidão da Astrologia, e quem recebe o estudo de seu momento percebe que não se trata de adivinhação ou de 'acreditar': simplesmente está tudo lá, de uma forma muito clara, precisa e surpreendente!

Astrologia: O que é um trânsito, uma progressão e demais técnicas de previsão?

saiba mais sobre seu signo
Previsões e assessorias para os signos

O DESTINO PELA ASTROLOGIA DOS ORIXÁS


São interpretações feitas considerando as posições planetárias do momento presente em relação às posições planetárias do seu mapa de nascimento e cruzado com os orixás.

Eles revelam a qualidade do momento que você está vivendo agora, o que está acontecendo com você por dentro, para que assim você possa compreender melhor quais as suas possibilidades de fazer as coisas acontecerem no mundo exterior. O trânsito revela sua disposição interior, mas quem faz as coisas acontecerem é você! Fique de olho nas influencias dos astros na sua vida. Faça seu mapa de UMBANDA ASTROLÓGICA. 

PEÇA O SEU AQUI...









Carlinhos Lima - Astrologo.

domingo, 9 de fevereiro de 2020

Misteriosa criatura marinha é encontrada perto de Malta (VÍDEO)



Durante um mergulho próximo a Malta, este homem, apaixonado pelo mundo marinho há 40 anos, filmou uma criatura transparente que parecia tanto uma medusa quando um peixe.

O mundo submarino é cheio de mistérios e surpresas, mesmo para aqueles que exploram os oceanos durante toda uma vida. Também é o caso deste mergulhador de 61 anos.
Durante um recente mergulho, ele observou uma estranha criatura de aproximadamente 30 centímetros, transparente como uma medusa, mas com uma coluna vertebral como um peixe.
"Eu estava muito curioso. Nunca vi nada parecido durante os meus 40 anos de mergulho", revelou o mergulhador ao jornal Daily Mail.
O vídeo publicado no Facebook mostra sua mão, que é claramente visível através do corpo deste animal. A criatura possui os contornos da boca bem visíveis e um órgão em forma de tubo no interior.
Intrigado, o homem consultou o Instituto Oceanográfico Internacional de Malta, que indiciou que se trata de uma espécie de salpa.
As salpas são frequentemente confundidas com medusas, mas são mais próximas dos vertebrados. Estes animais, que geralmente vivem na superfície da água, crescem rapidamente: eles alcançam a maturidade em 48 horas e podem aumentar o tamanho de seus corpos em até 10% por hora.
Eles se movem na água se contraindo, bombeando água pelo corpo gelatinoso e filtrando assim o fitoplâncton, seu alimento principal.
As salpas vivem normalmente entre duas semanas e três meses, se antes não se tornarem presas de animais maiores.

Alcateia de leões ataca funcionária de reserva até a morte na África do Sul (FOTO)



Trabalhadora de reserva privada de leões vira alvo de ataque repentino dos animais quando cuidava dos mesmos em sua jaula na África do Sul.

Durante o incidente fatal, a jovem Swans van Wyke, 21, entrou em uma das jaulas de uma reserva privada na província sul-africana de Limpopo.
De repente, a mulher se tornou alvo de ataque feroz de um número ainda indeterminado de leões.
Conforme publicou o tabloide Daily Star, a mulher ainda conseguiu sair viva da jaula e chamar a atenção de pessoas próximas com seus gritos, mas acabou por vir a falecer no recinto.
Em uma publicação no Twitter é possível ver Wyke com duas leoas.
| Una trabajadora de la reserva de caza de 21 años, fue asesinada por leones después de que la atacaron en su recinto en Sudáfrica. Se cree que Swans van Wyke escapó de la jaula y alertó al personal del ataque con sus gritos, antes de colapsar por las heridas devastadoras.

Ver imagem no Twitter
Veja outros Tweets de Noticias 24


Uma trabalhadora de 21 anos de reserva de caça foi morta por leões após um ataque em seu recinto na África do Sul. Acredita-se que Swans van Wyke escapou da jaula e alertou o pessoal [da reserva] sobre o ataque com seus gritos, antes de colapsar devido a feridas devastadoras.
Entre os ferimentos havia marcas de mordidas e garras.
"Nossas primeiras investigações apontam que ela estava fazendo suas tarefas quando foi atacada por um número indeterminado de leões", afirmou o porta-voz da Polícia sul-africana, o coronel Moatshe Ngoepe.
Ainda de acordo com a autoridade, a causa do ataque é desconhecida. O recinto está fechado desde o incidente, enquanto o futuro dos animais ainda é incerto.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Até que o desgaste nos separe: serviço funerário para bonecas sexuais surge no Japão




Agora, as bonecas sexuais podem ser submetidas a rituais funerários, liderados por monges japoneses e atrizes no ramo pornográfico, antes mesmo de serem enviadas para uma empresa de eliminação de resíduos industriais.

Como as bonecas sexuais muitas vezes se tornam o foco de afeto de pessoas solitárias ao redor do mundo, uma empresa no Japão agora oferece aos donos a oportunidade de colocar suas queridas companheiras artificiais para "descansar em paz" através de uma cerimônia funerária real, relata SoraNews24.
No Japão há uma série de santuários e templos que realizam serviços para bonecas, devido à crença de que elas realmente têm almas como os humanos. Mesmo assim, elas não recebem o mesmo tratamento de humanos devido ao estigma que as envolve, de acordo com a mídia.
A empresa Human Love Doll comenta que "as bonecas de amor nascem para ser amadas", e oferecem uma variedade de planos funerários completos com rituais funerários "liderados por monge japonês e atriz AV [que trabalha no ramo pornográfico] Rei Kato".
O plano padrão, que custa 50.000 ienes (R$ 1.930), inclui um funeral e um serviço fúnebre, com o proprietário recebendo um certificado funerário e "uma foto ou vídeo comemorativo da cerimônia".


© AFP 2019 / BEHROUZ MEHRI
Japonês Masayuki Ozaki com sua boneca sexual Mayu
Após a realização de todos os rituais, a boneca seria então enviada para ser processada por uma empresa de eliminação de resíduos industriais, que é parceira da empresa citada.
Os serviços fúnebres também estão disponíveis para bonecas normais, animais de pelúcia e estatuetas, acrescenta a mídia.

Trump exibiu 'OVNI secreto' a Kim Jong-un, segundo ex-militar norte-americano



Apesar de considerar o ato de Trump "uma tolice", Mike Turber diz que isso comprova não só que o presidente dos EUA sabia da existência do OVNI, como teve um efeito dissuasor a curto prazo.

O presidente norte-americano, Donald Trump, pode ter usado um OVNI militar contra a Coreia do Norte, afirma Mike Turber, que trabalhou na inteligência da Força Aérea dos Estados Unidos.
Em declarações ao tabloide Daily Star, Turber afirmou que Trump não só sabia da existência do OVNI, como usou o veículo aéreo, denominado Nimitz, em novembro de 2017 com a intenção de impressionar o líder norte-coreano. Segundo o especialista, os detalhes são "altamente secretos", mas Kim Jong-un teria sido informado do surgimento da nave onde ele estaria localizado.
"Foi feito um telefonema da Casa Branca para a Coreia do Norte, então talvez ele [Kim Jong-un] recebeu um aviso antes do tempo", continuou Turber. "Dizendo 'Ei, olha pela sua janela, quero te mostrar uma coisa'."
"Se ele [Kim Jong-un] conseguiu ver ou não, eu não sei, nem qual foi a reação dele", relata Turber.
De acordo com Mike Turber, o incidente teve um efeito a curto prazo sobre Kim Jong-un, que decidiu interromper temporariamente os testes de mísseis, apesar de considerar o ato de Trump uma "tolice [...] para alguém que você não quer".
No período do alegado incidente relatado pelo ex-funcionário da inteligência da Força Aérea dos Estados Unidos, Kim Jong-un estava repetidamente conduzindo testes de mísseis, durante o auge das tensões EUA-Coreia do Norte.

Operador 'ruim de mira' derruba contêiner e guindaste e vira barco na água (VÍDEO)



O protagonista deste vídeo é um forte candidato a receber o prêmio de "Mais desastroso do ano" por ter conseguido ocasionar queda de contêiner e guindaste e virada de barco na água.

2020 apenas começou, porém motoristas bagunceiros já estão prontos para trazer recordes de confusão, não só na terra, mas também na água.
Como foi o caso deste aqui, que deu início – muito provável – sem querer da queda de um contêiner carregado e do guindaste que segurava o contêiner na água.
Mas o acidente não acaba por aí, pois o barco, onde deveria ser carregado o contêiner, acabou virando na água.
Prestando atenção no vídeo, dá para ver que o operador não acertou o lugar de posicionamento do contêiner no barco, o que foi só o começo da queda do dominó que levou quase todo mundo para a água.

Jovem acorda em chamas por explosão de celular Motorola



Um argentino adormeceu com o celular em uma das mãos e acordou com o corpo em chamas depois de o aparelho ter explodido.

Aquilo que podia ter sido uma tragédia fatal ocorreu em La Falda, província de Córdova, quando um jovem de 22 anos, chamado Catriel Gómez, regressou de madrugada de uma festa e pôs o celular para carregar na tomada.
Especialistas salientam com frequência o perigo que representa dormir com o celular por perto, pela exposição a frequências radioelétricas.
Contudo, o que aconteceu com Catriel foi bem pior e inusitado: o celular Motorola E5 Play pegou fogo.
O jovem acordou sobressaltado e com o corpo tomado parcialmente pelas chamas quando a bateria do aparelho explodiu. Como se referiu, o rapaz adormeceu com o celular na mão e ligado à eletricidade.
Gomez despertou ao sentir uma forte queimação no peito: o celular tinha explodido originando o incêndio que se alastrou pelo corpo, das pernas às axilas.
"Quando acordei, estava em chamas. O líquido da bateria estava colado ao meu corpo", contou o jovem ao canal de televisão El Doce.
Com a ajuda da irmã, Catriel conseguiu conter as chamas rapidamente.
"Por isso não se deve dormir com o celular por perto, nunca se sabe o que irá acontecer", escreveu o jovem no Facebook em uma postagem que viralizou.
Veja outros Tweets de Elena Letelier


Celular de jovem explode enquanto dormia lhe provocando graves queimaduras
Explosões de celulares representam um dos maiores receios quer de fabricantes quer de usuários.
Em 2016, explosões contínuas em aparelhos Galaxy Note7 obrigaram a Samsung a retirá-los do mercado e a investigar as causas.
Problemas similares ocorreram com celulares Iphone7 e Samsung S5, tendo este último inclusive causado queimaduras em um bebê na Argentina.
Vale relembrar o sucedido em outubro de 2019, no Cazaquistão, quando uma adolescente perdeu a vida enquanto dormia devido à explosão do seu celular, que estava guardado debaixo da almofada.

Você vai gostar de ler

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha lista de blogs

Seguidores

Livro de Umbanda Astrológica

Livro de Umbanda Astrológica
Compre seu livro

Marcadores

astrologia (147) magia (138) comportamento (135) sexo (119) mulher (109) conceito (93) sexualidade (82) conceitos (77) espiritualidade (74) amor (67) orixás (59) carlinhos pesquisas (53) pesquisas umbanda astrologica (51) (48) pesquisas (48) signos (48) umbanda (47) religião (44) umbanda astrológica (41) prazer (39) carlinhos pesquisas do taro (37) tarô (36) Agressividade (35) de olho no movimento dos astros (35) esoterismo (34) umbanda astrologica (34) fotos (33) orgasmo (31) estudos (30) saúde (30) A astrologia (29) bem estar (29) pesquisa (29) magia sexual (28) astrologia sexual e relacionamentos (27) desejo (25) estudo (24) arcanos (23) a umbanda-astrologica (22) anjos (22) astros e a politica (22) Orixá (21) Feminina (20) mulheres (20) carma (19) Pombagira (18) influenciadas (18) Masculina (17) climazzen (17) espaço (17) gostosa (17) poder (17) marte (16) rituais (16) novos conceitos astrologicos (15) Horóscopo (14) astrologia sexual (14) CONQUISTA (13) Ranascimento (13) exu (13) homem (13) lua (13) Sexualidade Feminina (12) astral (12) astrofisica (12) astrologia e cabala (12) astronomia (12) biblia (12) magos (12) previsões (12) descoberta (11) destino (11) egito (11) espiritualidade fé (11) mediunidade (11) nasa (11) signo (11) Conceitos astrologicos (10) baralho (10) cabala (10) deusa (10) Agressividade e Sexo (9) Deus (9) Influencias (9) VIDA (9) atriz (9) candomblé (9) ciência (9) homens (9) pode (9) sexualidade Masculina (9) virgindade (9) vênus (9) arcanjos (8) livro (8) mostra (8) nua (8) o que fala sobre espiritismo e astrologia. (8) sensualidade (8) simbolismo (8) sol (8) ancestrais (7) anjo (7) magia negra (7) mago (7) misterios (7) oxum (7) pombagiras (7) reencarnação (7) riqueza (7) sexy (7) AMOR. comportamento (6) MORTE (6) arcano (6) astrofísica (6) captar energias (6) cartas (6) casamento (6) conhecimentos (6) conheça (6) cosmos (6) elementos (6) estrela (6) mapa astral (6) obsessão (6) paixão (6) proteção (6) sensual (6) tantrismo (6) Harry Potter (5) baralho cigano (5) busca (5) carma sexual (5) desejos (5) fim do mundo (5) hierarquia (5) maior (5) mistérios (5) moda (5) orixas (5) parteas do horoscopo (5) planeta (5) planetas (5) poder dos astros (5) psicologia (5) relações (5) segredos (5) ser (5) sinais (5) sorte (5) tarologia (5) Jesus (4) Jovem (4) Topless (4) Vesta (4) anjo da guarda (4) arte (4) artista (4) atração (4) beleza (4) buda (4) budismo (4) castidade (4) corpo (4) deuses (4) espiritismo (4) exus (4) faz (4) feitiço (4) feminino (4) galáxia (4) leitura (4) magia sagrada (4) medo (4) mito (4) natureza (4) oração (4) pecado (4) pedras (4) pelada (4) protetor (4) protetores (4) religiões (4) sentimento (4) taro (4) traição (4) vibrações (4) 2012 (3) ESCOLHAS (3) Loira (3) PROFECIA (3) Saúde Sexual (3) Touro (3) adultério (3) alfabeto (3) alfabeto magico (3) alma (3) ancestral (3) antigos mestres (3) astrologia signos (3) bahia (3) bruxaria (3) bumbum (3) ciganos (3) ciúme (3) demônio (3) dieta (3) doença (3) dor (3) drogas (3) especialistas (3) filme (3) gozo (3) guia (3) guias (3) harmonia (3) horoscopo (3) iemanjá (3) kama sutra (3) lilith (3) lingerie (3) maçonaria (3) mensageiros (3) misticismo (3) ogum (3) oráculos (3) poder do amor (3) previsão (3) quimbanda (3) regente do ano (3) sagrado (3) salmo (3) segredo (3) sexo tântrico (3) simbolos (3) solsticios (3) ultima ceia (3) universo (3) virgem (3) 12 casas (2) 2010 (2) Arca da Aliança (2) As caracteristicas de seu signo (2) Busca de Harmonia (2) Búzios (2) ESPIRITUAL (2) Fenômenos (2) Transitos. (2) Vanessa Hudgens (2) alegria (2) alfabeto sagrado (2) alimentos (2) alma gemea (2) arcano 6 (2) arqueômetro (2) ascendente (2) astrologia e riqueza (2) biquíni (2) carnaval (2) casais (2) ciume (2) combinando (2) conhecimento (2) criança (2) cristal (2) códigos sagrados (2) dom (2) dons (2) enamorados (2) ensaio (2) ensinamentos (2) era de aquário (2) erotismo (2) escorpião (2) estrelas (2) fim dos tempos (2) futuro (2) golias (2) incensos (2) libra (2) manter (2) mantras (2) mecanismos (2) mitologia (2) municipio (2) nodulos lunares (2) nova era (2) numerologia (2) o jogo de búzios (2) olho (2) origem do taro (2) origem do universo (2) oráculo (2) oxalá (2) panicat (2) pedofilia (2) pequisas (2) perfumes (2) pesuisas (2) planetas retrogrados (2) poder feminino (2) preconceito (2) quiromancia (2) raiz (2) relação (2) religiao (2) ritos (2) santa sara (2) seios (2) sinastria (2) sofrimento (2) tatuagem (2) valor (2) vodu (2) wica (2) Alimentação (1) Análises (1) Astrologia Cármica (1) CARNAVAL DE VIRGENS (1) Ego (1) Islã (1) Magnetismo Pessoal (1) Malibu (1) PARA AFASTAR (1) Problemas na cama (1) Rio de Janeiro (1) Tamires Pereira Santiago (1) Victorias Secret (1) agradece (1) alinhamento (1) anuncie (1) anuncio (1) buscadores (1) calendário maia (1) casas de umbanda (1) ciência sagrada (1) céu vermelho (1) código da vinci (1) dons naturais (1) duvidas (1) e-mails (1) efeito (1) fe´ (1) grande tremor (1) jessica gomes (1) juno (1) linhas ciganas (1) linhas de ciganos (1) liquidificador (1) lista (1) lojas esotericas (1) macumba (1) mae de santo (1) magia divina (1) mais (1) mandala astrológica (1) marketin (1) matéria (1) meditação (1) medium (1) metodos (1) o sol astrologico (1) peitinhos (1) perguntas (1) pilares (1) pintor (1) poder dos alimentos (1) prevenir (1) previu (1) publicidade (1) pupila (1) registra (1) rei davi (1) rei do pano branco (1) reich (1) relgião (1) segredos femininos (1) sentimentos (1) tatuagens (1)