A astrologia é um modelo da psique, e a psicologia mais antiga, que antecedeu às psicologias. As diversas teorias e métodos psicológicos se encaixam em partes deste "modelo primeiro" e mais completo, cada uma delas enfocando uma parte da mandala astrológica, dando ênfase em um ou outro eixo zodiacal.
A Psicologia Analítica de Jung tem-se mostrado a mais abrangente até então e a mais próxima do modelo astrológico total. Destaco como principais pontos de contato:
- luz e sombra = signos em suas polaridades
- anima e animus = luminares
- a tipologia de Jung = quatro elementos
- o enfoque pela simbologia e mitologia
- o conceito de individuação e a integração pela mandala
- A própria abordagem de Jung no processo terapêutico, onde considera todos os demais métodos, teorias e propostas de acordo com o paciente e seu momento.
A astrologia pode e deve servir de embasamento para toda e qualquer disciplina ou conhecimento, e privilegiados aqueles que a conhecem. Como Sabedoria de Vida, facilita o melhor entendimento de qualquer processo e amplia o entendimento de outras "línguas". Como o mapa astral retrata todo o potencial do indivíduo, assim como as possibilidades de seu desenvolvimento, basta que se usem enfoque e linguagem psicológicos para que se tenha o melhor diagnóstico e prognóstico possível, orientação segura para prevenção e tipo de terapia mais eficaz para aquele indivíduo. Acima de tudo, pelo autoconhecimento proporcionado pela leitura e acompanhamento do próprio mapa, o terapeuta assim como o astrólogo pode reconhecer e reduzir suas projeções sobre o cliente. Para citar apenas um exemplo: os momentos de abertura para o inconsciente poderão ser melhor aproveitados em trânsitos dos planetas trans-saturninos, assim como as progressões da Lua sobre eles no mapa natal.
O método terapêutico do futuro compreenderá uma volta à religião, à busca de deus, do sagrado, dos rituais como forma de atingir a totalidade. Assim como deus, a arte será um meio de se alcançar harmonia e plenitude.
Nenhum comentário:
Postar um comentário