Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Crises pelo desejo da Alma - conceitos


Eu acho muito interessante, que as Escrituras Sagradas sejam tão usadas pra falar de pecados diversos, onde ela própria mostra que homens considerados santos se regalavam na esbornia. Bem quero falar aqui de traição. Vemos que os cristãos de hoje que andam por ai com a Bíblia no braço, gritando louvores e lendo constantemente textos sagrados, mesmo assim não conseguem nem se livrar do sexo, nem deixar de pratica-lo. No entanto gritam em alto e bom som, que essa ou aquela pessoa vai pro inferno enquanto eles vão para o paraíso. Mesmo que se regalem em todos os prazeres da carne, com o luxo de carrões importados, mansões e muito sexo. Só porque não fumam, não bebem e não vão em boates! Muito se fala do adultério.

Jesus chegou a dizer que, basta olhar para uma mulher com segundas intenções, o homem já está condenado ao inferno. Mas não vimos nenhuma citação sobre os Patriarcas bigamos do Antigo Testamento! Não quero aqui fazer apologia ao adultério, só quero dizer que existem casos e casos. Todos conhecemos até um mandamento, que diz: "não desejar a mulher do próximo". Isso é muito correto, mas na minha concepção depende muito do próximo! Já existiu pelo mundo muitos casamento forçados, mulheres compradas e esposas desprezadas, humilhadas e até espancadas. Por isso muitas delas se vingavam traindo. Alias, elas só conseguiam o prazer assim, pois com o marido era impossível.

Acho que adultério, na verdade é quando traímos quem amamos. Conheço muitas mulheres que são desprezadas ou vivem forçadas com maridos ridículos! Da mesma forma muitos homens buscam prazer com outras mulheres, por terem uma mulher frigida e áspera em sua casa. Tinha Patriarcas que tinham enumeras mulheres, porque hoje não se pode ter alguns casinhos. Mas digo isso pra quem não tem um parceiro legal e que tenha um amor bem correspondido. Bem antes das criticas, afirmo aqui que se não estiver bem com alguém será bom separar e partir pra outra. No entanto tem muitas outras circunstancias, como filhos, ou choques em que a mulher ou o homem prefere ser traido do que se separar. Horrível, mas pode ter certeza existe muito isso por ai. Conheço varias mulheres que são doidas pra se ver livre do marido e ele sabe disso, mas fica insistindo sem querer deixar ela tomar um outro rumo. Dai ocorre o inevitável: Chifre! E o pior é que muitos mesmo descobrindo isso ainda querem insistir e forçar a mulher a conviver com ele. Então que aguente! Bem essa é minha opinião, cada quem tem a sua.

O transito de Urano em Peixes vem mexendo com a cabeça das pessoas, o psiquismo nunca teve tantos curtos circuítos, por isso temos hoje tanta gente usando drogas, infelizmente. Muitas mocinhas ainda na puberdade, nascendo os pelinhos vão pra festas raves, e lá por causa de uma rejeição ou por querer experimentar o novo em sua vida, se envolvem com drogas pra criar coragem pra penetração. Dai pra frente se torna pessoas completamente desarmonizadas com o carma e com a alma. Isso porque quando se perde a virgindade em momentos de rebaixamento espiritual e distúrbios mental, sofre-se as marcas do carma.

Muitos homens também ao se verem rejeitados, ou atraídos por uma linda mulher se afogam na cachaça se tornando mais uma vitima das energias maléficas de Urano em Peixes. Eu sei que estes problemas sempre existiram, mas foram amplificados a partir do momento da entrada em Escorpião, e cada vez mais crescendo conforme ele subia em direção a Peixes.

Estes aspectos são sentidos mais fortemente por todos aqueles que tem Aries no Ascendente, na casa 9 ou na casa 5. Mas de certa forma, todos sentem essa troca de posição de Urano com Netuno de domicílios. Por falar em Netuno, este também é um outro grande causador de depurações na sociedade moderna, tanto pelo fato de ele está em posição trocada com Urano dentro do signo de Urano, quanto por Aquario ser o signo da Nova Era e regente das causas sociais. Ele é um grande facilizador de ilusões, devaneios, alucinações e fantasias. Por isso tantos jovens que tinham tudo pra ter uma vida perfeita desgraçam suas vidas com droga!

Uma coisa muito ruim, é se iniciar na vida sexual drogado, há grandes chances de conseguir a outorga de um demônio em sua vida, isso é muito ruim. É melhor adulterar por prazer de sexo, do que por drogas. Mas o bom mesmo é amar e ser amado embasado-se na verdade e na sinceridade.

Outra coisa também que macula a alma são os novos conceitos que se prega hoje em dia, tantos casos obscenos. No orkut tanta jovem se declarando homossexual só por modismo. O homossexualismo, pode ser iluminado, quando nasce na alma, no amor e na sinceridade com o corpo e não na sacanagem da luxuria.

A posição de Plutão em Capricórnio em triangulação com Saturno, traz um aperfeiçoamento necessariíssimo, onde a pureza da alma ganha grande importância, por isso se você está vivendo dentro de um clima que não condiz com seu coração e moral espiritual, aconselho que mude. Mas se sente que está convicta dos sentimentos nascidos da alma, será abençoados por isso.

Vejam que esse ano é um ano muito difícil para as pessoas que nascem em 1976, apenas alguns signos deste ano estão bem. Um bom exemplo é o jogador Ronaldo Fenômeno que vem vivendo períodos de crises. O caso mais recente a dos Travestis, abalou e muito sua imagem. Tudo pela ação de Saturno em Virgem que requer do homem mais pureza nas ações. Ele é libriano e sente ainda mais forte essa influencia em seu inferno astral.

No entanto não ha motivo algum pra esse estardalhaço, tudo isso é mais preconceito pelos travestis. O que não tem nada haver, pois ele tem sua privacidade. O que aconteceu foi uma tentativa de golpes. Qualquer nota que ele não é um usuário de drogas.

Então todos vocês em especial os que nasceram em 1976 como eu, tenham em mente que a pureza é importante nessa fase existencial. Ao menos na alma.

Carlinhos Lima - Astrologo, Tarologo e Pesquisador.


As mais vistas da semana

Magia sexual do Tao: Seria o sexo o caminho para imortalidade?





As mais vistas da semana



Segundo o enigmático manual taoísta, o caminho para a imortalidade poderia estar no ato sexual.
Assista ao vídeo e saiba mais:

Anjos no Budismo

Anjos
Apesar de a palavra "deva" ser geralmente traduzida como "deus" (ou, ocasionalmente, "anjo") em Português, devas Budistas diferem-se de "deuses", "Deus" ou "anjos" de religiões ocidentais do passado e do presente em muitas e importantes formas. Devas Budistas não são imortais.



O equivalente budista dos anjos é devas, ou seres celestiais. Algumas escolas do budismo também se referem a dharmapalas ou protetores de dharma. No budismo tibetano, por exemplo, devas são por vezes consideradas emanações de bodhisattvas ou seres iluminados. Diferentes escolas do budismo têm diferentes devas importantes, como são muitas vezes derivada de pré-budistas culturas e religiões e não de filosofia budista.

Devas são seres espirituais por natureza - a sua forma é geralmente descrito como corpos ou emanações de luz ou energia. Eles são, no entanto, muitas vezes representado na forma física, e há muitas imagens de devas, ou dharmapalas, particularmente na iconografia budista tibetano.

Devas normalmente não interferir nos assuntos humanos, mas como mestre budista Lama Surya Das notas, eles foram conhecidos para se alegrar, aplaudir, e chover flores para as boas ações realizadas no mundo. Na Tailândia, acredita-se que devas aprovam pessoas meditando e vai incomodar as pessoas de cujo comportamento eles não aprovam.

O Bodhisattva da Compaixão, conhecido como Kwan Yin em chinês e Chenrezig em tibetano, é amplamente visto como uma espécie de anjo budista. O nome do bodhisattva sânscrito original, Avolokiteshvara, significa "ouvinte dos 10.000 chora" - isto é, ele ou ela (o bodhisattva é do sexo masculino nos textos originais budistas, mas é representada como mulher em muitas escolas budistas) percebe o sofrimento de todos os seres sencientes. Em algumas seitas, recitando o nome dela é acreditado para convocar seu auxílio.


Kwan-Yin


Aranha recém-descoberta no México pode 'decompor pele humana' com veneno (FOTO)





Esta espécie de aranhas é bastante tímida e evita contato com os humanos. No entanto, se for ameaçada, essa aranha é capaz de picar.
Cientistas mexicanos descobriram uma nova subespécie de aranha-violinista (Loxosceles tonochtitlan), de acordo com um comunicado divulgado pelo Instituto de Biologia da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).
Embora sejam tímidas e evitem contato com os humanos, estas aranhas podem atacar se forem ameaçadas, advertem cientistas.
"A picada deste aracnídeo tem características muito comuns: começa com uma ferida que se torna roxa e rosada ao redor", explica Alejandro Valdez-Mondragón, líder da equipe e professor do Instituto de Biologia da UNAM.
"Pode ser identificada, à primeira vista, porque não tem cor chamativa, com tom marrom escuro, ao contrário de outras espécies de Loxosceles no México, onde não é tão notada, tendo um padrão dorsal em forma de um violino muito destacado, e é daí que vem o seu nome", concluem cientistas.
Esta espécie de aranhas é conhecida por ter veneno potente que destrói o tecido humano e que pode causar "lesões necróticas" na pele de até 40 centímetros.

Magia Sexual: O último grande mago e homem mais perverso e sedutor




Tão amado quanto odiado, tão assustador quanto sedutor, Aleister Crowley é inspiração para artistas, magos, pensadores e cientistas de todo o mundo.


Ao mesmo tempo, não se encerraram os debates sobre ele ter sido um charlatão pervertido ou um grande bruxo do Ocidente. Já quando criança, Crowley mostrava seus dotes para o escândalo: sua mãe o chamava de “A Besta” e o acusou de ter queimado e escalpelado um gato vivo aos oito anos. Suas duas primeiras mulheres se tornaram alcoólatras, enquanto ele consumia heroína, ópio, peiote e cocaína, entre outras substâncias. Muitos de seus discípulos morreram em decorrência de doenças estranhas que atribuíam às maldições da Besta; outros se suicidaram. Na época, o Ministro da Justiça da Grã-Bretanha declarou: “Aleister Crowley é o personagem mais imundo e mais perverso do Reino Unido”. Na adolescência, ele já demonstrava uma inteligência fora do normal e deu início aos seus estudos, pelos quais sentia tanta devoção quanto por seus vícios. Logo, ele publicou sua primeira obra, uma história erótica, assinada com o nome de um suposto conde russo. Ele fez amizade com artistas de prestígio da época e começou a se dedicar ao alpinismo. Dois livros o introduziram ao mundo da magia: “A Cabala Revelada”, de MacGregor Mathers, e a compilação do mágico cerimonial A.E. Waite. Em 1896, ele teve sua primeira iluminação, quando disse: “Descobri que possuía uma capacidade mágica que fazia parte de mim. Foi uma experiência dolorosa e assustadora ao mesmo tempo, e que me deu a chave do prazer e do êxtase espiritual”.




Forças demoníacas Ele entrou para a sociedade mágica Goden Dawn, onde recebeu o nome de Perdurabo e começou a fazer viagens e entrevistas astrais e a materializar forças celestiais e demoníacas. Ele se estabeleceu na cidade de Boleskine, na Escócia (onde se autodeclarou Senhor de Boleskine), e depois viajou para a Índia. Lá, descobriu o erotismo sagrado e o sexo como uma forma de autoconhecimento. Seu próximo destino foi o México, onde conheceu segredos mágicos dos aborígenes e criou um método para alcançar a invisibilidade. Em 1904, no salão da Grande Pirâmide do Egito, Crowley ouviu o ditado de “O Livro da Lei” e o escreveu. O lema do livro é “Faça o que quiser”. Desde então, o mago decidiu viver seguindo esse lema e fundou uma comunidade na Sicília, onde viveu rodeado de amantes, drogas e magia. O próprio Mussolini ordenou que desalojassem a comuna. Referência no Rock Depois de anos sofrendo perseguições pessoais e o silenciamento de sua obra, Crowley morreu em 2 de dezembro de 1947, aos 72 anos. Com o passar dos anos, seu personagem virou uma referência na cultura do rock, sendo citado com entusiasmo por celebridade como os Beatles, os Rolling Stones, David Bowie, Led Zeppelin e Ozzy Osbourne, entre outros. No Brasil, o cantor e compositor Raul Seixas foi um seguidor da obra de Crowley. Suas principais canções sobre o Crowley são "Sociedade Alternativa", "Novo Aeon", "Loteria de Babilônia" e "A Lei". Uma famosa frase de Crowley é: "Faz o que tu queres, há de ser tudo da lei. Todo homem é um indivíduo único e tem direito a viver como quiser." Fonte: Mundo Esotérico Paranormal


domingo, 22 de maio de 2022

Sexo e higiene: Homens e mulheres preferem depilação completa da região genital feminina, diz USP




Ao todo, 52.787 mulheres e 17.133 homens fizeram parte do levantamento. Para as mulheres, a higiene é o principal motivo para extração total dos pelos.


Uma ma pesquisa do Ambulatório de Estudos em Sexualidade Humana da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto (SP) concluiu que mulheres e homens brasileiros preferem a depilação completa da região genital feminina. O estudo feito pela psicóloga e especialista em sexualidade humana, Maria Luiza Sangiorgi, apontou também a ausência de sintomas clínicos vaginais após a extração dos pelos pubianos. Segundo a especialista, a pesquisa, inédita no país, deverá abrir portas para que novos e mais complexos estudos sobre o tema sejam feitos. Ela destaca que ela é importante na prática clínica para o aconselhamento de hábitos e cuidados com a genitália ao oferecer informações para que as mulheres decidam a maneira mais saudável de cuidar do órgão genital. Veja abaixo orientações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para fazer uma depilação com segurança.



Dados obtidos por questionário 

A pesquisa teve como objetivo compreender a preferência de homens e mulheres em relação ao tipo de depilação, e identificar se a extração dos pelos estava relacionada a algum tipo de sintoma clínico. Por meio de um questionário disponibilizado no blog do Ambulatório, os participantes responderam a perguntas em comum como “Qual tipo de depilação você prefere?” e “Por que motivo prefere dessa forma?”. Às mulheres, também foram feitas perguntas sobre surgimento de sintomas clínicos genitais após a depilação. O estudo contou com a participação de 52.787 mulheres e de 17.133 homens, com idade acima de 18 anos e de todas as regiões do país. Segundo a pesquisadora, 64,3% das mulheres e 62,2% dos homens declararam preferir a área genital feminina completamente depilada. No entanto, a justificativa para a escolha se mostrou diferente, já que para as mulheres, a higiene é o principal motivo de se verem livres dos pelos, enquanto que para os homens, a questão é a beleza, que segundo a pesquisadora está ligado à atração.

A remoção total dos pelos da genitália feminina é mais preferida por mulheres e homens com maior frequência sexual, assim como por mulheres que estão mais satisfeitas com a aparência de seus órgãos genitais e sentem desejo sexual com mais frequência. “Em todas as faixas etárias que observamos, a preferência maior foi por depilação completa entre os homens e as mulheres, com a exceção das mulheres maiores de 45 anos. A gente fez um estudo piloto e já tínhamos visto que entre os homens havia uma preferência maior pela depilação completa, mas pelas mulheres nem tanto. Os homens não surpreenderam, mas as mulheres sim, porque a porcentagem foi muito parecida”, explica Maria Luiza. A média de idade entre os homens que responderam o questionário é de 31,9 anos, enquanto a das mulheres é de 28,5 anos. De acordo com a pesquisadora, o estudo revelou que quanto mais alta a faixa etária, menor a preferência pela depilação completa e maior o gosto pela extração parcial dos pelos. “Talvez, essas mulheres mais velhas sejam menos influenciadas por essa tendência recente, e mais influenciadas por uma tendência anterior, tanto é que ainda ouvimos falar do estilo 'Claudia Ohana', que é como ela saiu na Playboy há muitos anos. Até mesmo em ‘Game of Thrones’, há um episódio em que a rainha Cersei é atacada pelas ruas e o que mais chamou a atenção nos comentários na internet foi a presença de pelos pubianos e não a violência contra ela em si”, afirma. O que Maria Luiza chama de tendência diz respeito a observações de pesquisas feitas em outros países e que mostram cenários similares ao brasileiro. Ela diz que os levantamentos apresentam uma preferência cada vez maior pela retirada total de pelos da região pubiana. “Foi feita até uma pesquisa muito interessante, em 2011, com fotos da revista Playboy. Acompanharam as fotos de 1953 até 2008 e viram que os pelos foram diminuindo com o passar do tempo. Um estudo nos EUA mostrou também uma preferência maior pela depilação completa”.



A depilação parcial foi escolhida por 31,89% das mulheres participantes e 31,38% dos homens. Já 2,65% das mulheres afirmaram ainda que preferem não realizar nenhum tipo de depilação, opinião também repassada por 4,26% dos homens. Com relação a extensão dos sintomas clínicos, o questionário perguntou às mulheres se havia algum tipo de desconforto como coceira na vulva ou corrimento vaginal notado pelas adeptas da depilação após a extração dos pelos. De acordo com a pesquisadora, 34,95% das participantes relataram a ausência de sintomas, 16,84% afirmaram sentir vermelhidão e outros 12,96% relataram a ocorrência de pelos encravados. “A gente não observou que a ausência de pelos influencie na aparição de sintomas. Talvez a técnica usada, os aparelhos sem higienizar influenciem, mas não constatamos que a ausência de pelos faça mal”, diz.

Pornografia influente 

Apesar de não ter questionado os participantes sobre pornografia, Maria Luiza explica que os dados obtidos na pesquisa mostram que existe uma nítida influência desse tipo de conteúdo sobre a preferência de homens e mulheres. “Vimos outras pesquisas que levam em consideração a questão da pornografia como uma das vias que estejam incentivando essas preferências pela mulher ‘Barbie Doll’. É uma preferência bem norte-americana, bem a cara dos Estados Unidos, mas nós importamos muita cultura norte-americana”, diz. Ela explica que o modelo chamado ‘Barbie Doll’ é caracterizado por mulheres geralmente jovens e com corpos magros, mas com curvas. Outra caraterística determinante é a ausência de pelos pubianos, notada quase sempre em filmes de conteúdo erótico. “Muitos homens têm contato sexual inicial com a pornografia e a pornografia segue essa tendência de valorizar a ‘Barbie Doll’, a mulher com genitália sem pelos até para tornar a relação sexual mais explicita, já que, com pelos, ela é menos explícita”, explica.



Especialista orienta

O médico Adriano Loyola, assessor do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), alerta para o surgimento de manchas, encravamento e até foliculite, que é a inflamação da raiz do pelo, após a depilação. Ele lista uma série de orientações com diferentes métodos de extração. -Lâmina É mais indicada para quem tem poucos pelos. É a forma mais prática e rápida de depilação, mas os pelos estão de volta em poucos dias. A depilação com lâmina é também a maior causadora de pelos encravados, irritações e manchas em áreas como virilha e axilas. -Cremes Agem superficialmente e dissolvem o pelo. Os fabricantes pedem uma prova para verificar se a pele aceita a química e, ao aplicá-los, deve-se seguir a risca as instruções do fabricante para evitar irritações e dermatites. -Aparelho depilatório Permite a remoção dos pelos desde a raiz e é indicado para a região das pernas. É um método prático e barato, porém pode provocar os famosos pelos encravados. Costuma ser dolorido. -Cera quente Enfraquece os pelos, que ficam mais finos. É indicada para áreas pequenas como buço, virilha e axila, pois o comprimento dos pelos não precisa estar longo para a depilação. As ceras agridem a pele no momento da extração do pelo, o que contribui para encravá-los. Isso associado à ausência de hidratação e ao uso de roupas justas pode levar a foliculite (inflamação da raiz do pelo), além de causar queimaduras se temperatura estiver errada. Nunca deve ser reutilizada, pois há riscos de se contrair infecções bacterianas e fúngicas. Em muitos casos, a cera também resseca, aumentando assim os riscos de alergia e infecções. -Cera fria A vantagem está justamente em ser um produto descartável. É indicada para qualquer parte do corpo, porém como sua aderência aos pelos é menor, eles devem estar longos no dia da depilação. O uso constante de cera pode levar ao escurecimento da área, por causa da agressão constante causada a epiderme. A cera quente causa vasodilatação, propiciando também uma pigmentação da área. -Laser Para quem quer se livrar para sempre do incômodo de arrancar os pelos, a alternativa é a depilação definitiva a laser. O método é menos invasivo e diminui o volume dos pelos, pois age diretamente na raiz. É seguro por não usar agulhas e menos doloroso. O princípio de destruição do pelo é através da luz captada pela melanina no bulbo. Também pode provocar queimaduras e manchas se não for utilizado corretamente e é contraindicado para gestantes. Por LG Rodrigues, G1 Ribeirão e Franca


domingo, 15 de maio de 2022

Símbolos e Sinais Sagrados da Umbanda


Símbolos e sSinais Sagrados da Umbanda

Introdução
            A Umbanda é uma religião genuinamente brasileira, formada pelo congraçamento da três raças matrizes deste povo, o índio, o branco e o negro. 
Toda essa riqueza cultural contribuiu para a formação de inúmeras escolas dentro da Umbanda, cada uma com sua interpretação do Sagrado.
            Xambá, Toré, Babassuê, Terecô, Candomblé de Caboclo, Jurema e enfim, Umbanda. A Umbanda é o recipiente onde se misturaram conceitos tão diversos como reencarnação, cabala, pajelança, orixás, magia, chackras.
            A tradição oral de cada povo foi responsável pela propagação e sincretismo dos sinais e símbolos religiosos.  E neste caso, na Umbanda foram denominados de Sinais de Pemba ou Pontos Riscados.
            A raiz ameríndia é aventada por pesquisadores como Lund, Hartt, Ameghino, Hardick, como sendo a origem da Humanidade, contradizendo a hipótese européia de que seria na África essa origem (ITAOMAN, 1990, p. 24). E mesmo nos livros sagrados como o Popol Vuh (GORDON, B; MEDEIROS, S. 1997, p. 58) e na Bíblia Cristã é no barro (vermelho) que se originou a humanidade.  Então a origem estaria na raça vermelha e não na raça negra? Esta hipótese é a fonte de grandes conflitos no meio acadêmico.
            A equipe da Prof.ª Maria Beltrão (Unicamp) é a responsável por desmistificar a imagem de selvagens do povo ameríndio, mostrando que eles tinham profundos conhecimentos de astronomia, e que a datação dos instrumentos e pinturas encontrados nas grutas de Tocas e Cosmos chegam a 300.000 anos. (ITAOMAN, 1990, p. 25).
            Possuidores de uma cultura completamente diferente dos brancos colonizadores, os ameríndios foram subjugados e dizimados em poucos séculos.  E o sincretismo entre sua religiosidade e o Catolicismo originou a Santidade e a Pajelança no Pará e Amazonas, e o Caatimbó no restante do país. (BASTIDE, 1960; ITAOMAN, 1990, p. 27-31). E foi no Caatimbó, em sua riqueza ritualística, que o negro mais tarde, principalmente o povo Banto, faria seu sincretismo religioso (RIVAS, M., 2008). Surge então, o Candomblé de Caboclo. Oxalá representando Tupã, Yemanjá como Janaína, Ogum como Cariri, Oxosse como Sultão das Matas, Exu como Caipora, Babás e Eguns como Caboclos Tupinambá, Tupiara, Jaú, Irerê, Pedra Negra, entre outros. (ITAOMAN, 1990, p. 30).
            Com a raiz negra (africana) se conheceu a escravidão na sua forma mais cruel, o mercantilismo hediondo.  As guerras tribais, a islamização, os interesses europeus e o silêncio vergonhoso da Igreja foram os responsáveis por esta mácula na história do povo brasileiro.
            E foi com Frobenius que se pode compreender o requinte, a complexidade e a grandeza da religiosidade iorubana, podendo ser comparada à religiosidade grega. (FROBENIUS, 2007, p. 13).
            Iorubás, Jejes, Haussás, Minas, Cambindas, Angolas, Sudaneses e Bantos, todos chegaram ao Brasil por meio da escravidão. E foi em terras brasileiras que essas etnias, envolvidas há tanto tempo em guerras e disputas tribais, agora equiparadas pela escravidão que a todos tornava iguais, encontraram o silêncio e a reflexão. Diante da necessidade de sobreviverem e preservarem sua cultura, fé e tradição, tornaram-se irmãos novamente.
            Sincretizaram-se com o Catolicismo e com a Pajelança/Caatimbó. Mantiveram o conceito de Deus Supremo (Olorum), eterno masculino (Obatalá), eterno feminino (Oduduá), conceito de dinamizador da existência (Exu), forças vitais (Iwá-Aché-Abá), mediador (Orixá), universos paralelos (Aiyé e Orum), destino (Odu), Ancestrais (Egun-Agbá), sociedades secretas (Egungun e Geledé), Iniciação e Pais Babalawos. (ITAOMAN, 1990, p. 39-40).
            A raiz branca veio representada pelos Indo-europeus (arianos) e pelos Judaico-cristãos (Heleno-semítico).
Foram os ingleses que trouxeram a cultura ariana, Brahmânica e Budista.  Trouxeram conceitos como reencarnação, karma, prana, chakras,  kundalini, tantra.  A Teosofia (Blavatsky, Besant, Neels) influenciou definitivamente o Kardecismo.
A bacia do mediterrâneo foi influenciada pela cultura e religiosidade do Egito, matemática, geometria, medicina, alquimia, astrologia, gnose. Gregos, persas, árabes, judeus, todos foram povos que trouxeram para a Europa o conhecimento iniciáticos dos templos do Vale do Nilo.  Heranças como Cabala, Alquimia e conceitos essênios causaram abalos profundos na formação do povo brasileiro.
E como se deu a formação dos símbolos e mitos que nortearam a formação do inconsciente coletivo?
No vazio, a substância escura aglutina-se em um infinito ponto, em um instante-tempo o processo pára, a energia concentrada naquele ponto emerge em uma grande explosão – o Big Bang.  O Um se transforma em Três, Luz – Som – Movimento. Irrompe a vida, o vazio está agora limitado, surge o espaço, a forma, o Sagrado torna-se plural.
O som, o conhecimento e o reconhecimento da natureza, instauram a manifestação da vida, a criação do nome, os gestos que recuperam a origem, fruto da experiência do homem com a natureza que o cerca.  Mircea Eliade define esta experiência de hierofania como algo de sagrado que se nos revela. (ELIADE, 2001, p. 14-5)., afirma que os mitos, enquanto uma expressão do sagrado, narram uma história, que remete àquilo que os deuses, os seres divinos fizeram no começo dos tempos. Assim, os mitos são narrativas que resgatam o início da existência de todas as coisas, isto é, revelam como tudo passou a existir. (ELIADE, 2001, p. 82-5).
Para Mielietinski, certas estruturas das imagens primordiais da fantasia coletiva e categorias do pensamento simbólico que organizam as representações originadas de fora são os elementos estruturais da psique inconsciente. (MIELIENTINSKI, 1987, p. 69).
Para Jung, os mitos conduzem às fontes originárias, presentes no inconsciente coletivo. E os arquétipos representam imagens, papéis a serem desempenhados, e também o processo de individualização, o consciente individual. (JUNG, 2008, p.17).
Surge assim o símbolo como modo de significar o “ente” ou “algo” enquanto finito. O símbolo está em lugar de algo. (SANTOS, 2007, p. 8). No pensamento junguiano, os símbolos constituíram a psique humana tanto coletiva como individualmente. (JUNG, 2002, p. 53).
Jung define inconsciente coletivo como algo que é herdado, consistindo de formas preexistentes, arquetípicos, que podem se tornar conscientes. (JUNG, 2002, p. 54). Fala também do inconsciente individual como sendo constituído essencialmente de conteúdos que já foram conscientes e, no entanto, desapareceram da consciência por terem sido esquecidos ou reprimidos. (JUNG, 2002,  p. 54).
Na religião podemos ver os símbolos nos ritos e liturgias, através das palavras que determinam, nos gestos que atraem, e nos sinais que fixam. Podemos observá-los nas vestimentas, nos objetos, nas danças, nos cânticos e nos espaços destinados ao sagrado.
Alguns símbolos existem em todas as culturas e em todos os tempos.
A árvore, a montanha, a água (morte e renascimento), a terra, a mulher, a pedra, a lua, o sol, as aves, os animais, a cruz, o arco e a flecha, a cobra, o círculo, o quadrado, os triângulos, todos estão presentes em maior ou menor grau na cultura de todos os povos. 
Quais foram os símbolos mais utilizados por cada raça? Que símbolos trouxeram com elas ao chegarem ao Brasil? Como se deu esse sincretismo e o que resultou hoje na Umbanda?
E os pontos riscados? Como surgiram?
Os pontos riscados são sinais gráficos feitos no chão, paredes, ou tábuas de madeira, com um bastão de giz mineral (pemba). São riscados apenas por sacerdotes com finalidade magística ou para identificar e qualificar a entidade presente.
Embora a pemba tenha sido trazida pelos Yorubás, muito se perdeu dos sinais sagrados devido à islamização, visto que os altos sacerdotes de Ifé eram perseguidos e mortos, e alguns poucos sobreviventes, vendidos para o Brasil como escravos. O Islamismo, portanto, destruiu a cultura Yorubá.




Segundo Max Müller:
É inevitável, é uma necessidade inerente à linguagem, se reconhecemos nesta a forma externa do pensamento: a mitologia é, em suma, a obscura sombra que a linguagem projeta sobre o pensamento, e que não desaparecerá enquanto a linguagem e o pensamento não se superpuserem completamente: o que nunca será o caso. Indubitavelmente, a mitologia irrompe com maior força nos tempos mais antigos da história do pensamento humano, mas nunca desaparece por inteiro. Sem dúvida, temos hoje nossa mitologia, tal como nos tempos de Homero, com a diferença apenas de que atualmente não reparamos nela, porque vivemos à sua própria sombra e porque, nós todos, retrocedemos ante a luz meridiana da verdade. Mitologia, no mais elevado sentido da palavra, significa o poder que a linguagem exerce sobre o pensamento, e isto em todas as esferas possíveis da atividade espiritual. (MULLER, 1876)

            Ao chegar ao fim deste trabalho de conclusão de curso, deparei-me com as afirmações do eminente escritor acima citado e pude compreender a longa viagem que o povo brasileiro fez em busca de sua identidade espiritual, cultural, social e econômica.
Ficou claro que os processos sincréticos aos quais ele foi submetido configuraram em sua psique a atuação maciça de três raças matrizes, a vermelha, a negra e a branca. Este caldeamento racial culminou por meio do amalgamento destas culturas em um mestiço, o homo brasilienses. Neste momento, tínhamos um legítimo cidadão planetário.
Sua capacidade em suportar culturas diferentes fez dele um ser diferenciado.
Todo o povo brasileiro é naturalmente místico, em todos os rincões deste país sobejam às crendices e a fé no sobrenatural. Assim sendo, não acreditamos que a Umbanda tenha sido fundada em 1908, já que há relatos de fenômenos religiosos há mais de 500 anos por Padre Manoel da Nóbrega ao qual citamos no início deste trabalho. (PRIORE, 2004, pág. 52)
Estando inserido constantemente no mito, vive ele sempre em um momento atemporal. Sua maneira de ver ou conceber teorias passa sempre por processos intuitivos, valorizando o sujeito (essência), em detrimento do objeto (forma).
JUNG define a estrutura do Inconsciente Coletivo por algo que adquirimos por meio da hereditariedade, e o Inconsciente Individual por meio de arquétipos que estão esquecidos momentaneamente. (JUNG, 2002, pág. 53)
As Escolas Umbandistas ao utilizarem todos esses símbolos e sinais evocam esta herança, fazendo com que o indivíduo-adepto traga à tona os arquétipos esquecidos constituidores da Inconsciência Individual.
O povo brasileiro, que recebeu estas cargas de informação ancestral das raças matrizes acaba funcionando como um elemento de convergência, facilitando nele os processos de abstração espiritual e mística que o remete assim, à Síntese.
É por isso que podemos ver na diversidade da Umbanda, a única religião brasileira, uma amostragem fidedigna destas atuações sincréticas. O adepto desta corrente Filo-Religio-Científica utiliza os símbolos e sinais como ponte para o sobrenatural.
Ao traçar um sinal que denomina de Lei de Pemba estabelece um Espaço Sagrado que ora vai habitar, é neste momento que ao fazer o círculo, inserindo nele os símbolos arquetipais, aproxima o céu da terra, fazendo com que não exista mais o sujeito e o objeto e acaba assim imergindo no mundo Sagrado.
Eliade propõem que “o sagrado não é um momento histórico da consciência humana e sim um elemento estrutural desta mesma consciência. Logo, ao ler atentamente esses sinais, pudemos constatar que os mesmos possuem formas da construção cósmica (Cosmogênese). (ELIADE, 1978, Tomo I, vol. I pág. 13).
E sendo o homem o microcosmo dentro do macrocosmo, teria sido ele estruturalmente construído da mesma maneira (Antropogênese), pois vivenciou os processos minerais, vegetais e animais bastando ver a sua constituição psicofísica para saber que está impresso nela toda esta memória ancestral.
Observando o espaço veremos que em sua formação, existem constelações em formas de foices, espirais, machadinhas, flechas, animais, tal qual um dia os antigos observaram e nomearam estas mesmas constelações.
Veremos ainda, que esses mesmos sinais podem ser analisados e  situados dentro das inúmeras escolas umbandistas, notando que em algumas escolas os sinais obedecem a um momento histórico, demonstrando que estas ainda estão polarizadas em um aspecto sincrético de uma determinada raça. Veremos que umas utilizam símbolos e sinais judaicos – cristãos outras estão arraigadas nos cultos de nação, cultos indígenas e o espiritismo de Kardec.
Aguardamos o momento da Síntese...
Resumo do Trabalho de Conclusão de Curso de :Osvaldo Olavo Ortiz Solera - Ygbere

Referências Bibliográficas
BASTIDE, R. As Religiões Africanas no Brasil. São Paulo: Livraria e Editora Pioneira, 1960, 240 pág.
ELIADE, M. O Sagrado e o Profano. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2001, 191 pág.
ELIADE, M. História das Crenças e das Idéias Religiosa. Rio de janeiro: Zahar Editores, 1978, Tomo I, vol I, pág.13
Frobenius, L. A gênese Africana: contos, mitos e lendas da África. São Paulo: Landy Editora, 2007, pág 13.
GORDON, B; MEDEIROS, S. Popol Vuh. São Paulo: Ed. Iluminuras, 1997, 480 pág.
ITAOMAN, M. Pemba a Grafia Sagrada dos Orixás. 1ª Ed. Brasília: Thesaurus, 1990.  317 pág.
JUNG, C. G. O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 2ª Ed., 2008, 429 pág.
JUNG, C. G. Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo. Petrópolis: Ed. Vozes, 2ª Edição, 2002, 447 pág.
KI-ZERBO, J. História da África Negra. Paris: Ed. Europa-américa, 1972. Vol.I, pág. 130.
KI-ZERBO, J. História da África Negra. Paris: Ed. Publicações Europa-américa, 1972. Vol.I, pág. 19-20.
KI-ZERBO, J. História da África Negra. Paris: Ed. Europa-américa, 1972. Vol.I, pág. 256-66.
PALLAS, A. 3333 Pontos Riscados e Cantados.  Rio de Janeiro: Ed. Pallas, 5ª Ed., 2008, vol I e II, 287 pág.
PRIORE, M. D. Religião e Religiosidade no Brasil Colonial. 5ª edição. São Paulo: Ed. Ática, 2004, pág. 52.
PRIORE, M. D. Ancestrais. 9ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2004, pág. 32-40.
RIVAS, F. R. Sacerdote, Mago e Médico – Cura e Autocura Umbandista. São Paulo: Ícone Editora, 2003, pág. 459.
RIVAS, F. R. Umbanda – O Arcano dos 7 Orixás. São Paulo: Ícone Editora, 1999, 247 pág.
RIVAS, M. E. O Mito de Origem – Uma Revisão do Ethos Umbandista no Discurso Histórico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na Faculdade de Teologia Umbandista, São Paulo.
SANTOS, G. A. Selvagens, Exóticos, Demoníacos. Idéias e Imagens de Gente de Cor. In: ESTUDOS AFRO-ASIÁTICOS, Ano 24, vol. 2, 2002, pág. 275-89.
SANTOS, G. S. Pontos Cantados e Riscados.  Rio de Janeiro: Ed. Orphanake, 5ª Ed., 2003, 164 pág.
SANTOS, M. F. Tratado de Simbólica. São Paulo: Ed. E.Realizações, 2007, 352 pág.
SILVA, W. W. M. Umbanda de Todos Nós. Rio de Janeiro: Livraria Freitas Bastos, S. A., 1969, 366 pág.

Fonte: Abaara.blogspot


Você vai gostar de ler

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha lista de blogs

Seguidores

Livro de Umbanda Astrológica

Livro de Umbanda Astrológica
Compre seu livro

Marcadores

astrologia (147) magia (138) comportamento (135) sexo (119) mulher (109) conceito (93) sexualidade (82) conceitos (77) espiritualidade (74) amor (67) orixás (59) carlinhos pesquisas (53) pesquisas umbanda astrologica (51) (48) pesquisas (48) signos (48) umbanda (47) religião (44) umbanda astrológica (41) prazer (39) carlinhos pesquisas do taro (37) tarô (36) Agressividade (35) de olho no movimento dos astros (35) esoterismo (34) umbanda astrologica (34) fotos (33) orgasmo (31) estudos (30) saúde (30) A astrologia (29) bem estar (29) pesquisa (29) magia sexual (28) astrologia sexual e relacionamentos (27) desejo (25) estudo (24) arcanos (23) a umbanda-astrologica (22) anjos (22) astros e a politica (22) Orixá (21) Feminina (20) mulheres (20) carma (19) Pombagira (18) influenciadas (18) Masculina (17) climazzen (17) espaço (17) gostosa (17) poder (17) marte (16) rituais (16) novos conceitos astrologicos (15) Horóscopo (14) astrologia sexual (14) CONQUISTA (13) Ranascimento (13) exu (13) homem (13) lua (13) Sexualidade Feminina (12) astral (12) astrofisica (12) astrologia e cabala (12) astronomia (12) biblia (12) magos (12) previsões (12) descoberta (11) destino (11) egito (11) espiritualidade fé (11) mediunidade (11) nasa (11) signo (11) Conceitos astrologicos (10) baralho (10) cabala (10) deusa (10) Agressividade e Sexo (9) Deus (9) Influencias (9) VIDA (9) atriz (9) candomblé (9) ciência (9) homens (9) pode (9) sexualidade Masculina (9) virgindade (9) vênus (9) arcanjos (8) livro (8) mostra (8) nua (8) o que fala sobre espiritismo e astrologia. (8) sensualidade (8) simbolismo (8) sol (8) ancestrais (7) anjo (7) magia negra (7) mago (7) misterios (7) oxum (7) pombagiras (7) reencarnação (7) riqueza (7) sexy (7) AMOR. comportamento (6) MORTE (6) arcano (6) astrofísica (6) captar energias (6) cartas (6) casamento (6) conhecimentos (6) conheça (6) cosmos (6) elementos (6) estrela (6) mapa astral (6) obsessão (6) paixão (6) proteção (6) sensual (6) tantrismo (6) Harry Potter (5) baralho cigano (5) busca (5) carma sexual (5) desejos (5) fim do mundo (5) hierarquia (5) maior (5) mistérios (5) moda (5) orixas (5) parteas do horoscopo (5) planeta (5) planetas (5) poder dos astros (5) psicologia (5) relações (5) segredos (5) ser (5) sinais (5) sorte (5) tarologia (5) Jesus (4) Jovem (4) Topless (4) Vesta (4) anjo da guarda (4) arte (4) artista (4) atração (4) beleza (4) buda (4) budismo (4) castidade (4) corpo (4) deuses (4) espiritismo (4) exus (4) faz (4) feitiço (4) feminino (4) galáxia (4) leitura (4) magia sagrada (4) medo (4) mito (4) natureza (4) oração (4) pecado (4) pedras (4) pelada (4) protetor (4) protetores (4) religiões (4) sentimento (4) taro (4) traição (4) vibrações (4) 2012 (3) ESCOLHAS (3) Loira (3) PROFECIA (3) Saúde Sexual (3) Touro (3) adultério (3) alfabeto (3) alfabeto magico (3) alma (3) ancestral (3) antigos mestres (3) astrologia signos (3) bahia (3) bruxaria (3) bumbum (3) ciganos (3) ciúme (3) demônio (3) dieta (3) doença (3) dor (3) drogas (3) especialistas (3) filme (3) gozo (3) guia (3) guias (3) harmonia (3) horoscopo (3) iemanjá (3) kama sutra (3) lilith (3) lingerie (3) maçonaria (3) mensageiros (3) misticismo (3) ogum (3) oráculos (3) poder do amor (3) previsão (3) quimbanda (3) regente do ano (3) sagrado (3) salmo (3) segredo (3) sexo tântrico (3) simbolos (3) solsticios (3) ultima ceia (3) universo (3) virgem (3) 12 casas (2) 2010 (2) Arca da Aliança (2) As caracteristicas de seu signo (2) Busca de Harmonia (2) Búzios (2) ESPIRITUAL (2) Fenômenos (2) Transitos. (2) Vanessa Hudgens (2) alegria (2) alfabeto sagrado (2) alimentos (2) alma gemea (2) arcano 6 (2) arqueômetro (2) ascendente (2) astrologia e riqueza (2) biquíni (2) carnaval (2) casais (2) ciume (2) combinando (2) conhecimento (2) criança (2) cristal (2) códigos sagrados (2) dom (2) dons (2) enamorados (2) ensaio (2) ensinamentos (2) era de aquário (2) erotismo (2) escorpião (2) estrelas (2) fim dos tempos (2) futuro (2) golias (2) incensos (2) libra (2) manter (2) mantras (2) mecanismos (2) mitologia (2) municipio (2) nodulos lunares (2) nova era (2) numerologia (2) o jogo de búzios (2) olho (2) origem do taro (2) origem do universo (2) oráculo (2) oxalá (2) panicat (2) pedofilia (2) pequisas (2) perfumes (2) pesuisas (2) planetas retrogrados (2) poder feminino (2) preconceito (2) quiromancia (2) raiz (2) relação (2) religiao (2) ritos (2) santa sara (2) seios (2) sinastria (2) sofrimento (2) tatuagem (2) valor (2) vodu (2) wica (2) Alimentação (1) Análises (1) Astrologia Cármica (1) CARNAVAL DE VIRGENS (1) Ego (1) Islã (1) Magnetismo Pessoal (1) Malibu (1) PARA AFASTAR (1) Problemas na cama (1) Rio de Janeiro (1) Tamires Pereira Santiago (1) Victorias Secret (1) agradece (1) alinhamento (1) anuncie (1) anuncio (1) buscadores (1) calendário maia (1) casas de umbanda (1) ciência sagrada (1) céu vermelho (1) código da vinci (1) dons naturais (1) duvidas (1) e-mails (1) efeito (1) fe´ (1) grande tremor (1) jessica gomes (1) juno (1) linhas ciganas (1) linhas de ciganos (1) liquidificador (1) lista (1) lojas esotericas (1) macumba (1) mae de santo (1) magia divina (1) mais (1) mandala astrológica (1) marketin (1) matéria (1) meditação (1) medium (1) metodos (1) o sol astrologico (1) peitinhos (1) perguntas (1) pilares (1) pintor (1) poder dos alimentos (1) prevenir (1) previu (1) publicidade (1) pupila (1) registra (1) rei davi (1) rei do pano branco (1) reich (1) relgião (1) segredos femininos (1) sentimentos (1) tatuagens (1)