Para os especialistas, a história de submissão e passividade feminina, ao longo dos anos, é um dos fatores que desencadeiam relações problemáticas. Por muito tempo, a mulher foi criada para cuidar do marido e manter o casamento, a todo custo.
Isso pode levá-la a exigir do homem a mesma atenção, tornando-se obsessiva. Mas o parceiro nem sempre se rende aos seus caprichos. Fica, então, insegura, e passa a tentar se fazer necessária. Complexo, não?
Fatores sociais e culturais devem ser levados em conta. Mas há a possibilidade de as causas serem psiquiátricas¿, alerta o terapeuta. Para ele, ainda é preciso considerar que as mulheres são muito mais suscetíveis às emoções.
A mulher que sofre desse transtorno quer o homem somente para si. O medo da perda faz com que ela sufoque o marido. Em alguns casos, não quer nem ter filhos, para não precisar dividir a atenção do parceiro ou mesmo não perder a forma e deixar de ser desejada pelo amado.
Algumas internautas podem estar se perguntando: Sou ou não obsessiva?. Calma! Não precisa ficar desesperada porque, de vez em quando, você faz ceninhas de ciúme ou tem atitudes das quais se arrepende. O fato de ser possessiva não a torna obcecada, doente.
Sempre há algo errado quando a mulher sofre mais do que aproveita a relação. Amor tem de ser sinônimo de alegria e bem-estar. Muitas, porém, demoram a perceber que a relação está doente. O outros acabam percebendo antes?. Portanto, se os amigos mais próximos ou mesmo a família começarem a comentar, fique atenta. Muitas mulheres só se dão conta de que as coisas vão mal quando filhos ou pessoas próximas chegam a comentar que o companheiro está certo e sofrendo, enquanto elas se mostram descontroladas e possessivas. Só que na maioria dos casos, até mesmo com comentários, as pessoas relutam em aceitar que estão em descontrole.
Outro fator importante é que, geralmente, a mulher que sofre dessa compulsão se relaciona com homens complicados. Não apenas a mulher está doente.
O parceiro também. Nesse tipo de relação, um alimenta a neurose do outro. a regra principal é: Quando amar é sofrer... Então você provavelmente está amando o homem errado, da maneira errada, alguém emocionalmente fechado, viciado em trabalho, bebida ou em outras mulheres... alguém que não pode retribuir seu amor! Mesmo assim, você insiste, se sacrifica, anula sua personalidade, continua tentando... O Melhor e se valorizar.
Afirmações positivas para quem sofre de amor
Mereço tudo de bom que a vida tem a oferecer.
Hoje estou livre da dor, da raiva e do medo.
Estou superando os pensamentos negativos que me limitam.
Me encontro em perfeita saúde e bem-estar.
Estou me libertando das limitações impostas por meus pais.
Estou disposta a criar idéias novas à respeito de mim mesma e de minha vida.
Todos os problemas e conflitos se vão: estou serena.
Mereço a vida, uma vida boa.
O amor está atuando em mim para me curar e me fortalecer.
A solução para cada problema vem agora. Estou livre e cheia de luz
Mereço a liberdade de ser tudo aquilo que sou capaz de ser.
Estou calma e segura.
Mereço viver comodamente e prosperar.
Esqueço toda dor do passado e saúdo a saúde, a alegria e o sucesso.
O Sexo é bom mas se confunde sexo obsessivo com amor.
Quase 70 por cento dos brasileiros, homens e mulheres, "transam quando dá vontade", "deixam rolar" e a relação acontece. Visto assim, pode parecer que o sexo ocorre com muita naturalidade. Não é bem assim. Homens e mulheres têm apenas metade do número de relações semanais que gostariam de ter. A constatação aparece na maior pesquisa sobre a vida sexual do brasileiro já feita no país.
Mesmo entre os jovens adultos, de 26 a 40 anos, em que predominam os casais, as mulheres têm em média 2,6 relações semanais, mas desejariam ter 4,4. Homens têm 3,4, mas gostariam de transar todos os dias. Foram ouvidas sete mil pessoas, entre homens e mulheres de todas as classes sociais, com idade entre 18 e 70 anos, em 13 Estados do país.
22/05/2010
Um comentário:
"Há casamentos que são feitos com pedra, ferro, cimento, promessas e deveres. E há casamentos que se fazem com o vôo das aves, água, espuma, bolhas de sabão e liberdade. Não se farão promessas para amarrar o futuro. Só há confissões de amor para celebrar o presente..."
Bela lição "uraniana" do sábio Rubem Alves...
Muito bom o artigo!
Uma boa ajuda para quem quer sair desse ciclo é o grupo MADA, Mulheres que Amam Demais. É um grupo de mútua ajuda que segue o referencial dos doze passos do AA -Alcóolicos Anônimos. Não tem fins lucrativos e é acessível em vários estados do Brasil.
www.grupomada.com.br
Axé!
Postar um comentário