A astrologia é antes de qualquer coisa, um instrumento de compreensão do homem no seu tempo e espaço de vida. Por milênios, o homem vem atribuindo, compreendendo significados através dos ciclos planetários.
SOL — LUA — MERCÚRIO — VÊNUS — MARTEJÚPITER — SATURNO — URANO — NETUNO — PLUTÃO
Não há como dizer que se acredita ou não na astrologia, pois a questão da crença não se aplica, assim como não cabe dizer que se crê ou não em um martelo, mas apenas nos utilizamos dele.
Na verdade a fé é um dom, por mais acadêmico que sejamos, debruçados em livros e pesquisas, nunca conseguiremos colocar a fé dentro de nossa mente, se não tivermos o dom de sentir.
Algumas pessoas já nascem com o dom de sentir o Sagrado, outros mesmo que sejam escolhidos, só vão se deparar com a fé depois de muita provação. Até mesmo grandes mestres, como Buda, só encontraram seu caminho após penoso sofrimento, entrega e esvaziamento do mundo real.
"A vida ficaria sem emoção se soubéssemos o que aconteceria..." Esta afirmação não deixa de Ter a sua lógica. Contudo, o estudo da astrologia não preconiza o conhecimento daquilo que irá acontecer. Esta arte-ciência oferece uma visão das possibilidades, tendências de comportamento.
A astrologia é um trabalho de autoconhecimento, uma filosofia de vida, antes de ser um processo divinatório. É um meio de alcançar serenidade em meio ao caos da existência quotidiana, através do estudo dos potenciais de cada um.
O planejamento (prognóstico) que ela pode oferecer, por exemplo, baseia-se na otimização do uso dos talentos e capacidades latentes do ser humano, não em fatores externos à própria psique. Se nós viemos a vida pra desenvolvermos nossa alma, não traríamos regras, ou um livrinho que nos dissesse como agir, como crer e como seguir. Na verdade vamos descobrindo e é justamente a busca pela descoberta que leva um contemplador a reparar em cada detalhe, todo dia de sua vida, pra captar tudo aquilo que o Criador vai nos revelando. Temos as leis, as tradições e regras, que as religiões nos pregam ou até nos ordenam a seguir. Mas, ao mesmo tempo temos o livre-arbítrio, porque as vezes uma escolha pode nos elevar a alma, ou nos perder de vez.
É por isso que existe as leis, pra que possamos ter méritos ou deméritos na hora do julgamento, por ter feito ou não nossa trajetória, com heroísmo, sabedoria e amor.
Mas, porque o valor tão alto do heroísmo? Justamente por enfrentar os perigos e ser um vencedor. Então se preciso é enfrentar coisas difíceis, é porque em determinados momentos, nem as leis e nem as regras conhecidas, são claras, por isso, aparece a coragem de seguir em frente mesmo que sejam coisas desconhecidas. Ai caberá o dom, a fé nascida do coração, a mediunidade viva e o amor por algo que toca nossa alma mesmo sem saber. Não é uma fé plantada, por pregadores hipócritas, que só pensam no dinheiro do nosso dizimo, mas, uma fé herdada de nosso Criador!
ESTÁ ESCRITO NAS ESTRELAS:
Qual é o seu signo? Com certeza você sabe a resposta, mas alguma vez você já parou para pensar por que é desse signo? Quem foi que definiu que alguém que nasce em determinada data é de um signo com características tão diferentes de quem nasce seis meses depois?
Tudo isso tem uma explicação; é uma história que começou lá longe, há mais de 6.000 anos. O homem começou atribuindo significados ao ciclo dos dias e das noites, e daí derivam todas as idéias e conceitos contidos no Sol e na Lua, constituindo estes uma polaridade básica:
· Sol representa o masculino, o dia, a consciência, a atividade, o dar, o criador, o emissor, a identidade, a irradiação, entre outros.
· Lua representa o feminino, à noite, a inconsciência, a passividade, o receber, o nutridor, o receptor, a imagem, o reflexo, etc.
Os responsáveis principais e primeiros por essa ciência foram os povos egípcios e gregos, que gostavam de passar as noites admirando o céu. Com o tempo, eles perceberam que as estrelas, muitas vezes, aparecem juntas em grandes grupos.
Observando esses grupos, aprenderam a identificá-los e acabaram dando nome a cada um. É o que nós chamamos, hoje, de constelações.
As constelações mais importantes para a Astrologia são justamente as de:
Áries - Touro - Gêmeos - Câncer - Leão - Virgem - Libra - Escorpião - Sagitário - Capricórnio
Aquário - Peixes.
Mas, além dessas qualidades, intrisecas da tradicional astrologia, poderemos adentrarmos os portais do conhecimento, fazendo um longo caminho que muitos iniciados e iluminados fizeram. A astrologia não é só aforismas, ou definições escritas por astrologos, ela é um alfabeto sagrado, que pode nos mostrar muito mais. Como por exemplo os caminhos da cabala, a ação de um orixá, a espiritualidade em nós, o carma, ou simplesmente nosso potencial magico. Cabe a você decidir qual será o caminho de sua busca existencial.
Assim nasceu a Astrologia... Mas eles também prestavam atenção ao Sol e à Lua e notaram que o Sol não nasce sempre no mesmo lugar. Durante um período, ele nasce mais à esquerda e, na medida em que os meses passam, vai caminhando para a direita. Nós também podemos ver isso.
Com todos esses dados, os antigos acabaram concluindo que esse movimento do Sol fazia com que ele, a cada período de aproximadamente trinta dias, encobrisse uma dessas doze principais constelações(eles pensavam que o qual se movia era o Sol e hoje já sabemos que é a Terra).
Também perceberam que as pessoas nascidas durante o período em que o Sol estava encobrindo a constelação de Aquário, por exemplo, tinham algumas características em comum, diferentes daquelas que nascem durante a época em que o Sol encobre uma outra constelação qualquer.
O zodíaco pode ser entendido como a trajetória aparente do Sol no céu. O cinturão zodiacal é simbólico, cada signo ocupando 30º do círculo.
Março é o mês da entrada do Sol em Áries, é também o signo os começos, das germinações, o que traz o florescimento e a renovação da vida. Em Março comemoramos o ano novo astrológico, quando o Sol atinge 0º de Áries, ponto de cruzamento da eclíptica com o equador celeste, momento em que o dia e a noite tem idêntica duração. Marte, o planeta regente de Áries, reverenciado pelos romanos como um deus guerreiro, empresta seu nome ao mês. Porém, nossa personalidade não é tão simples para que baste nos dividir em doze grupos diferentes, somente de acordo com a data em que nascemos.
Procurando explicar melhor a diversidade e a complexidade dos nossos traços individuais, os estudiosos notaram que não só a data de nascimento tinha importância, mas a hora também. E, assim como a data tem relação com o movimento do Sol durante o ano, a hora está relacionada com a movimentação do Sol durante o dia, ou seja, a posição que ele ocupa em relação ao horizonte no momento do nascimento.
A essa nova descoberta deram o nome de Ascendente. Mas para que ele serve?
É simples: a data de nascimento indica as características das pessoas, e o ascendente, o comportamento delas. Quer dizer, o seu signo é o que você é mesmo, o que sente dentro do seu coração e da sua alma. Já o ascendente é como você se mostra para o mundo. Para poder conduzir melhor a própria vida, é preciso conseguir harmonizar o seu signo e o seu ascendente.
E assim pelo Ascendente que é o portal ou filtro, que mostra nosso ser no mundo, com corpo, cara ou mascara sobre a face, é em Umbanda Astrológica, a Entidade atuante de Frente, aquele que nos conduz diante da vida, diante da espiritualidade, como fiel escudeiro, compondo todos os nossos traços físicos. Por isso muitos filhos de fé, são batizados com orixás errados, porque o sacerdote enxerga a entidade de frente confundindo com o pai de de cabeça.
Você já deve ter passado pela estranha experiência de ouvir alguém dizer que você é assim e, no entanto, você pode jurar de pés juntos que é assado. Isso acontece por causa do choque entre o signo e o ascendente. Esse tipo de coisa é muito comum quando a pessoa tem um ascendente com características muito diferentes das do seu signo. E por causa de pessoas, que mesmo de boa fé fazem confusão, colocam você como filho de um outro orixá, que mesmo sendo um dos atuantes de seu odú ou mesmo de sua corôa, não é seu pai de cabeça, ai você sempre terá dificuldade em sua vida.
Muitas vezes, são pessoas conflitantes, mas também existem aquelas que conseguem tirar proveito disso se saindo muito bem em qualquer situação. Já aquelas que têm signo e ascendente parecidos, ou mesmo iguais, têm menos conflitos internos. No entanto, podem acabar se tornando muito radicais e só admitirem uma maneira de ver a vida, a própria.
As pessoas que tem a entidade de frente sendo a mesma que atua como seu pai de cabeça, são as mais facéis de se descobrir suas linhas, tem maior facilidade em se tratarem espiritualmente e por isso tem vidas mais tranquilas. Mas, antes de se dizer como filho desse ou daquele orixá certifique-se bem antes, pois erros podem se tornar graves entraves em seu desenvolvimento.
Carlinhos Lima – Astrólogo, Tarólogo e Pesquisador.
- ..
- As Entidade de Marinheiro trabalham na Linha de Iemanjá e também de Oxum, que ...
- A arte de sintetizar fatores de gráfico no processo de análise chama-nos a considerar muitos fatores. Um dos mais importante é consid...
- Pesquisadores da Universidade de Maryland (UMD) nos EUA criaram a primeira imagem de alta resolução de uma bolha de plasma quente e gás io...
Nenhum comentário:
Postar um comentário