Uma coleção de 50 estatuetas de terracota, de dois mil anos, foi descoberta na província de Antália, na Turquia.
A coleção foi encontrada por uma equipe de arqueólogos que realizava escavações na cidade de Mira, na costa turca do Mediterrâneo.
A descoberta das 50 esculturas ocorreu graças ao trabalho de uma equipe liderada por Nevzat Cevik, professor da Universidade de Akdeniz, com apoio do Ministério da Cultura e Turismo.
"Encontramos uma coleção incrível de estatuetas de terracota. Ainda não recolhemos a coleção completa [...], Intactas e completas, há centenas de outras peças de estatuetas pertencentes à coleção, que atualmente inclui 40-50 peças. Quando as peças quebradas se juntarem, haverá mais estatuetas", afirmou Cevik.
De acordo com os arqueólogos, as pequenas esculturas representam mulheres, crianças, divindades, cavaleiros, deuses, deusas, entre outras figuras importantes para a história da região.
O fato de as tintas estarem parcialmente preservadas permite conhecer a cor das roupas usadas na época. Além disso, a coleção mostra a tecnologia usada na produção das estatuetas, fornecendo "pistas valiosas sobre o que havia nos séculos I e II a.C. em Mira", conclui Cevik.
Nenhum comentário:
Postar um comentário