Existem
muito pouco literatura sobre métodos de jogos com búzios. Se nós
recorrermos a um clássico, o livro do Bascom 16 cowries, lá o método é o
Salako tirar apenas um odù, uma única caída. Ele joga uma vez e faz uma
correspondência entre búzios abertos e Odù O Odù que sair ele considera
como sendo méjì, isto é, ele não faz uma segunda jogada para saber a
outra perna. Joga-se uma vez e considera-se
que a segunda perna é igual a primeira, formando assim um odù méjì. O
livro então documenta inúmeros versos para cada odù criando assim um
processo similar ao de Ifá Continua existindo a determinação de ire/ibi e
tipo e origem e para isso são feitas caídas adicionais, mas ele sempre
considera que é uma caída méjì. Essa é a característica do
eerindinlogun.
Os cubanos tem um processo distinto. Vi fontes diferentes com pequenas variações no processo mas é a mesma coisa. Os cubanos usam os buzios para tirar as 2 pernas do odù. Assim, eles jogam a primeira vez e tiram a perna da direita e jogam de novo e tiram a perna da esquerda. 2 caídas de búzios forma 1 omo odù, da mesma forma como em Ifá. Dessa maneira com o eerindinlogun você pode optar por trabalhar com uma configuração mais simples com Odù méjì ou uma mais completa com os 256 Odù. A ferramenta, o instrumento não o limita.
Os cubanos tem um processo distinto. Vi fontes diferentes com pequenas variações no processo mas é a mesma coisa. Os cubanos usam os buzios para tirar as 2 pernas do odù. Assim, eles jogam a primeira vez e tiram a perna da direita e jogam de novo e tiram a perna da esquerda. 2 caídas de búzios forma 1 omo odù, da mesma forma como em Ifá. Dessa maneira com o eerindinlogun você pode optar por trabalhar com uma configuração mais simples com Odù méjì ou uma mais completa com os 256 Odù. A ferramenta, o instrumento não o limita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário