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domingo, 7 de julho de 2013

A capoeira e os orixás

São Bento é um santo a quem creditam uma vida mais próxima da Natureza e dos animais. Santo Amaro é o Protetor da área portuária onde surge a capoeira. Santo Antônio é associado a Ogum na Bahia e a Oxossi no Rio de Janeiro. São Lázaro é a Omolu (Obaluaê), (portador de varíola), na Bahia é representado por São Jerônimo no Rio .Oxalá é para fraseado pelo Senhor do Bonfim... São Jerônimo na Bahia é Xangô. 

O Brasil sempre foi um país envolvido e mergulhado no sincretismo religioso, no misticismo… uma das maiores dadivas de nosso povo é a miscigenação… a misturas de raças, de culturas e religiões. Santos e Orixás o sincretismo na capoeira “Em "Falando em Capoeira" eu faço alusão a este fato e justifico: é conseqüência da capoeira ter sua raiz mística e musical no candomblé.

A “camuflagem” da capoeira escrava em dança com intenção manhosa e maliciosa de iludir o feitor e o Senhor… foi o segredo da sua existência e permissão de prática no meio das Senzalas… Os cânticos (oriki) louvam os atributos maravilhosos dos orixás. O sincretismo manhoso para evitar os preconceitos eclesiásticos leva ao uso de nomes de santos e trechos de orações, especialmente das ladainhas, em tentativas de lisonja dos censores.

A presença e a ligação dos Santos e Orixás com a capoeira é sentida em diversas cantigas e ladainhas… A capoeira nasceu em meio disso tudo, ela própria nasceu de misturas… É inegável a presença religiosa dentro da Capoeira… que em sua essência é um ritual… cheio de manifestaçãoes e referências a uma força maior… Iêêê viva meu Deus… Este Deus representa a a força e a energia divina… que pode assumir diversos nomes, tão conhecidos por todos… Ala… Buda… Deus… Brahma … e tantos outros... (Luciano Milani - Setembro de 2005).

“A capoeira, tem origens e raizes africanas...seu ventre, sua mãe... é conhecida como cultura negra... seu pai a liberdade... mais nasceu e foi criada no Brasil, algures no reconcavo Baiano... cercada de malandragem e brasilidade...” ...Bahia terra de todos os Santos… e Orixás… (Luciano Milani)

Tudo em busca de apaziguar a imagem do Diabo, Belzebu associada a Exu pelos cristãos. Santa Bárbara=Nhançã. Santa Maria pelo seu prestígio e interferência junto a Jesus Cristo (Oxalá) e Deus-Pai. De modo similar há referência a Lampião, Zumbi, Pedro Gordilho (Pedrito), Besouro Mangangá, Besouro e/ou mesmos personagens de lendas ou imaginários. Na verdade o importante é o efeito mântrico associado ao toque e sistema de rima poética tonal dos africanos, associado às modificações fonéticas das palavras e expressões para acoplamento à melopéa.” Ser Capoerista é saber conviver… é saber respeitar… é ser acima de tudo um cidadão de espírito livre… Combater as descriminações e as intolerâncias… dentro ou fora da roda.

Na capoeira existe um toque que era muito utilizado pelos escravos, o chamado Aviso, que servia de comunicação entre eles, para alertar a presença do capitão do mato ou da polícia. Tudo na capoeira tem um significado expressivo que é facilmente reconhecido pelos seus participantes. Desde o toque dos instrumentos aos golpes, tudo foi criado pelos escravos não só como forma de distração, mas também como uma maneira de comunicação entre eles.

Considerada pelos estudiosos com uma expressão cultural afro-brasileira, a Capoeira une elementos tradicionais originados dos negros da África e dos ritmos brasileiros como o Samba e axé. Os instrumentos de percussão como: o berimbau, agogô, atabaque, pandeiro e outros é que criam o ritmo que envolve a Capoeira, que se inicia primeiramente com a formação da “roda” a partir destes instrumentos.

Tudo na Capoeira tem um significado, seja no golpe, no toque dos instrumentos ou até mesmo nas cantigas. Algumas inclusive são usadas para provocar os participantes e são chamadas de Cantigas de Sotaque. Dos Quilombos surge a Capoeira. Brincadeira utilizada pelos escravos como uma forma de distração, mais tarde se tornou instrumento de luta e defesa e este jogo da Capoeira segue presente até os dias de hoje e é constantemente associado aos terreiros de Candomblé.

Os capoeiristas então iniciam um canto de louvação dos feitos e qualidades de capoeiristas famosos, conhecido entre eles como Ladainha. Ao término da Ladainha, vem o Canto de entrada, no qual os capoeiristas se benzem e dão início ao “Jogo”. Após o canto de entrada vem a chamada Corrida, que com seus toques e cânticos acelerados, animam o “Jogo”. A semelhança que há entre a Capoeira e o Candomblé é algo impressionante e que pode ser claramente observado, pois ambos contemplam um ritual de consagração a liberdade, camaradagem e alegria e suas raízes expressam religiosidade, sensualidade, dança e cultura, elementos típicos da cultura afro-brasileira que muito enriquece a cultura do nosso país.

Presente nos terreiros de Candomblé de todo o país, a Capoeira tornou-se para muitos deles uma ferramenta de resgate da cultura africana. Expressão cultural ligada à cultura afro-brasileira a Capoeira possui uma relação muito íntima e intensa com o Candomblé, pois sua visão de mundo se expressa através dos Orixás cultuados nos rituais de Candomblé. Em algumas regiões do Brasil, muitos capoeiristas famosos ocupam lugares de destaque nestes rituais como “filhos” de entidades ou como “incorporadores” das mesmas.

É inegável a presença religiosa dentro da Capoeira… que em sua essência é um ritual… cheio de manifestaçãoes e referências a uma força maior… Iêêê viva meu Deus… Este Deus representa a força e a energia divina… que pode assumir diversos nomes, tão conhecidos por todos… Existem diversas vertentes e estudos sobre isso… é sabido a influência de lutas oriundas da África como o N´golo, a Dança da Zebra o Batuque… O Brasil sempre foi um país envolvido e mergulhado no sincretismo religioso, no misticismo… uma das maiores dadivas de nosso povo é a miscigenação… a misturas de raças, de culturas e religiões. A capoeira nasceu em meio disso tudo, ela própria nasceu de misturas… Capoeira, Sincretismo, Santos e Orixás... A presença e a ligação dos Santos e Orixás com a Capoeira é sentida em diversas cantigas e ladainhas.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Astrologia e espiritualidade - os portões abertos cabalisticamente


Nós não estudamos astrologia, para que possamos aprender a elaborar horóscopos das pessoas. Pelo contrário, o objetivo da Umbanda Astrológica é de se elevar acima das influências do cosmo e assumir o controle sobre nossas próprias vidas.
O signo em que nascemos nos transmite todas as características positivas e negativas que vamos precisar para efetuar nossa própria transformação. No entanto, os signos do zodíaco não são a causa de nossos traços de personalidade, que são o efeito. Nosso carma de vidas anteriores determina qual sinal de que precisamos ter nascido sob a fim de adquirir os traços e atributos necessários que nos permitam corrigir e transformar atividade negativa anterior. 

 O Zodiaco é meramente o mecanismo que a alma utiliza para garantir que determinadas qualidades que são infundidas no nascimento. O patriarca Abraão foi o primeiro astrólogo cabalista, por volta de 3800 anos atrás. Ele escreveu um livro conhecido como Sefer Yetzirah, o Livro da Formação. Nele  estão contidos  todos os segredos do universo, incluindo o conhecimento da astrologia e cosmologia. 

Há entre astrologia cabalística e astrologia tradicional uma diferença significativa, como tambem entre elas e Umbanda Astrológica: a astrologia cabalística usa diferentes calendários. Enquanto a astrologia convencional é baseada no solar ou calendário gregoriano, a astrologia cabalística usa o calendário hebraico, que leva em conta as posições do sol e da lua. Já a Umbanda Astrológica, baseia-se na Astrológia converncional, mas, usa os arquetipos também dos orixás pra interpretar os signos, como tambem nos códigos astrológicos pra interpretar os orixás. E até usa tambem como complemento, conhecimentos também cabalisticos, espiritualistas e até psicológicos.

A cada mês, temos a capacidade de assumir o controle sobre as influências astrológicas do mês. As conexões de Lua Nova , com mediações e sabedoria que ensiná-lo a assumir o controle da consciência do mesmo mês, não tem importancia apenas para cabalistas, mas, entre os orixas, o conhecimento não só da Lua Nova mas de todas as lunações são muito importantes. 

sábado, 12 de janeiro de 2013

Edgar Cayce: e as memórias acásicas! Estudos de reencarnação


Edgar Cayce foi um dos maiores paranormais de todos os tempos. As leituras espirituais de vidas passadas assim como curas fisicas ou de saúde fez incluem o fenômeno da experiência fora do corpo, mas, com algumas diferenças. Uma era o tipo de sugestão dada. Em vez de instruí-lo para viajar até a localização fisica do individuo, a sugestão dirigia Cayce para a localização dos registros akáshicos do indivíduo e leitura dos dados amis uteis para ele no presente. Em praticamente todas essas sessões de leituras de vidas passadas, as encarnações anteriores da pessoa eram identificadas, junto com as experiências na Terra. Estas experiências pós-vida eram identificadas por ele como dimensões que o individuo tinha visitado e que estavam como dimensões que estavam influenciando atualmente aquela entidade espiritual especifica (Cayce geralmente abreviava essa descrição para "entidade").

A presença de milhares de referencias aos planetas era tão integrada aos conselhos dados por Cayce que ficava impossivel investigar qualquer leitura ou questão filosófica determinada sem incluir a astrologia. Um precedente histórico para o fenomeno Cayce e para praticamente todas as sessões que seguiram esse modelo nas decádas posteriores pode ser encontrado nas praticas místicas cristãs e judaicas que eram difundidas na Europa nos seculos XII e XIII.

Cayce tratava o Livro da Revelação (Apocalipse) como um manual de meditação mistica mais do que como profecia literal. O ensinamento de Cayce de que os planetas nos influenciam não por causa de suas posições na carta natal mas porque nós os vivenciamos em nosso passado cósmico. E assim ele interpretava as revelações proféticas de São João, como uma forma de yoga judaico-cristã. Ao longo dos tempos os Sumo sacerdotes hindus emprestam alguns dos elementos mais esotericos de sua tradição astrológica da vizinha Pérsia (Cayce recomendava a astrologia persa).

Cayce nasceu em 18/3/1877 15:03 LMT (horário controvertido) em Hopkinsville, KY, e faleceu em 3/01/1945, às 19:15 EWT, em Virginia Beach, VA. Descobriu cedo que tinha a capacidade de canalizar informações extraídas dos chamados "registros acásicos" (de "akasha"), e dava "leituras" enquanto ficava em estado de semi-inconsciência. Cayce disse que há essencialmente duas influencias astrológicas principais. A primeira é o Sol e a segunda é o planeta o planetas ascendentes, ou próximos ao ascendente: "O poder mais forte no destino do homem é o sol, em primeiro lugar; então vem os planetas próximos ou que estão em ascendencia na hora do nascimento do individuo".

Assim encotramos o Sol de Cayce em Peixes, na Oitava Casa e, como leitura diz, "descendente". Olhando em seguida para o Ascendente Leão, vemos Urano quase completamente sozinho na metade leste de seu horoscopo. Aquele planeta, no extremo de suas ações, está em conjunção exata com seu Ascendente Leão., tendo se elevado no horizonte leste exatamente na hora de seu nascimento. Assim a alma de Cayce tinha realmente vivenciado os dominios uranianos antes de seu nascimento, tendo sido instruido pelo próprio Orumilá ou Metatron, antes de seu nascimento. Por isso seu enorme poder profético e de cura.

Dentre as quase 15.000 leituras que deu entre inícios dos anos 1920 e 1944, mais ou menos, a maioria era para casos de saúde (muitos dos quais solucionados), e umas 2.000 eram leituras de "vida," nas quais ele falava das principais vidas passadas daquele indivíduo (as existências que estariam mais relacionadas com a atual), de seu karma e... da relação entre o indivíduo e a astrologia. Vários livros foram escritos a respeito da visão Cayceana da astrologia, que é bem pouco convencional, inclusive o meu (Técnicas de Equilíbrio Holístico) e o Astrologia da Alma (Toward a New Astrology) de Ry Redd.

“Se a pessoa se aproximar da perfeição na vida física, estas visitas planetárias não são dolorosas pois o indivíduo passa sem beliscadura por estes testes que para outra pessoa são assustadoramente reais. (estas visistas são necessárias) para enfrentar o ego, para nos redimirmos das ofensas feitas aos outros e libertarmos o ego de entidades egoístas e complexos de superioridade. Constituem um processo nivelador. Uma e outra vez nos diremos: enfrentai-vos na vida física. Arrecadai o necessário. Aperfeiçoai-vos e procurai emendar os erros de pensamento ou de ação cometidos contra outros, porque é de longe mais fácil fazer isso na Terra do que sofrer as torturas espirituais das visitas planetárias. Por que não começais já este processo de limpeza do Livro das Recordações de Deus? Avaliai o mal feito aos outros e começai, decididos, a emenda-lo, compensando ou ajudando aqueles que nos receiam. Que interessa vos feriram?Esse não é o vosso Karma, mas o deles, e quando enfrentarem o ego, serão obrigados a compensar esse mal; deixai pois, isso com eles, mas ajudai-os sempre que possivel, perdoando e esquecendo. É facil fazer isso na vida física e tão dificil depois, na condição de espírito! Corrige os erros enquanto é tempo e tirai o máximo de proveito dessa oportunidade de vida física. (164-165).

“Quanto as aparições na Terra, estas têm sido muito variadas. Nem todas podem ser indicadas no presente porque – como se explicou – cada ciclo traz uma alma, uma entidade, a outro cruzamento ou a outro dos vários impulsos das suas atividades no plano material. Mas estas são escolhidas com o objetivo de indicar à entidade como e porquê esses impulsos fazem parte da experiência da entidade como uma unidade ou como um todo. Porque não se entra numa estada material por acaso; é a continuidade do modelo ou objetivo que é animada de vida, e cada alma é atraída para as influências que podem ser visionadas de cima. Nisto, pois, devem ser vistas as curvas do rio da vida.” (3128-1).


Cayce é considerado um dos maiores paranormais de todos os tempos. Foi um sensitivo, clarividente, que fazia suas previsões em estado de semi-hipnose, num transe adormecido, por isso foi chamado de profeta adormecido, quando acordava não se lembrava do que tinha dito em transe. Cayce dizia que que lia os registros akáshicos do indivíduo, reconhecendo encarnações anteriores, além de experiências vividas nos “céus planetários” entre duas encarnações na Terra, que chamava de “permanências planetárias” .

“Não é propriamente por causa da posição do Sol ou da Lua ou de qualquer outro planeta no momento do nascimento que os impulsos astrológicos existem: é mais porque a alma da entidade faz parte da consciência psicológica univel e tem morada nesses arredores.” (2132-L-1). ” Saturno é onde vamos para a elevação espiritual e para a maior parte de nós está reservado para depois de termos enfrentado as outras influências planetárias; de fato, Saturno é tão importante para se atingir a perfeição (…) que a maior parte de nós não estpa pronta para este último teste da alma e terá, primeiro, de passar pelos outros.” (164)

“Como tem sido dito, somos parte e parcela de uma Consciência Universal ou Deus. E assim (parte) de tudo o que se contém na Consciência ou no Conhecimento Universal, tal como as estrela, os planetas, o Sol, e a Lua. És tu que os governas ou eles que te governam? Foram feitos para teu uso, como indivíduo. Si, é para isso que servem (…) Tu és como um corpúsculo no corpo de Deus; por isso, um co-criador com Ele, naquilo que pensas e naquilo que fazes.” (2794-3)

” O Sol, que é o centro deste sistema solar não é tudo o que existe. A entidade chegou a atingir o reino de Arcturus (…) este centro no qual pode existir a entrada para outros reinos de consciência psicológica e a entidade decidiu regressar a Terra para uma missão definitiva.” (2823-L-1) “Para experimentarmos esta novidade aventurama-nos para o interior e o exterior e detemos, por exemplo na área de Marte.Netuno ou Urano. Primeiro ‘pensamo-nos’ lá, depois somos como partículas de luz que perfuram as trevas, antes que possamos dar por isso, estamos na superfície, digamos, de Marte.”(159)” Imediatamente após a morte, há um período de inconsciência cuja duração é determinada pelo desenvolvimento espiritual da entidade. depois da morte, a alma e o espírito alimentam-se de – e, em certo sentido, são possuídos – aquilo que foi criado pelo espírito durante a recente experiência terrena.Tudo o que se ganhou no plano físico deve ser consumido.” (3744)


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